No decorrer do último ano, o aplicativo (app) “Google Meu Negócio”, ou “Business”, foi lentamente sendo interrompido no Brasil. Isso porque a plataforma ganhou um novo nome: “Perfil da Empresa”. Com a mudança, já em vigor em 2023, o usuário também obteve uma facilidade para gerenciar a presença da marca na pesquisa do Google.

Com a migração da conta para o “Perfil da Empresa”, o empreendedor faz o gerenciamento diretamente pelo aplicativo do “Google Maps”. Os dados do empreendimento passaram a ser armazenados nesse recurso.

Em sua página oficial, o Google informa que a maneira como os clientes localizam ou interagem com um negócio não foi alterada. Para o usuário, a única mudança também se restringem à descontinuidade do app “Google Meu Negócio”, que recebeu esse nome em 2014.

Conforme levantamento do Sebrae, realizado em 2022, 97% das pessoas procuram por produtos e serviços por meio da ferramenta de pesquisa do Google. Em 66% dos casos, o resultado estimula o usuário a ir para o site da empresa. Para 34% das pesquisas, a ação resulta em ligação para o empreendimento. O levantamento também mostra que 26% dos empreendimentos cadastrados recebem mais de 100 chamadas mensais originadas de buscas da plataforma do Google.

Como acessar uma conta sem o “Google Meu Negócio”?

Pois bem, o processo é bem simples. Como dito acima, agora as empresas usam a “Pesquisa Google” ou o app “Google Maps” para acessar sua conta. Desse modo, basta usar o mesmo login e senha para acessar os dados da loja no “Perfil da Empresa”.

Gerenciando o “Perfil da Empresa”

Para gerenciar os dados de um negócio no “Perfil da Empresa”, o usuário precisa acessar a conta. Tanto pelo smartphone quanto pelo computador, a plataforma é a do “Google Maps”, que possui a maior parte das funcionalidades que existiam no “Google Meu Negócio”.

Para adicionar uma empresa, é necessário logar no “Google Maps”. Há três formas de se colocar o empreendimento na plataforma:

  • o usuário pode digitar o endereço na barra de pesquisa e clicar em “Adicione sua empresa”, que aparece à esquerda, no “Perfil da Empresa”;
  • é possível também clicar com o botão direito do cursor em qualquer lugar do mapa e apertar a função “Adicione sua empresa”;
  • ou, ainda, pode ir direto na opção “Adicione sua empresa”, que fica no menu localizado no canto superior esquerdo do “Google Maps”.

Para reivindicar o nome da empresa, o procedimento também é simples. O usuário vai abrir o Google Maps e digitar o nome na barra de pesquisa. Localizado o empreendimento, é necessário clicar em “Reivindicar esta empresa” e, na sequência, em “Gerencie agora”. Ao final, deve-se selecionar a opção de verificação e seguir os passos indicados.

Leia também:

Varejo se prepara para campanha especial do Dia do Consumidor 2023
Antecipação de vendas e versões mais saudáveis são apostas para a Páscoa 2023

Conteúdo Relacionado

Shoploop
News

Shoploop: nova plataforma do Google para estimular compras através de vídeos

31.julho

Aproveitando o momento em que a internet pulveriza a interação social por vídeos, o Google lançou o Shoploop. A plataforma vai unir o recurso com uma melhor vivência de compra aos consumidores. A plataforma de e-commerce permite às marcas e influencer digitais gravarem vídeos para disseminar informações e experimentação dos produtos disponíveis. A partir disso, […]

Depositphotos-39915863-l-2015
News

Ferramenta do Google traz tendências de buscas no varejo

16.julho

Os varejistas agora passam a contar com uma ferramenta eficiente para saber como o consumidor está se portando nas plataformas online. O Google lançou no Brasil uma página que revela as principais tendências de consumo do varejo brasileiro. A plataforma fornece relatórios para o setor sobre as principais buscas de produtos e compartilha insights que […]

autocuidado masculino
News

Autocuidado masculino deixou de ser tabu e segue como tendência

21.setembro

O autocuidado masculino virou rotina de grande parte dos homens brasileiros, que demonstram estarem cada vez mais suscetíveis a testar novos cuidados com a saúde, a beleza e a higiene. O varejo precisa estar alinhado com as demandas desse público para poder explorar da melhor forma as tendências do mercado em autocuidado masculino. Um dos […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *