O índice de pessoas endividadas no Brasil chegou a 75,6% dos lares brasileiros em novembro do ano passado. O percentual corresponde a quase 12,5 milhões de famílias. Desse total, 26,1% estavam com dívida ou contas em atraso e 10,1% não tinham como pagar. Os dados são da última Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) e acendem um alerta para o varejo.

Com previsão de crescimento no setor em apertados 1,2% para 2022, o varejista precisa estar atento para escapar da inadimplência. A boa notícia é que algumas estratégias podem ajudá-lo com as cobranças de forma integrada à jornada do cliente.

Segundo estudo da Serasa Experian, a taxa de recuperação de dívidas com até 30 dias de vencimento é de 64%. Se o atraso fica entre 30 e 60 dias, a taxa cai para 40%. O estudo corresponde à inadimplência na indústria, mas é referência sobre como é importante ser rápido e assertivo nessa hora.

Agenda de cobrança pode ser aliada

O varejista não deve esperar para agir preventivamente e por em prática os procedimentos de cobrança. Essa é uma das dicas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para superar a situação.

Dessa maneira, crie uma agenda de cobrança. Com a agenda, é possível ter maior controle dos prazos de vencimento e do perfil de cada cliente. Afinal, há diferentes motivos para atraso em pagamentos e a abordagem pode ser a diferença entre manter ou afastar consumidores.

A Serasa Experian também recomenda que se tenha um histórico dos clientes para entender tendências de comportamento. Assim, fica mais fácil saber como agir.

Outra dica é estabelecer um plano de cobrança, dividida entre estratégias extrajudiciais e judiciais. Mas tenha em mente que a via judicial é apenas para situações extremas.

Soluções x Inadimplência

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina lembra a importância de ser empático e saber ouvir. “O bom cobrador é o que cobra positivamente e recupera o cliente”, observa o gerente comercial do órgão, Valdemir Manoel da Silva.

Antes, é importante ter a prática de enviar comunicações lembrando ao cliente sobre a proximidade do vencimento. Pode ser por mensagem de texto via SMS ou e-mail. Para isso, é preciso manter o cadastro atualizado. Apenas com essa ação, já se elimina o risco de atrasos originados de quem apenas esqueceu o prazo.

Especialistas em cobrança orientam adotar uma postura receptiva, mas sem medo de abordar a questão. É desejável estar aberto à negociação e jamais levar a conversa para o lado pessoal.

Dessa forma, dá-se ao consumidor uma oportunidade de sanar a dívida e evitar inadimplência futura. A cobrança precisa ser viável para os dois lados. Uma estratégia comum é tentar o recebimento de uma parte e o parcelamento do restante.

Se gostou desse assunto, o blog FalaMart tem esse tema entre os conteúdos disponibilizados aos lojistas. Para acessar, clique aqui.

Gostou desse conteúdo? Se inscreva na nossa newsletter e receba conteúdos como este gratuitamente e em primeira mão!

Leia também:

Calendário Varejo 2022: como se preparar para cada data sazonal
Índice aponta crescimento de 8,8% nas vendas de Natal em lojas físicas

 

Conteúdo Relacionado

dia-dos-namorados-2022
News

Dia dos Namorados 2022: consumidores pretendem antecipar a compra de presentes

12.maio

A um mês do Dia dos Namorados, o varejo nacional está no período inicial para a conquista de clientes. De acordo com pesquisa da plataforma MindMiners, encomendada pelo Grupo Globo, 59% dos consumidores pretendem antecipar a compra de presentes para o Dia dos Namorados 2022. Isso deve acontecer entre 15 e 30 dias antes de […]

dia-das-maes-2022
News

Dia das Mães 2022: lojas físicas lideram preferência de compra

18.abril

O percentual de pessoas que pretendem celebrar o Dia das Mães 2022 cresceu em relação a 2021. Conforme relatório da consultoria Behup, 71% dos consumidores afirmaram que vão comemorar a data, que será em 8 de maio. No ano passado, o interesse se concentrou em 65% das respostas. As lojas físicas lideram a preferência de […]

datas-comemorativas
Varejo Alimentar

Datas comemorativas ajudam a alavancar vendas no varejo

11.abril

Estar por dentro das datas comemorativas é uma importante estratégia para alavancar as vendas. Por meio delas, varejistas encontram uma referência de planejamento para desenvolver campanhas. Nesse desafio, a Universidade Martins do Varejo (UMV) e o Martins.com.br disponibilizam o Calendário do Varejo 2022 para cinco segmentos. De acordo com o especialista em gestão de varejo […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *