
O balanço do ano feito pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) comprovou que o setor alcançou o faturamento recorde de R$ 122 bilhões. O montante é 6,5% maior do que o registrado em 2017.
O varejo de material de construção também teve desempenho de vendas positivo. Dessa forma, o crescimento registrado foi de 2% na comparação com o mês de novembro. Assim, para o presidente da Anamaco, Cláudio Conz, o bom desempenho foi impactado, entre outras coisas, pelo otimismo do consumidor. O fato de as pessoas costumarem fazer consertos em casa para receber os convidados durante as festas de fim de ano também ajudou.
“Com a melhora da confiança do consumidor, por conta das eleições presidenciais e da retomada do otimismo na economia, o cliente se sentiu à vontade para fazer pequenas obras ou pintar sua casa para receber a família e comemorar o Natal”, comentou.
Além disso, o período chuvoso entre outubro e dezembro também demanda a necessidade de reformas. O objetivo é evitar infiltrações ou problemas estruturais maiores em casas, prédios e edificações comerciais.
A pesquisa revelou ainda que praticamente todas as regiões tiveram crescimento como o Nordeste (12%), região Sudeste (4%) e o Centro-Oeste brasileiro (3%). As vendas ficaram estáveis na região Sul, porém apresentaram queda de 9% no Norte. Entre as categorias pesquisadas, tintas cresceram 17% no período, revestimentos cerâmicos ficaram estáveis e telhas de fibrocimento retraíram 5%.
Previsões para 2019
O levantamento também apontou que 38% dos entrevistados esperam um desempenho ainda melhor neste mês janeiro que, tradicionalmente, costuma ter um volume de vendas mais baixo.
“Eu sempre digo que o ano só começa para o setor depois do Carnaval. Janeiro é um mês de férias escolares, de viagens. Quem não viaja está com criança em casa, e criança não combina com reforma, completou Conz.
Metade dos lojistas entrevistados pretende realizar investimentos nos próximos 12 meses e pelo menos 19% das lojas querem contratar novos funcionários em janeiro – patamar maior que dezembro em todas as regiões.
O otimismo do setor com relação aos novos governos também subiu para 87% – maior índice registrado no ano. O aumento previsto pela Anamaco para 2019 é de 8,5%.
Conteúdo Relacionado

Datas comemorativas ajudam a alavancar vendas no varejo
11.abril
Estar por dentro das datas comemorativas é uma importante estratégia para alavancar as vendas. Por meio delas, varejistas encontram uma referência de planejamento para desenvolver campanhas. Nesse desafio, a Universidade Martins do Varejo (UMV) e o Martins.com.br disponibilizam o Calendário do Varejo 2022 para cinco segmentos. De acordo com o especialista em gestão de varejo […]

Programa de Desenvolvimento Smart: UMV promove capacitação para filiados da Rede
06.abril
Atenta à necessidade de aprimoramento constante dos filiados, a Rede Smart promove há anos capacitação para os seus clientes. Estamos falando do Programa de Desenvolvimento Smart (PDS), que é gratuito e com a pandemia mudou o formato de presencial para online. O Programa de Desenvolvimento Smart atende filiados dos ramos de varejo alimentar, construção e […]

Smart Campo & Construção é a nova aposta setorial do Sistema Martins
22.março
O Sistema Martins está investindo pesado para oferecer suporte técnico e logístico nos segmentos de materiais para construção e agroveterinário. Com as boas perspectivas de expansão desses mercados, a gigante do varejo criou a marca Smart Campo & Construção. Pelo menos 20 lojas, em dez estados, aderiram ao modelo até março, das quais 15 estão […]