Os principais indicadores do setor varejista confirmam a retomada do segmento perante a economia brasileira. Após dois anos consecutivos de retração, o ano de 2017 provou que o cenário segue em plena mudança. Além disso, traz otimismo para este último trimestre de 2018.

É o que mostra a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). Os dados atualizados são da pesquisa “O Papel do Varejo na Economia Brasileira”.

O varejo representou 63,4% do PIB brasileiro, que chegou a R$ 6,6 trilhões no ano passado. A estimativa é de que o varejo restrito registre um crescimento de 3,2% em 2018. Já o varejo ampliado – considerando as vendas de material de construção e veículos – tem a previsão de encerrar o ano com uma alta de 5%.

Com base nos indicadores da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o desempenho deste ano deve ser influenciado pelo maior ritmo de atividade econômica.

O resumo da SBVC também destaca que o maior consumo das famílias dentro de um cenário de inflação reduzida e juros menores deve contribuir para a alta nas vendas do setor.

Outras características do varejo no Brasil

O estudo da SBVC defende a existência de quatro fatores fundamentais para o desenvolvimento do negócio varejista que são: renda, emprego, crédito e confiança do consumidor. Juntos, os quatro elementos auxiliam no estímulo das vendas.

No quesito emprego, o setor de comércio emprega 22,3% dos trabalhadores formais brasileiros. O índice de confiança do consumidor também contribui para o bom momento do setor.

“Depois de um período de desconfiança, os consumidores voltam a ficar otimistas em relação às perspectivas econômicas do país, às finanças familiares e ao emprego. O resultado parece ter sido influenciado pela redução das incertezas políticas”, comentou a coordenadora da Sondagem do Consumidor, Viviane Seda Bittencourt.

Conteúdo Relacionado

News

Atenção: facilitação de crédito aos pequenos negócios entra em vigor!

17.junho

  A legislação que cria a Empresa Simples de Crédito (ESC) já está em vigor após a sanção do projeto de lei pelo governo federal. A publicação foi feita no último dia 24 de abril e está vigorando desde então. O objetivo das novas regras é desburocratizar os processos de acesso ao crédito para os […]

News

Promoções online fazem toda a diferença na escolha do consumidor

14.junho

  Que a era digital iria dominar o varejo, assim como diversos setores econômicos, todo mundo já sabia. Que seria um mecanismo fundamental para impulsionar as vendas e atrair novos clientes para dentro da loja, também. Mas um estudo feito pela Boston Consulting Group (BCG) para avaliar o comportamento do consumidor revelou que os anúncios […]

varejo

Instagram: 7 dicas pra dar mais visibilidade para sua página

13.junho

  O Instagram é a rede social que mais vem ganhando adeptos no mundo todo e tem sido uma ótima opção para perfis comerciais. Mais do que divulgar produtos e serviços, a ferramenta mantém o varejo ainda mais próximo do consumidor e pode ser até um canal eficiente, e barato, para comercializar os itens e […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *