Depois da queda de 4% das vendas em fevereiro comparado ao mês anterior, o primeiro trimestre do ano fecha com alta de 2% nas vendas de material de construção. O levantamento é da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) e condiz com a previsão da entidade que, após o início de ano ruim, destacou que o período de reformas e construções ganharia fôlego após o carnaval.

 

Acompanhe o mercado de materiais de construção: vendas devem alavancar neste trimestre

Varejo de material de construção inicia ano com estabilidade e otimismo

 

Outros comparativos

 

A Pesquisa Tracking mensal mostra, porém, que na comparação com março de 2018 o mês teve uma queda de 9% no faturamento do varejo. Segundo a Anamaco, o desempenho inferior é explicado justamente pelas festividades do Carnaval que neste ano ocorreram no início de março. A quantidade excessiva de chuvas em várias regiões brasileiras também foi prejudicial aos resultados.
Também há crescimento na comparação com os últimos 12 meses. No acumulado a alta do setor é de 4%.
O presidente Executivo da Anamaco, Claudio Conz, reforçou que o otimismo entre os comerciantes é grande e que o segmento ainda tem muito para desenvolver pelos próximos meses.

 

Expectativas continuam otimistas

 

O estudo destacou que 70% dos comerciantes acreditam que as vendas devem aumentar em abril e 19% pretendem fazer a contratação de novos profissionais ainda neste mês. Já para 48% dos varejistas, o ano será marcado por crescimento.
“É importante lembrar que o nosso setor vai bem quando a economia vai bem. No ano passado, o faturamento das lojas foi recorde, R$ 122 bilhões. A tendência é continuar crescendo”, disse o presidente que continua prevendo alto de 8,5% nas vendas em 2019.

Conteúdo Relacionado

Closeup of calendar page
Varejo Alimentar

Baixe de graça o calendário sazonal e se prepare para as datas mais importantes do ano

19.fevereiro

Estimular as vendas em plena pandemia com impactos claros à economia não parece ser uma tarefa fácil para o varejo. Mas algumas alternativas podem ser aproveitadas para reverter isso. Uma delas é, sem dúvidas, recorrer ao calendário sazonal. A sazonalidade é a oportunidade ideal para incrementar o mix, fazer ações promocionais temáticas e ajudar a […]

Two salesmen are discussing equipment selection near woodworking machine in power tools store.
Material de Construção

Mercado de construção: tendências e perspectivas para 2021

12.fevereiro

Ao que tudo indica, ou melhor, ao que os indicadores mostram, o setor da construção civil não se abalou tanto com a crise gerada pela pandemia do coronavírus. Bom para o varejo de material de construção, que também é visto com boas perspectivas para 2021. A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) […]

materiais-de-construcao-no-supermercado
Material de Construção

Já pensou em um cantinho de materiais de construção no supermercado?

29.janeiro

O movimento faça você mesmo é estimulado no mundo inteiro e atrai uma multidão de consumidores. É aquela satisfação pessoal de montar a própria decoração em casa, conseguir fazer pequenos reparos e reformas sem precisar gastar muito. Um cantinho exclusivo de produtos de materiais de construção no supermercado é ideal para atender as necessidades desse […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *