Atenção, varejistas! Tem novidade à vista. A partir de agora, o Simples Nacional pode ser pago pela plataforma Pix. É isso mesmo, a possibilidade abrange os mais de 16 milhões de contribuintes, entre micro e pequenas empresas, que vão poder recorrer à ferramenta do Banco Central para pagar os tributos unificados.

Para isso, o sistema foi atualizado e o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) agora passa a ser emitido com QR Code para que os interessados paguem no aplicativo do próprio banco, via Pix.

O DAS é pago mensalmente e a novidade permite que esses pagamentos sejam feitos de forma rápida, agilizando ainda mais o processo de regularização fiscal dos lojistas que optaram pelo regime tributário simplificado. Dessa forma, o empresário consegue emitir a certidão negativa de débitos junto à Receita em menor tempo.

O objetivo da Receita Federal é garantir que, aos poucos, todos os tributos gerenciados pela pasta fazendária tenham a possibilidade de serem quitados pelo Pix. Além do DAS, o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) já estava habilitado para a função desde o fim do ano passado.

Os contribuintes que renegociaram os débitos junto ao Simples Nacional também podem quitá-los pela plataforma Pix. Isso porque a ferramenta facilita o pagamento das parcelas a qualquer momento do dia e por meio de qualquer instituição financeira.

Como pagar pela plataforma Pix

Fazer o pagamento dos tributos do Simples Nacional pelo Pix é muito fácil. Veja abaixo o passo a passo.

1. Acesse http://www.gov.br/mei e retire o DAS online. Ele virá com o QR code (uma espécie de código de barras, porém mais avançado).

2. Logo depois, abra o aplicativo do seu banco no celular (Bradesco, Caixa, Banco do Brasil, Nubank ou qualquer outra instituição financeira que permita as transações do Pix).

3. Em seguida, vá na guia do Pix e procure as funções de pagar ou transferir os valores, escolhendo a função de leitura do QR code.

4. Por fim, aponte a câmera do seu celular para o QR code do documento e finalize o processo de pagamento.

Em menos de 10 segundos vai aparecer a mensagem de que o pagamento foi realizado e pronto! Débito quitado.

Quer saber mais sobre as funcionalidades do Pix para o seu varejo? A ferramenta está passando por novas regras.

Aproveite para se inscrever na nossa newsletter e receber conteúdos como este gratuitamente e em primeira mão!

Leia também:

Delivery no varejo agora é necessidade
Pesquisa aponta que loja física continua na preferência do consumidor

Conteúdo Relacionado

pix em segundo lugar
News

Pix é o 2º meio de pagamento mais utilizado no Brasil

30.agosto

A pandemia de Covid-19 causou mudanças no comportamento dos consumidores e um dos costumes mais comuns vem sendo substituído com o avanço da tecnologia. Com os consumidores evitando o compartilhamento de objetos, como maquininhas de cartões e o dinheiro, as transações via Pix vem ganhando cada vez mais espaço no meio comercial. Conforme pesquisa realizada […]

pix
News

PIX: uma nova perspectiva de pagamento no varejo

17.setembro

Prevista para entrar em atividade no dia 16 de novembro, mas já com cadastro disponível a partir do próximo mês, a ferramenta PIX promete facilitar as transações para pagamentos no Brasil. O que poderá beneficiar diretamente a relação consumidor versus varejo. O sistema brasileiro, desenvolvido pelo Banco Central, vai permitir a realização de transferências monetárias […]

regras-do-pix
News

Banco Central anuncia novas regras do Pix

07.maio

Para quem está se adaptando à nova modalidade de transferência, o Banco Central (BC) anunciou um pacote de novas regras do Pix. Elas deverão ser seguidas pelas instituições que participam e oferecem o sistema de pagamentos e transferências. Entre as novidades divulgadas no fim de abril está a utilização do QR Code para agendamento de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *