Preço, qualidade, atendimento e praticidade são alguns dos fatores que estimulam o consumidor a comprar. Mas será que é o que realmente importa para os clientes do varejo? A PwC trouxe mais uma edição da Pesquisa Global Consumer Insights e assinalou que também destacam entre as preferências do shopper: velocidade e conveniência.

O estudo mundial mostrou que 80% dos consumidores apontam a velocidade, a conveniência, o conhecimento e o atendimento como os elementos mais importantes de uma experiência positiva de compra. No Brasil, essas questões são ainda mais destacadas e podem ser trabalhadas de forma simplificada dentro da loja.

Velocidade e Conveniência

A velocidade pode estar em um atendimento e/ ou entrega instantâneos. Em alguns casos, as pessoas até aceitam pagar a mais por isso com a consciência de que terão uma experiência satisfatória. No estudo, mais de 40% dos participantes responderam a Pesquisa Global Consumer Insights da PwC que pagariam mais para receber suas compras no mesmo dia.

A conveniência é o ponto-chave para definir o perfil do consumidor contemporâneo. Sem dispor de muito tempo, ele quer um consumo prático onde possa encontrar tudo o que precisa em um só lugar e ainda que o varejo venda produtos e serviços ao mesmo tempo. Repensar o modelo de negócio se faz necessário para atingir o público-alvo.

Consumidores também esperam por tecnologia, interação e vendedor preparado

Os clientes também querem facilidade e um design moderno de sites e aplicativos móveis. Eles esperam que a tecnologia facilite a experiência. As lojas também precisam de um atendimento prestativo uma vez que, para a pesquisa, 80% dos consumidores brasileiros vêm isso como fator importante. A interação dos colaboradores é outra questão que vai favorecer o faturamento, especialmente para a Geração Z (que nasceu a partir da década de 1990). Os vendedores ou profissionais que atuam diretamente no atendimento ao cliente precisam ter conhecimento do mercado, do mix e do universo que norteia os produtos vendidos.

Experiência ruim afasta clientes

Por outro lado, quase metade dos consumidores brasileiros e cerca de 1/3 dos consumidores globais dizem que deixam de comprar um produto ou serviço de uma marca que adoram após uma única experiência ruim. Ou seja, a péssima experiência pode afastar a clientela para sempre.

RESUMO EM TÓPICOS

• Velocidade e conveniência estão entre as prioridades para o consumidor

• Consumidores também esperam por tecnologia, interação e vendedor preparado

Conteúdo Relacionado

News

Aplicativo disponibiliza consulta gratuita de CPF com nova versão

10.maio

A atualização do aplicativo “SPC Consumidor” permite que os consumidores façam a consulta gratuita de CPF por meio do smartphone. A nova versão já está disponível desde o último mês para saber se está inscrito na base de inadimplentes do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

News

Preparado para as vendas do Dia das Mães?

08.maio

Essa pergunta precisa ser feita com pelo menos 15 dias de antecedência à data. Mas se ainda não pensou nas ações para atrair a clientela, calma que ainda está em tempo. O Dia das Mães é uma das principais datas para o comércio brasileiro e deve ser planejada com sucesso para que os resultados sejam […]

News

Fique ligado: Webinar gratuito sobre Operador de Checkout!

22.abril

O Operador de Checkout desempenha um papel fundamental no varejo por ter uma relação próxima com o consumidor, que relata sua experiência de compra ao passar pelo caixa. Por isso, a escolha certa desse agente resulta em um bom relacionamento com os clientes e, consequentemente, mais vendas para a loja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *