A busca por smartphones com tecnologia 5G tem crescido a cada dia no país. Atualmente, há 61 modelos de aparelhos homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para operar com o recurso. A estimativa é que concentre mais de 200 milhões de conectados até 2025- metade dos 485 milhões previstos para a América Latina.

O cálculo integra o relatório “Mobile Economy 2022”, recém publicado pela GSMA, associação que reúne empresas de telecomunicações em todo o mundo. A entidade projeta que a tecnologia 5G alcance a marca global de 1 bilhão de usuários ainda este ano.

Impulso para o varejo

Para o varejo, as oportunidades são inúmeras. A plataforma digital Emis avalia que o 5G alavanque os negócios do setor, que deve registrar um aumento de 3,8% neste ano. Isso porque a tecnologia 5G promete ampliar a velocidade de conexão, possibilitando otimizações no atendimento ao cliente, com maior integração entre os ambientes físico e digital.

“Para o consumidor, a vantagem será óbvia, ligada a uma experiência de consumo mais eficiente. E para os varejistas, a chegada da tecnologia 5G será crucial no crescimento da aplicação de inteligência artificial e da internet das coisas no negócio, que podem abrir novas oportunidades de negócios”, aponta o diretor de varejo do Grupo FCamara, Gustavo Pisani, em entrevista ao Decision Report.

Tecnologia 5G X Venda de smartphones

Mas, de uma forma mais direta, o varejo já tem boas chances de faturar com a venda dos novos aparelhos. De acordo com pesquisa do portal Buscapé junto ao Grupo Mosaico, as buscas por celulares com tecnologia 5G cresceram 477% em 2021.

Para ajudar o varejista nesse planejamento, o Martins.com.br já conta com fornecedores de smartphones operando em 5G. No portfólio, estão celulares dos principais fabricantes com atuação no país, como a Samsung e a Motorola.

No Martins.com.br, o varejista encontra sempre condições especiais de pagamento e entrega. Entre os produtos já à disposição, por exemplo, estão o Motorola Edge Plus e o Galaxy Note 20 Ultra.

Paralelamente, a tecnologia 4G também deve seguir avançando no interesse do consumidor brasileiro por smartphones. Pelo menos até 2023, quando a Emis estima que as vendas cheguem ao topo, com cerca de 60% das conexões móveis.

Sobre o 5G

Até 100 vezes mais rápida do que o 4G, a tecnologia 5G é também considerada mais estável. Dessa forma, ela deve impulsionar atividades que dependem de tempo e segurança para se tornarem realidade ou se fortalecerem.

Outro benefício da tecnologia 5G é a economia da bateria dos aparelhos, já que ela consome menos energia para operar. Conforme levantamento da Nokia e Omdia, somente o varejo deve faturar R$ 88 bilhões até 2035 com a tecnologia 5G. No Brasil, a expectativa é que o recurso entre em operação no segundo semestre deste ano.

Gostou desse conteúdo? Se inscreva na nossa newsletter e receba conteúdos como este gratuitamente e em primeira mão!

Leia também:

Setor de minimercados já passa de 400 mil estabelecimentos no país
Dia das Mães 2022: lojas físicas lideram preferência de compra

Conteúdo Relacionado

tecnologia-5g
News

Tecnologia 5G promete inovações e lucro para o varejo

06.dezembro

O recente leilão do 5G está deixando o mercado brasileiro agitado. Isso porque a nova geração de internet móvel promete ser importante para a transformação da economia. Conforme levantamento da Nokia e Omdia, somente o varejo deve faturar R$ 88 bilhões até 2035 com a tecnologia 5G. Até 100 vezes mais rápida do que o […]

black-friday-tag-de-preco
News

Vestuário e celular lideram tendência de compras na Black Friday 2021

09.novembro

O comércio de roupas pode se destacar na Black Friday 2021. É o que aponta a pesquisa encomendada pelo Google à consultoria Ipsos. Segundo o levantamento, o setor de vestuário lidera o cenário de tendência de compras com 62% das intenções de compra. Logo na sequência do ranking estão celulares (40%), livros e papelarias (38%), […]

black-friday-2021
News

Intenção de compras na Black Friday 2021 cresce 29%

24.agosto

Uma pesquisa da Offerwise, encomendada pelo Facebook, mostra que a intenção de compras na Black Friday 2021 será 29% maior do que no ano passado. Ainda de acordo com o levantamento, a preferência dos consumidores será por compras feitas no ambiente online. Outros 41% disseram que preferem as lojas físicas para realizar as compras. Foram entrevistados […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *