
Falar em sortimento é mostrar o quanto a variedade do mix de produtos abre os horizontes para um maior público consumidor e pode impactar diretamente no faturamento do varejista.
Em tempos de novas tecnologias e concorrência acirrada, o investimento em um mix diversificado de produtos pode ser o grande diferencial para o negócio. Porém, isso só irá ocorrer se respeitadas algumas dicas que a Revista Vitrine do Varejo mostra nos tópicos abaixo.
Conhecendo o cliente
Para quem eu vendo? O primeiro passo para o sortimento assertivo é definir as metas de venda levando em consideração o perfil do cliente. É preciso entender as classes sociais e quais itens estão tendo maior saída ou procura, seja em relação a marcas ou preços. Após essas definições fica fácil entender quais produtos vão assegurar maior rentabilidade para a loja. E não se esqueça: ter apenas o mix “boi de piranha”, itens mais vendidos no mercado, dificulta a rentabilidade, pois são os de maior briga de preço.
Conhecendo o mercado
Quais são as categorias em alta? Esteja sempre atento às novidades do mercado e aos produtos que estão sendo lançados. Os indicadores do varejo também são ótimos termômetros para ajudar a definir o sortimento do mix. Segundo panorama apresentado pela GfK, empresa mundial de estudos de mercado, as categorias com maior crescimento foram as inovações tecnológicas.
O mesmo vale para as datas sazonais. Com o Dia dos Pais se aproximando, opte por uma variedade cujos produtos agradem o público e saem com mais facilidade nessa época como é o caso de barbeadores, cortadores de cabelo e smartphones, por exemplo. Cresça os olhos também para os notebooks que merecem exposição de destaque na loja.
Surpreendendo o consumidor
O que o meu concorrente está vendendo? Procure saber o que os concorrentes diretos estão comercializando e inove para fidelizar a clientela e atrair novos públicos. O sortimento deve surpreender o consumidor, oferecendo itens diferenciados ou ainda mais inovadores que “a loja do lado” não tenha. Se ele entra para comparar preços e encontra melhores opções no mix, as chances de efetuar a compra serão grandes.
Diálogo frequente
O que o meu fornecedor indica? Outra maneira para um sortimento eficaz é manter frequente diálogo com fornecedores diretos, adquirindo informações sobre lançamentos, produtos em crescimento e que cabem maior destaque no mix. Fortaleça seu relacionamento com o Vendedor do Martins, por exemplo, que tem sempre em mãos os lançamentos semanais do segmento.
Definindo estratégias
Como dispor meu mix? Depois de ter em mente toda a perspectiva para o mix é hora de alinhar as estratégias para que o sortimento atenda as necessidades dos diferentes consumidores. A seleção das mercadorias é uma das estratégias que mais oferece resultado positivo nas vendas. Considere o posicionamento dos produtos, quais são destaques para o consumidor e que ajudam a fidelizá-lo.
Uma forma de traçar essas definições é analisando o lucro bruto dos itens que compõem as categorias. Dessa forma será possível saber quais devem continuar à mostra e os que apresentarem menor lucratividade podem ser retirados. Mas certifique-se se aquele determinado produto não continua atendendo a um público específico.
Lembre-se que estar atento às novidades para investir na diversidade e disponibilidade de produtos são bons indicadores para atrair novos consumidores, aumentando as vendas. Um exemplo disso é a alta nas vendas de TVs nos últimos anos. Um estudo apresentado pela GfK, no ano passado, mostrou que um dos maiores estímulos para a categoria é o mercado oferecer várias opções de modelos para atender todas as demandas.
Ainda segundo a GfK, o brasileiro tem investido cada vez mais em televisores, principalmente nas Smart TVs. Outro dado relevante é que cerca de 77% das pessoas que compraram uma Smart TV nos últimos dois anos optaram por um equipamento com 40 polegadas ou mais.
Conteúdo Relacionado

Datas comemorativas ajudam a alavancar vendas no varejo
11.abril
Estar por dentro das datas comemorativas é uma importante estratégia para alavancar as vendas. Por meio delas, varejistas encontram uma referência de planejamento para desenvolver campanhas. Nesse desafio, a Universidade Martins do Varejo (UMV) e o Martins.com.br disponibilizam o Calendário do Varejo 2022 para cinco segmentos. De acordo com o especialista em gestão de varejo […]

Calendário Varejo 2022: como se preparar para cada data sazonal
12.janeiro
Trabalhar as datas comemorativas para incrementar e alavancar as vendas da sua loja não é novidade para você. Assim como se planejar para executar as ações do ano todo. Para te apoiar nessa caminhada, está no ar o Calendário Varejo 2022, exclusivo para cada segmento e com informações detalhadas das principais sazões. O calendário, que […]

Mercado de tecnologia deve crescer este ano; 5G está entre as principais tendências
10.fevereiro
As previsões são boas para o mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Isso graças à popularização da tecnologia 5G e a alta procura por produtos inteligentes. De acordo com estimativas da IDC Brasil, o setor deve crescer 7% neste ano. Se considerado apenas o mercado de TI, o avanço será de 11%. Com […]