Aproveitando o momento em que a internet pulveriza a interação social por vídeos, o Google lançou o Shoploop. A plataforma vai unir o recurso com uma melhor vivência de compra aos consumidores.

A plataforma de e-commerce permite às marcas e influencer digitais gravarem vídeos para disseminar informações e experimentação dos produtos disponíveis. A partir disso, o consumidor terá uma proximidade maior com o item e poderá comprá-lo pela própria ferramenta.

No Shoploop é possível gravar vídeos curtos de até 90 segundos com análises objetivas sobre os produtos. Além disso, os usuários poderão ter uma ideia mais direcionada do produto de interesse a partir das experiências exibidas.

O recurso já está disponível nos Estados Unidos inicialmente para itens das categorias de beleza e cuidados capilares. Ainda não há previsão para que seja disponibilizado no Brasil, mas o Google sinalizou que será em breve.

E-commerce X rede social X Shoploop

É possível dizer que o Shoploop se inspira no Instagram e TikTok, a partir da gravação de vídeos para interação. A plataforma tem layout e premissa de rede social, unindo ao propósito de ser uma ferramenta inovadora voltada para o e-commerce.

Segundo as informações divulgadas, os usuários que irão consumir os conteúdos mercadológicos também poderão salvar os vídeos para assistir depois. Além disso, compartilhá-los com amigos e familiares posteriormente.

“A experiência no Shoploop é mais interativa que apenas rolar uma série de imagem, títulos e descrições como em um site de e-commerce tradicional. O Shoploop ajuda você a encontrar avaliações de produtos de pessoas reais que têm conhecimento sobre os produtos de uma determinada área”, informa a empresa.

Reinventando a roda

Mesmo que ainda não esteja ativo, o mercado já deve ir se preparando para o Shoploop. Em tempos de crise, é preciso sair da zona de conforto e reinventar a roda para captar os consumidores.

Por outro lado, o varejo já deve ir pensando em como explorar esses novos recursos tecnológicos. Eles estão sendo desenvolvidos para manter as marcas e os produtos mais próximos, ainda que remotamente, dos clientes. É se importar com uma experiência de compra e venda cada vez mais personalizada. Além disso, trabalhar para que ela seja satisfatória para os objetivos estimados.

Google X varejo

O Google lançou no Brasil uma página que revela as principais tendências de consumo do varejo brasileiro. A plataforma fornece relatórios sobre as principais buscas de produtos e compartilha insights que auxiliam os empreendedores sobre o consumo no país, as tendências de mercado e as boas práticas para o varejo.

Estudo feito mostra que 40% dos consumidores fizeram compras online em lojas e de varejistas que não compravam antes da pandemia. Além disso, outra identificação foi a de que um em cada cinco consumidores brasileiros está experimentando marcas que normalmente não tinham o costume de comprar.

Por isso, é preciso estar atento a tudo o que o público-alvo de cada região procura para abastecer a loja. Com isso, proceder com as vendas, seja delivery, online ou presencialmente.

A página Categorias em ascensão no varejo informa logo na descrição que o comportamento das pessoas está mudando rapidamente e de modo imprevisível em meio à pandemia. Por isso, usar essa ferramenta interativa pode ajudar a entender as categorias do varejo que estão despertando mais interesse na pesquisa do Google.

Leia também:

Ferramenta do Google traz tendências de buscas no varejo
Comportamento do consumidor: novas formas de compras e de consumo

Conteúdo Relacionado

depositphotos
News

Comportamento do consumidor: novas formas de compras e de consumo

09.julho

O “novo normal” levou o consumidor brasileiro a se adaptar à atual realidade do varejo em razão do isolamento social incentivado pelas autoridades como medida para o enfrentamento do novo coronavírus. Análises desenvolvidas pela empresa de tecnologia mundial Criteo demonstram qual é o novo comportamento do brasileiro e como os lojistas precisam se atentar a […]

Woman using her mobile phone , city skyline night light  backgro
News

WhatsApp: consumidores recorrem ao aplicativo para pesquisar e comprar

05.novembro

Quem diria que um aplicativo de mensagens instantâneas mais do que representaria um meio de socialização virtual. O WhatsApp conta com cerca de 160 milhões de usuários brasileiros e ultrapassou as barreiras do varejo e hoje, inclusive com a sua versão Business, vem se consolidando como uma das principais ferramentas para estreitar a relação entre […]

Hand touching five star symbol to increase rating
Varejo Alimentar

Novo Varejo como modelo mundial de varejo a ser seguido

15.setembro

A China é uma das maiores potências mundiais não à toa. Pioneira em diversos mercados, no varejo se destaca pela inovação e se consolida como o mais dinâmico de todo o mundo. Dona do maior segmento de e-commerce entre as nações, os chineses servem de modelo para negócios inovadores e inspiram as tendências de varejo […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *