Uma boa maneira de chamar a atenção dos consumidores e, consequentemente, aumentar a receita é oferecer vantagens para esse público. Além das promoções e ações sazonais, vale a pena investir em programas de fidelidade.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), houve um significativo aumento de 10 pontos percentuais na troca de pontos/milhas por produtos e serviços no varejo entre o quarto trimestre de 2020 e o primeiro de 2021. O salto foi de 33% para 42,7%.

Mesmo na pandemia, o interesse dos consumidores por programas de fidelidade continua crescendo. São 165,4 milhões de participantes até o fim de março, 11,1% maior que o registrado no mesmo trimestre de 2020. Alta também, de 2,4%, em comparação com o período anterior, entre outubro e dezembro de 2020.

Embora o resgate de passagens aéreas continue sendo o preferido dos participantes, a troca por produtos tem ganhado espaço com a pandemia da Covid-19.

“Isso pode ser reflexo de um período de retorno às restrições de circulação de pessoas, nos três primeiros meses do ano, devido ao aumento de casos da Covid-19. Ou mesmo de uma atenção maior dos consumidores a resgates que os ajudem nas contas do dia a dia, algo bastante comum em tempos de instabilidade econômica”, explicou o presidente da ABEMF, João Pedro Paro Neto.

Programas de fidelidade

Se você ainda não tem um programa de fidelidade no seu varejo é bom pensar nisso. E para ser assertivo na construção do seu programa é importante ficar atento a três questões. A primeira é ter um objetivo claro, traçando o que quer alcançar com o seu público-alvo.

Em segundo lugar, entra a clareza nos benefícios que você pretende oferecer aos que fidelizarem. Pode parecer pouco, mas muitos consumidores são atraídos por ações simples, como entrega grátis ou troca de pontos por descontos reais. Por isso é importante o planejamento financeiro para garantir a entrega do que for oferecido.

Por fim, talvez o mais importante deles, mantenha um relacionamento próximo com seu cliente fidelizado. Tenha um cadastro com histórico de compra para sempre indicar promoções próximas do que ele busca com frequência. Ofereça uma experiência positiva que motive esse consumidor a se manter fiel.

E se quiser saber mais sobre programas de fidelidade, acesse o FalaMart e confira o passo a passo para criar o seu programa agora mesmo.

Gostou desse conteúdo? Se inscreva na nossa newsletter e receba conteúdos como este gratuitamente e em primeira mão!

Leia também:

Compras online caem no gosto dos consumidores, aponta pesquisa

 

Conteúdo Relacionado

Marketplace martins capa
News

Marketplace Martins é solução para o varejo nesta crise

27.março

Marketplace, já ouviu falar sobre isso? Calma, antes de entrarmos de fato neste tema, vamos refletir. Quem diria que um dia poderíamos comprar tudo em um único local, sem sair de casa e com poucos cliques? Quem diria que em uma espécie de shopping virtual pudéssemos ter acesso a milhares de marcas do nosso interesse […]

tecnologias
News

Tecnologias de mãos dadas com as vendas

04.fevereiro

Acompanhar a movimentação do mercado em relação às tecnologias é importante para aliar o negócio às novidades e mostrar para o cliente que a loja busca por inovações para oferecer os melhores produtos, bem como as melhores experiências ao consumidor. Por isso, fomos atrás das principais tendências do setor e já debatidas neste primeiro mês […]

whatsapp-nos-negocios
News

Comprar e comunicar, as vantagens do Whatsapp nos negócios

08.julho

Usar o Whatsapp nos negócios está entre as estratégias adotadas por empresas para alcançar um número maior de clientes durante essa pandemia. O aplicativo de mensagens se tornou corriqueiro no dia a dia das pessoas. E passou a ser o aliado do comércio varejista brasileiro, que foi atingido em cheio pelas restrições sanitárias por causa […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *