A SA Varejo publicou, na semana passada, uma pesquisa feita com varejistas de todo o país sobre as expectativas com as vendas nas festas de fim de ano. Para 78,5% dos participantes, o faturamento no período será maior em comparação com 2020. No ano passado, esse percentual era de 59,8%.

De acordo com o levantamento, parte desse aumento está relacionado ao reajuste dos produtos, que deverão ficar mais caros devido ao custo de produção. Outros fatores também foram considerados na pesquisa. Entre eles, estão o avanço da vacinação e iniciativas que passam por ofertas de preço e ações no digital.

Em relação ao andamento da vacinação contra a Covid-19, 98% acreditam que esse processo vai influenciar no desempenha das vendas nas festas de fim de ano. Em relação às vendas de carnes natalinas e bacalhau, a pesquisa também aponta otimismo para essa categoria. Para 56,8% deles, as vendas esse ano serão maiores desses produtos que em 2020.

Em relação aos acompanhamentos e ingredientes, 65% dos que responderam também esperam vendas maiores nas festas de fim de ano.

Vendas nas festas de fim de ano

Resultado positivo também para a venda de bebidas em geral. Para 81,9% dos varejistas, 2021 vai vender mais itens dessa categoria. No ano passado, esse percentual era de 64,5%, ou seja, média de 14,4% de crescimento desses produtos ao comparar os dois anos. Outros 14,5% acham que as vendas em 2021 serão iguais, e 3,6% que as vendas serão menores.

Otimismo também em relação às vendas de frutas secas: 56,2% acreditam que as vendas serão maiores esse ano. Outros 35,5% apostam que serão iguais e 25,2% menores.

Sobre os panetones, um dos itens carro-chefe das vendas nas festas de fim de ano, 65,3 dos varejistas apostam no crescimento das vendas esse ano. O percentual de quem acredita que nada vai mudar em relação ao ano passado é de 28%.

Em relação as ações de marketing e merchandising, a pesquisa de múltipla escolha apontou que 93,3% deles vão apostar no meio digital. A realização dessas ações na loja física vai acontecer para 31,7% dos varejistas. Para fechar, a SA Varejo trouxe mais duas temáticas envolvendo as vendas nas festas de fim de ano:

  • 49,2% esperam aumento de ofertas de preços;
  • Somente 17,4% acreditam no aumento nas vendas pelo e-commerce;

Gostou desse conteúdo? Se inscreva na nossa newsletter e receba conteúdos como este gratuitamente e em primeira mão!

Leia também:

Notificações de aplicativos de lojas motivam as compras por impulso
Temporada de contratações: varejo e serviços de olho nas vendas de fim de ano

Conteúdo Relacionado

vendas-fim-de-ano
News

Temporada de contratações: varejo e serviços de olho nas vendas de fim de ano

01.outubro

Acaba de sair do forno uma pesquisa que aponta otimismo entre os setores varejista e de serviços com as vendas de fim de ano. De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae, estima-se a abertura de 105 mil vagas […]

natal
Varejo Alimentar

Natal: apesar de ano atípico, consumidores já planejam as compras

12.novembro

As festividades de final de ano, como Natal e Ano Novo, se aproximam e você, lojista, deve estar pensando: “infelizmente tem uma pandemia no meio da minha expectativa de venda”, certo? Mas não se desanime. As estimativas de mercado apontam uma grande tendência de as pessoas irem às compras. E com isso fomentar ainda mais […]

vendas online
Varejo Alimentar

Vendas online devem crescer o superior a 25% em 2021; oportunidade para o seu negócio

29.dezembro

Se houve um segmento que se beneficiou bastante em tempos críticos foi o varejo online, as vendas online. A pandemia acabou impulsionando hábitos de consumo que já eram uma tendência para o setor. Mas que se consolidou também entre públicos que antes não tinham tanta aptidão para fazer as compras virtualmente. Neste cenário, a expectativa […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *