Falta menos de um mês para a Semana do Brasil, que acontecerá entre os dias 3 e 13 de setembro. É um convite para o varejo brasileiro impulsionar as vendas oferecendo descontos ao consumidor. Com isso, minimizar os impactos negativos causados pela crise da pandemia do novo coronavírus.

Criado pelo governo federal, a Semana do Brasil ocorre propositalmente na semana do dia 7 de Setembro resgatando o espírito patriótico. Neste ano, a organização ficará a cargo da Instituição para Desenvolvimento do mercado (IDV) com o slogan “Todos juntos com segurança pela reconquista e o emprego”.

Mesmo diante de um cenário atípico, a data que antecede a Black Friday no Brasil será um incentivo a mais para os lojistas de todo o território nacional. No ano passado, a Cielo divulgou que o setor teve uma alta nominal nas vendas de 11,3% durante o período. Já o Ebit/Nielsen, apontou crescimento nas vendas online durante a campanha de cerca de 41%.

E você? Já está preparado para receber os clientes em sua loja? E de movimentar as vendas pelos canais digitais? O portal Vitrine do Varejo aproveita o momento para trazer algumas dicas importantes aos varejistas para que consigam alcançar os resultados desejados com a Semana do Brasil.

Organize o estoque

Dê aquela boa revisada no estoque e analise quais itens estão parados e que podem ser usados nas ações promocionais. Além disso, veja ainda aqueles que estão em falta e que poderão ter uma boa procura. Nunca se esqueça que o gerenciamento do estoque é um dos principais recursos para evitar perdas e rupturas na loja. Por isso, esteja sempre atento às notas de entrega dos produtos, acompanhe e organize as ordens de compra e recibos, além das notas de saída de produtos.

Ofertas Semana do Brasil

Impossível realizar as ações sem definir quais serão os itens e categorias ofertadas. Faça isso com antecedência e busque divulgar os descontos e os itens pelo menos alguns dias antes de iniciar a Semana do Brasil. Recorra às redes sociais, principalmente nesse período de restrições em razão das medidas de biossegurança, e que forçam o consumidor estar cada vez mais conectado.

Atraia o cliente, mas se atente às aglomerações

Para assegurar a saúde dos consumidores e dos colaboradores, neste ano a atenção quanto à higienização precisa ser priorizada. É notável que um período de ofertas sempre atrai mais gente para o ponto de venda. Por isso, se atente às medidas estabelecidas pelas autoridades competentes da sua cidade. Garanta o distanciamento, a disponibilização de álcool em gel e a redução da capacidade no interior do estabelecimento.

Ornamentação também importa

Mostre para os consumidores que a loja adere à Semana do Brasil. Se possível, incremente a decoração do ponto de venda, faça cartazes e destaque os produtos e categorias em promoção. Nas redes sociais, é interessante criar flyers e outras artes que associem as ofertas à Semana do Brasil. Uma boa ideia é aproveitar as cores da bandeira, uma vez que a própria data faz referência à Independência do Brasil e busca impulsionar a imagem de patriotismo.

Leia também:

Estratégias de marketing ajudam a fortalecer a credibilidade da marca
Varejo alimentar se sobressai em meio à crise

Conteúdo Relacionado

compras online
Varejo Alimentar

Em tempos incertos, o varejo sempre se reinventa

24.março

O momento é crítico para todos os setores econômicos do Brasil e para o varejo não é diferente. Em virtude da pandemia do novo coronavírus, muitos estados já começaram a implementar medidas restritivas a fim de evitar a propagação do contágio. Mas antes que o desespero tome conta, muita calma nessa hora, até porque brasileiro […]

carnaval varejo 2020
Varejo Alimentar

Carnaval: ações que te ajudam a vender mais

16.janeiro

“Ô abre alas, que eu quero passar!”. E o tempo está passando como nunca. Já parou para pensar que o ano mal começou e em instantes a folia que o brasileiro tanto ama vai chegar? A terça-feira de Carnaval dará no dia 25 de fevereiro e os lojistas têm pouco mais de um mês para […]

pexels-anna-shvets-3962290
Varejo Alimentar

Comércio varejista sobrevive à pandemia e bate recorde de vendas

20.outubro

A pandemia da Covid-19 afetou sistematicamente diversos setores da economia mundial. Porém, no Brasil, alguns setores conseguiram resultados positivos mesmo diante de um cenário econômico desfavorável, com cidades em isolamento social, empresas fechadas e comerciantes quebrando a cabeça para manter as portas abertas. É o caso do  comércio varejista. Depois de recuos indicativos em março […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *