
Quem diria que um aplicativo de mensagens instantâneas mais do que representaria um meio de socialização virtual. O WhatsApp conta com cerca de 160 milhões de usuários brasileiros e ultrapassou as barreiras do varejo e hoje, inclusive com a sua versão Business, vem se consolidando como uma das principais ferramentas para estreitar a relação entre cliente e lojista.
De acordo com pesquisa divulgada pela MindMiners, 33% dos usuários usam o aplicativo para tirar dúvidas. Além disso, para buscar informações sobre produtos que têm interesse de comprar. Outros 27% buscam realizar compras pela plataforma e 24% dizem também contratar serviços por meio dela.
O estudo da MindMiners foi feito junto a 500 consumidores, de 18 a mais de 40 anos, localizados entre cinco regiões brasileiras e compondo as faixas de renda alta e média (A, B e C).
Inúmeras sondagens já vêm mostrando o quanto a plataforma se tornou uma ótima aliada em tempos de pandemia. Afinal, as pessoas passaram a evitar mais as idas às lojas físicas. E entenderam a praticidade de resolver suas compras ali mesmo, pela palma da mão.
É definitivamente uma nova era. Com um novo canal de vendas acessível especialmente para aqueles pequenos varejistas que foram brutalmente afetados pela atual crise, a pandemia da Covid-19.
WhatsApp x pandemia
Talvez uma das justificativas para esse boom do WhatsApp também esteja relacionada ao fato de o aplicativo ser o mais usado durante a pandemia. Foi o que mostrou outro estudo realizado pelo Núcleo de Marketing e Consumer Insights (NUMA), da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
O NUMA criou um questionário online com 11 perguntas e a duração média de três minutos para as respostas. Esse questionário foi compartilhado em diferentes redes sociais e contou com a participação de 387 usuários. Os dados foram coletados entre os dias 21 de maio e 12 de junho.
Entre os aplicativos mais usados, o WhatsApp concentrou 97% dos resultados. Ficou à frente de plataformas renomadas como o Instagram (88%) e o YouTube (75%).
Se a sua loja ainda não se aproveitou do serviço gratuito para se beneficiar nas vendas, ainda está em tempo! Com datas como a Black Friday e o Natal próximas, é o momento ideal para fomentar as vendas e divulgar mais esse canal de comunicação rápida com o seu cliente.
Leia também:
Cuidados pessoais: principais tendências no consumo
Pão industrializado ganha maior destaque na pandemia
Conteúdo Relacionado

Novidades do Instagram podem ser aliadas dos varejistas
11.novembro
O Instagram está com novidades que podem ser grandes aliadas dos varejistas. Entre os destaques estão as postagens pelo computador e o link nos Stories. Foram liberadas ainda as colaborações entre perfis. Além disso, a função de vídeo Reels está otimizada. Todos esses recursos prometem aumentar a visibilidade de conteúdos. E essa é a principal […]

Vestuário e celular lideram tendência de compras na Black Friday 2021
09.novembro
O comércio de roupas pode se destacar na Black Friday 2021. É o que aponta a pesquisa encomendada pelo Google à consultoria Ipsos. Segundo o levantamento, o setor de vestuário lidera o cenário de tendência de compras com 62% das intenções de compra. Logo na sequência do ranking estão celulares (40%), livros e papelarias (38%), […]

Comprar e comunicar, as vantagens do Whatsapp nos negócios
08.julho
Usar o Whatsapp nos negócios está entre as estratégias adotadas por empresas para alcançar um número maior de clientes durante essa pandemia. O aplicativo de mensagens se tornou corriqueiro no dia a dia das pessoas. E passou a ser o aliado do comércio varejista brasileiro, que foi atingido em cheio pelas restrições sanitárias por causa […]