Preço, qualidade, atendimento e praticidade são alguns dos fatores que estimulam o consumidor a comprar. Mas será que é o que realmente importa para os clientes do varejo? A PwC trouxe mais uma edição da Pesquisa Global Consumer Insights e assinalou que também destacam entre as preferências do shopper: velocidade e conveniência.

O estudo mundial mostrou que 80% dos consumidores apontam a velocidade, a conveniência, o conhecimento e o atendimento como os elementos mais importantes de uma experiência positiva de compra. No Brasil, essas questões são ainda mais destacadas e podem ser trabalhadas de forma simplificada dentro da loja.

Velocidade e Conveniência

A velocidade pode estar em um atendimento e/ ou entrega instantâneos. Em alguns casos, as pessoas até aceitam pagar a mais por isso com a consciência de que terão uma experiência satisfatória. No estudo, mais de 40% dos participantes responderam a Pesquisa Global Consumer Insights da PwC que pagariam mais para receber suas compras no mesmo dia.

A conveniência é o ponto-chave para definir o perfil do consumidor contemporâneo. Sem dispor de muito tempo, ele quer um consumo prático onde possa encontrar tudo o que precisa em um só lugar e ainda que o varejo venda produtos e serviços ao mesmo tempo. Repensar o modelo de negócio se faz necessário para atingir o público-alvo.

Consumidores também esperam por tecnologia, interação e vendedor preparado

Os clientes também querem facilidade e um design moderno de sites e aplicativos móveis. Eles esperam que a tecnologia facilite a experiência. As lojas também precisam de um atendimento prestativo uma vez que, para a pesquisa, 80% dos consumidores brasileiros vêm isso como fator importante. A interação dos colaboradores é outra questão que vai favorecer o faturamento, especialmente para a Geração Z (que nasceu a partir da década de 1990). Os vendedores ou profissionais que atuam diretamente no atendimento ao cliente precisam ter conhecimento do mercado, do mix e do universo que norteia os produtos vendidos.

Experiência ruim afasta clientes

Por outro lado, quase metade dos consumidores brasileiros e cerca de 1/3 dos consumidores globais dizem que deixam de comprar um produto ou serviço de uma marca que adoram após uma única experiência ruim. Ou seja, a péssima experiência pode afastar a clientela para sempre.

RESUMO EM TÓPICOS

• Velocidade e conveniência estão entre as prioridades para o consumidor

• Consumidores também esperam por tecnologia, interação e vendedor preparado

Conteúdo Relacionado

News

5 Dicas para melhorar a gestão de categoria da sua loja

05.março

Fidelize clientes e reduza custos de operação. O gerenciamento de categorias deve constar entre as prioridades da loja para facilitar o processo de compra do cliente e impulsionar os lucros, transmitindo a mensagem de organização.

News

Consumidor não se importa de ter padrão de compras monitorado pelo varejo

27.fevereiro

A pesquisa anual Global Consumer Insights, realizada pela PwC no ano passado, trouxe os novos comportamentos do consumidor diante ao cenário de um varejo cada vez mais digitalizado.

News

4 dicas para planejar sua vitrine e atrair mais clientes

25.fevereiro

Nem sempre a decoração ou um planejamento mais assertivo da vitrine é prioridade para os lojistas.  Acontece que esse pensamento precisa ser mudado já que a vitrine é o cartão de visitas da loja e, em muitas situações, pode ser sinônimo de atração de novos clientes e aumento no faturamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *