Quando uma empresa incorpora o marketing digital em seus investimentos é notório o resultado revertido em vendas e visibilidade. Estima-se que 3,5 bilhões de pessoas usam regularmente a internet hoje, com uma expectativa de 4,6 bilhões até 2022.

Os lojistas precisam reconhecer que o consumidor está cada vez mais presente na internet e usufruir dos canais digitais para atraí-lo é um grande negócio. Se a loja também é virtual, mais um motivo para atingir os resultados esperados.

A empresa Criteo lançou um e-book com as principais tendências de marketing digital para 2019, especialmente voltadas para as pequenas e médias empresas. Segundo listado pela consultoria, inovação e táticas inteligentes para gerar engajamento são a chave para ter sucesso neste ano.

Tendências

 

A primeira tendência se trata das campanhas de aquisição segmentadas para oferecer personalização e experiências relevantes aos clientes. A partir dos algoritmos das redes sociais e dos mecanismos de busca em constante evolução, o uso de mensagens genéricas não dá mais visibilidade.

Outra realidade é usar devidamente os dados dos clientes para beneficiá-los. Tenha ciência das leis de proteção de dados e trace o plano de marketing em conformidade com a legislação e sempre pensando em oferecer uma experiência melhor ao consumidor, otimizando a compra e mostrando produtos relevantes.

É importante lembrar que visitas recorrentes nos canais digitais significam alto engajamento. De acordo com a Criteo, não importa o tipo de consumidor, mas usar as informações que você tem dele para montar uma mensagem personalizada. Por exemplo, se você tem a loja virtual e viu que o cliente deixou itens no carrinho e voltou para o site, pode enviar a mensagem “que bom que você voltou!”, além do lembrete sobre compra não finalizada.

 

Acompanhe tendências: rede 5G e TVs enormes de alta definição

Você conhece seu público? 96% dos responsáveis pelas compras são mulheres

 

Interação

 

A personalização é fundamental para ter um marketing eficiente. Para aumentar as conversões, é preciso que a loja esteja presente durante todo o ciclo de compra do cliente. Mostre a eles o conteúdo no momento certo, com descontos atraentes e produtos interessantes.

Os anúncios podem ser feitos de inúmeros formatos e de forma interativa, sempre personalizado para cada usuário.

Ações simples como uso de GIFs nos anúncios é uma boa e divertida opção, bem como publicidades dinâmicas e animadas.

Por fim, aproveitar as novas tecnologias com Inteligência Artificial também estão entre as principais tendências do setor. Com essas ferramentas é possível aumentar e automatizar decisões de marketing e budget, impulsionar as campanhas de forma automática, oferecer experiências personalizadas ao público-alvo, entre outros.

Em 2019, as tecnologias de marketing ajudam as empresas a sair à frente da concorrência e darão maior impulso aos negócios.

Conheça a Universidade Martins do Varejo para descobrir como dar o próximo passo com a sua loja!

Conteúdo Relacionado

crédito
News

Lojistas têm dificuldades em contratar crédito no Brasil, diz pesquisa

31.julho

A contratação de crédito por parte dos pequenos varejistas é uma realidade que, em muitas situações, precisa ser considerada para investir nos negócios. Contudo, o período econômico que ainda segue em recuperação lenta se torna um grande entrave. Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito […]

neoempreendedorismo
News

Neoempreendedorismo: como melhorar a experiência de compra do seu cliente?

29.julho

Já ouviu falar em neoempreendedorismo? É dentro deste conceito que parte um dos principais mecanismos para garantir uma experiência incrível de compra e a consequente fidelização do cliente à loja. Nos tempos atuais, os lojistas precisam se reinventar e inovar o tempo todo para acompanhar o ritmo dos consumidores, que digerem quase que em tempo […]

negócio
varejo

Planejamento do meu negócio: como crescer na correria do dia-a-dia?

23.julho

Como, em meio a tanto trabalho, posso criar um ritmo sustentável de crescimento para minha loja? Essa é uma dúvida muito comum entre empresários. Alguns buscam ajuda de consultores para encontrar respostas, o que também é muito efetivo, mas muitos podem encontrar várias respostas dentro da própria empresa. A resposta mais comum chama-se Planejamento Estratégico. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *