A rotulagem de produtos alimentícios é o canal principal de informação entre o produto e o consumidor. São por meio dos rótulos que ele conseguirá saber o que está comprando. Além disso, o impacto do produto para o seu consumo.

O hábito de sempre ler e entender as informações nutricionais, data de validade e fabricação, por exemplo, conduz a uma alimentação saudável e auxilia o consumidor a sair satisfeito da loja, ao saber escolher melhor as compras que vão compor o carrinho. Ocorre que uma pesquisa publicada na Revista Agropecuária Técnica (Agrotec), editada pelo Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mostrou que grande parte das pessoas não segue essa conduta.

No estudo, 69% dos entrevistados informaram que leem os rótulos e verificam a data de validade antes de efetuar a compra. Porém, entre os que conhecem os termos técnicos, 70% responderam que não sabem o significado. Esse desconhecimento atinge, principalmente, as pessoas acima de 45 anos.

Conforme a pesquisa, os rótulos dos produtos alimentícios industrializados devem apresentem informações, regulamentadas por órgãos oficiais, que contribuam para a escolha adequada do produto pelo consumidor, desde a obrigatoriedade de constar as informações nutricionais e os ingredientes usados no produto a até indicar a forma correta de preparo e conservação.

O levantamento foi realizado com 240 pessoas. A faixa etária foi entre 15 e 30 anos, de 30 a 45 anos e acima de 45 anos.

Nova norma nos rótulos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, em outubro, uma nova norma sobre o rótulo nutricional de alimentos embalados. O rótulo com as informações nutricionais agora é frontal. Além disso, tem o desenho de uma lupa para identificar o alto teor de três nutrientes. São eles: açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio.

“O objetivo dessa norma não é impor nenhuma escolha. É possibilitar a compreensão, respeitando a liberdade de escolha de todas as pessoas que vivem no nosso território”. É o que disse a diretora da Agência e relatora, Alessandra Bastos.

A norma tem o prazo de 24 meses para entrar em vigor. Os produtos que estiverem disponíveis no mercado na data da entrada da norma em vigor terão ainda prazo de adequação por mais 12 meses.

Supermercados podem ser a ponte

O varejo alimentar, especialmente os supermercados e atacarejos, podem auxiliar nesse processo de facilitar a comunicação entre o consumidor e o produto. Por exemplo, destinar determinadas gôndolas e prateleiras para produtos de uma mesma categoria facilita o consumidor a encontrar os itens e compará-los.

Essa comparação entre as marcas é justamente o rótulo com as informações sobre o produto. Então, isso vale especialmente para aqueles consumidores com restrições alimentares e que necessitam de produtos especiais que se adequem a sua dieta.

* Com informações da Agência Brasil.

Leia também:

Panetone: estimativa é que venda do produto cresça cerca de 10% este ano
Natal: apesar de ano atípico, consumidores já planejam as compras

 

Conteúdo Relacionado

natal
Varejo Alimentar

Natal: apesar de ano atípico, consumidores já planejam as compras

12.novembro

As festividades de final de ano, como Natal e Ano Novo, se aproximam e você, lojista, deve estar pensando: “infelizmente tem uma pandemia no meio da minha expectativa de venda”, certo? Mas não se desanime. As estimativas de mercado apontam uma grande tendência de as pessoas irem às compras. E com isso fomentar ainda mais […]

pexels-anna-shvets-3962290
Varejo Alimentar

Comércio varejista sobrevive à pandemia e bate recorde de vendas

20.outubro

A pandemia da Covid-19 afetou sistematicamente diversos setores da economia mundial. Porém, no Brasil, alguns setores conseguiram resultados positivos mesmo diante de um cenário econômico desfavorável, com cidades em isolamento social, empresas fechadas e comerciantes quebrando a cabeça para manter as portas abertas. É o caso do  comércio varejista. Depois de recuos indicativos em março […]

black friday
Varejo Alimentar

Black Friday: Google apresenta tendências de consumo para a data

15.outubro

Estamos a pouco mais de um mês da Black Friday e o varejo começa a se movimentar para alavancar as vendas. Neste ano, a edição ocorre no dia 27 de novembro, última sexta-feira do mês. E o Google já levantou as principais tendências de consumo para o período. A expectativa esse ano é um pouco […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *