
No início dos anos 2000, uma das formas de trocar mensagens via celular era através de torpedos SMS. Novas tecnologias foram surgindo e hoje os meios mais conhecidos e usados são o Whatsapp e o russo Telegram, que vem ganhando cada vez mais adeptos em todo mundo.
Na semana passada, o Whatsapp, que pertence ao Facebook, informou que compartilhará dados dos usuários com a rede social, o que desagradou muita gente e causou uma migração em massa para o Telegram.
De acordo com o fundador do Telegram, Pavel Durov, em um tweet no dia 12 de janeiro, mais de 25 milhões de novas contas haviam sido cadastradas em 72 horas após o anúncio do Whatsapp sobre a política de privacidade.
Mas, afinal, qual a vantagem de se usar o Telegram? Qual a diferença entre o app russo e o Whatsapp? O Telegram pode ser usado como forma de comunicação com os clientes? O Portal Vitrine do Varejo vai ajudar você nessas questões e mostrar como usá-lo a favor dos negócios.
Telegram x Whatsapp
Telegram | ||
Grupos | Grupos de até 200 mil membros | Grupos de 256 membros |
Envios | Envio de fotos, arquivos e vídeos com até 2GB de tamanho cada | Envio de fotos, arquivos e vídeos com até 64MB de tamanho cada na versão web. Pelo celular o envio é até 16MB |
Segurança | As conversas não são criptografadas por padrão, sendo necessário ativá-las em conversas específicas por meio de “chats secretos”. O armazenamento das mensagens no servidor exige cuidado para evitar a exposição das conversas. O código-fonte do aplicativo é aberto, mas o código do servidor do serviço é fechado. | Adotou a tecnologia de criptografia em 2016, mas não vem acompanhando os aprimoramentos do concorrente. O código-fonte do WhatsApp é fechado. |
Privacidade | As mensagens, fotos e arquivos das conversas regulares (não secretas) ficam armazenadas no servidor do serviço, mas o app promete não compartilhar dados com terceiros e não possui vínculos com redes de publicidade que usam esses dados para a modelagem de perfis. | É obrigatório divulgar o número de telefone para receber e enviar mensagens de outros usuários. As mensagens são criptografadas, mas o comportamento dos usuários no app (frequência de uso, contatos e grupos) podem ser levados em conta pelo Facebook para modelar o perfil que determina sugestões de contato, publicidade direcionada e outras ferramentas comerciais. |
Armazenamento | Não ocupa espaço no aparelho, pois o conteúdo é armazenado em nuvem | Ocupa espaço no telefone |
Boom Telegram
Entre os motivos do boom do Telegram foi a política de privacidade adotada pelo Whatsapp, que a partir de 8 de fevereiro passará a compartilhar informações dos usuários com o Facebook.
Por conta desse anúncio, o aplicativo russo ganhou muitos pontos. Em sua página da internet, a empresa afirma que é dever da empresa proteger as conversas privadas e dados pessoais dos usuários.
“É com isso que todos devem se preocupar, e essas são algumas das nossas principais prioridades. O objetivo do Telegram é criar um mensageiro verdadeiramente livre, sem os contrapontos habituais. Isso significa que, em vez de desviar a atenção do público com configurações de baixo impacto, podemos nos dar ao luxo de nos concentrar nos problemas reais de privacidade existentes no mundo moderno”, trecho retirado do FAQ Telegram.
Bom para os negócios
Devidamente apresentados, agora vamos trazer o aplicativo para o seu negócio. Como utilizar o aplicativo para ampliar as suas vendas? Diferente do Whatsapp, o Telegram não possui uma versão business, mas você pode aproveitar as funcionalidades.
Uma delas é a criação de canais de transmissão com número ilimitado de contatos, importante para a divulgação de produtos e serviços da sua loja, além de ser uma opção para promover interação e engajamento entre os membros do grupo sobre sua marca. Com o usuário inscrito no app, ele pode buscar os grupos que têm interesse e entrar para essas comunidades, sem a necessidade de ser adicionado, como é no Whatsapp.
E como aproveitar esses grupos para gerar números? Nos casos em que há mais de 500 membros, o Telegram oferece uma ferramenta de insights, que ajuda a entender os gostos dos seguidores e horários em que há maior engajamento.
O Telegram também disponibiliza informações do grupo como a fonte de novos inscritos, crescimento diário de seguidores, total de mensagens enviadas e a possibilidade de ver seus usuários mais relevantes, em termos de número e tamanho de mensagens enviadas.
Instalando o Telegram
Então vale a pena conhecer o Telegram? Muito! Agora é só instalar o aplicativo no seu smartphone para usar a ferramenta a seu favor. Vamos ao passo a passo de instalação:
1. Primeiramente, acesse a Play Store (para usuários Android) ou a App Store (para usuários do iPhone). Pesquise por TELEGRAM e clique em INSTALAR:
2. Em seguida, após alguns minutos, a instalação estará concluída. Procure o ícone do TELEGRAM no seu smartphone e abra o aplicativo. Logo depois, insira o número do seu smartphone onde é solicitado:
3. Em terceiro lugar, você receberá um código com 5 dígitos na sua caixa de mensagem. Copie o código, volte para o Telegram e cole esse código onde é solicitado:
4. Pronto! Seu Telegram está instalado. Clique no ícone no canto superior esquerdo da tela para conseguir configurar seus dados:
5. Depois, no fim da barra, clique em Configurações. Nesse campo você pode alterar a imagem do perfil, nome de usuário e número, caso houver trocar.
6. Voltando à página inicial do Telegram, clique no ícone do canto inferior direito da tela. Você poderá ver contatos da sua agenda que já estão no Telegram. Bem fácil, não é mesmo? Depois desse processo, você pode usar o Telegram Web.
Enfim, essas são algumas dicas sobre o Telegram, que vale a pena você colocá-lo na sua rotina de negócios. Até mais!
Quer receber conteúdos como este gratuitamente e em primeira mão? Assine nossa newsletter.
Leia também:
Pix ainda gera incertezas e barra adesão do varejo
Eletrônicos: de olho nos itens mais procurados na pandemia
Conteúdo Relacionado

WhatsApp: consumidores recorrem ao aplicativo para pesquisar e comprar
05.novembro
Quem diria que um aplicativo de mensagens instantâneas mais do que representaria um meio de socialização virtual. O WhatsApp conta com cerca de 160 milhões de usuários brasileiros e ultrapassou as barreiras do varejo e hoje, inclusive com a sua versão Business, vem se consolidando como uma das principais ferramentas para estreitar a relação entre […]

Omnichannel consolidado em tempos de pandemia
02.setembro
A integração entre varejo físico e online já era uma realidade para grande parcela das empresas varejistas no Brasil. Com exceção dos pequenos negócios, que ainda enfrentavam maior resistência para compreender o alcance da modalidade omnichannel. Ocorre que com a necessidade de isolamento social, imposta em razão da pandemia da Covid-19, o lojista se viu […]

Dia das Mães 2023 marca a recuperação do varejo
23.maio
As expectativas do varejo para o Dia das Mães 2023 se superaram e atingiram bons índices para o segundo período comercial mais vantajoso em volume de vendas. A intenção de compra já havia atingido o maior nível desde 2014 e se concretizou. O índice FGV IBRE, da Fundação Getúlio Vargas, foi divulgado no fim de […]