Com projeção de crescimento em 15% neste ano, o setor farmacêutico deve manter o mesmo padrão de expansão em 2022. A previsão é do vice-presidente da consultoria Close-up International, Paulo Paiva. Entre os itens que devem ganhar cada vez mais protagonismo nas prateleiras estão dermocosméticos e produtos de higiene pessoal.

A análise de Paiva faz parte de entrevista concedida ao “É de Farmácia”. O programa integra o canal no Youtube da Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj).

“Teremos um ano parecido com esse, com algumas oportunidades. Se a gente puder fazer uma projeção baseada em números de agora, devemos ter um crescimento de 6% em unidades e de 15% a 17% em valores”, avaliou.

Setor farmacêutico precisa buscar inovação

Com a inflação acima de 10% e a perspectiva de ano eleitoral, as previsões são mais cautelosas neste momento. O certo, segundo o vice-presidente da Close-up International, é que os varejistas se atentem às inovações para se manterem relevantes.

“Especialmente aqueles que não são associados. E-commerce e delivery são concorrência, pois fizeram parte dos clientes migrarem do PDV. Eles oferecem conveniência”, disse Paiva.

Segundo o especialista, o delivery cresceu 600% desde 2019, mantendo uma média anual de expansão entre 40% a 50%. Em um cenário de pós-pandemia, o ritmo deve diminuir. No entanto, o crescimento do serviço deve ficar entre 15% e 25% em 2022 com foco em não medicamentos.

Tendência

Paulo Paiva aponta protetores solar, tonalizantes e tinturas de cabelo e toda a linha de skincare serão tendência em 2022. Há ainda a expectativa de que os chamados medicamentos de inverno também retornem à lista de mais vendidos. Esse mercado sazonal tem seu pico de procura entre março e setembro.

Para o entrevistado “É de Farmácia”, manter um mix variado é a grande estratégia do varejista no ano que vem. No blog FalaMart, tem um amplo conteúdo sobe as tendências do setor farmacêutico.

Gostou desse conteúdo? Se inscreva na nossa newsletter e receba conteúdos como este gratuitamente e em primeira mão!

Leia também:

Comportamento de compra: consumidores pesquisam pela internet antes de ida ao supermercado
Construção civil fecha 2021 com o melhor desempenho dos últimos dez anos

Conteúdo Relacionado

setor farma
Farma

Setor farma: especialistas apontam estratégias para aumentar as vendas do mix verão

21.janeiro

Especialistas do setor farma estiveram reunidos virtualmente na noite da última quinta-feira (20) durante o workshop Temporada Solar e Repelentes. Na primeira live do ano, promovida pela Universidade Martins de Varejo (UMV), foram apresentadas tendências e dicas para o varejo. O conteúdo segue disponível no canal da UMV no Youtube. “Além de elevar o ticket […]

Color palette
Varejo Alimentar

Mercado de esmaltes cresce quase 9% no primeiro quadrimestre

03.agosto

Fazer as unhas está entre as atividades rotineiras de milhões de brasileiras. Apesar do mercado de esmaltes também ter sido afetado com a crise gerada pela Covid-19, esse ano já dá sinais de recuperação. No primeiro quadrimestre deste ano, o setor de esmaltes cresceu 8,7% em relação ao mesmo período de 2020. Os números positivos […]

terceira-idade-farmacia
Farma

Mercado de Farmácias de olho no público da terceira idade

27.julho

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 213 milhões de habitantes. O varejo precisa ficar atento ao público de todas as faixas etárias como potenciais clientes, mas um mercado que tem dado bastante retorno é o da terceira idade. Em 2021, esse público já representa 14,66% da população […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *