Atenta à necessidade de aprimoramento constante dos filiados, a Rede Smart promove há anos capacitação para os seus clientes. Estamos falando do Programa de Desenvolvimento Smart (PDS), que é gratuito e com a pandemia mudou o formato de presencial para online.

O Programa de Desenvolvimento Smart atende filiados dos ramos de varejo alimentar, construção e agroveterinário. Parte do Sistema Martins, a Smart conta, nessa empreitada, com outro braço do líder atacadista e distribuidor da América Latina: a Universidade Martins do Varejo (UMV).

São centenas de filiados beneficiados pela iniciativa em todo o país. Em média, cada módulo de capacitação tem reunido mais de 300 empresas. De acordo com a analista de marketing da UMV Ana Carolina Martins Araújo, o Programa de Desenvolvimento Smart é uma evolução do programa que era oferecido de forma presencial.

“A Rede Smart sempre apostou e acreditou na importância de treinamentos e capacitação, que eram disponibilizados em formato presencial. Com o início da pandemia, em 2020, precisávamos continuar a capacitação de todos. Por isso, elaboramos todos os encontros presenciais em formatos digitais”, explica a analista, que é focada em atender filiados do varejo alimentar.

Com as capacitações online, a marca procura apoiar os filiados na otimização dos processos de gestão. O objetivo é que os empreendedores consigam alavancar resultados em suas lojas a curto prazo.

Aprimoramento impacta em resultados

A falta de capacitação empresarial é considerada uma das causas do fechamento de empreendimentos no Brasil. Conforme pesquisa do Sebrae, 29% dos microempreendedores individuais encerram as atividades em até cinco anos.

Entre as microempresas, a taxa de mortalidade no mesmo período é de 21,6%. Nas de pequeno porte, 17% também fecham em até cinco anos. A parcela que não resiste aos desafios iniciais de ter um CNPJ é de 30,2%.

Na análise setorial, a pesquisa também mostra que a maior taxa de mortalidade no prazo de cinco anos está no comércio. Indústria da transformação e serviços aparecem na sequência, com taxas de 27,3% e 26,6% respectivamente.

Outro levantamento, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que 70% das empresas brasileiras fecham as portas em menos de dez anos.

“Acredito que a capacitação é uma prática que permite o desenvolvimento contínuo dos colaboradores das lojas Smart, impactando diretamente a qualidade e eficiência dos processos e a relação com clientes e lucratividade”, avalia a analista de marketing da UMV.

Programa de Desenvolvimento Smart

Para melhor atender os filiados Smart, a UMV adota metodologia e conteúdo customizados. Dessa forma, cada colaborador pode indicar os temas de preferência. Feita a triagem entre os assuntos considerados mais importantes, o centro de inteligência da UMV prepara módulos embasados na vivência de mercado, sem deixar de lado teorias e conceitos caros ao varejo.

Além disso, as aulas são um espaço de trocas de experiências e melhores práticas de gestão e operação. Os módulos têm à frente consultores da UMV, que são especializados em varejo e têm experiência de mercado.

Desde o lançamento da versão digital de treinamentos da Rede Smart, os filiados já puderam se aprimorar em diversos temas. Atendimento e relacionamento para fidelizar clientes, estratégias de vendas pela internet, exposição de produtos para alavancar vendas, negociação e influência e gestão financeira estão entre os destaques.

Smart Campo & Construção

Com a recente entrada da marca Smart Campo & Construção no portfólio da Rede Smart, a UMV iniciou em dezembro de 2021 o Programa de Desenvolvimento Smart com módulos específicos para os segmentos de materiais de construção e agroveterinário. Nesse nicho, já somam mais de 20 filiados em todo o Brasil.

Até março deste ano, quatro módulos já foram realizados especificamente para filiados Smart Campo & Construção. Além do tema “Negociação e Influência”, esse público acompanhou as aulas sobre “O varejo de materiais de construção”, “Indicadores e Controles Financeiros” e “Gestão de Pessoas”. Cada módulo é realizado em dois dias, com 1h30 de duração em cada dia.

“O Smart Campo & Construção é um projeto novo, com pouco mais de um ano, então o PDS vem para somar a muitas mudanças significativas para os filiados. Isso inclui aprendizado não apenas na questão física da loja, mas desde atendimento, questões voltadas à gestão, como conduzir melhor a equipe estimulando o time de vendas a um maior engajamento, e principalmente como esses funcionários devem agir com esse novo posicionamento da loja com a marca Campo & Construção”, disse Fábio Leonarde, analista de negócios da UMV.

Gostou desse conteúdo? Se inscreva na nossa newsletter e receba conteúdos como este gratuitamente e em primeira mão!

Leia também:

Vendas na Páscoa devem movimentar mais de R$ 2 bilhões no varejo
Empreendedorismo feminino: quase 90% das mulheres administram sozinhas seus negócios

 

Conteúdo Relacionado

calendario varejo 2022
Varejo Alimentar

Calendário Varejo 2022: como se preparar para cada data sazonal

12.janeiro

Trabalhar as datas comemorativas para incrementar e alavancar as vendas da sua loja não é novidade para você. Assim como se planejar para executar as ações do ano todo. Para te apoiar nessa caminhada, está no ar o Calendário Varejo 2022, exclusivo para cada segmento e com informações detalhadas das principais sazões. O calendário, que […]

datas-comemorativas
Varejo Alimentar

Datas comemorativas ajudam a alavancar vendas no varejo

11.abril

Estar por dentro das datas comemorativas é uma importante estratégia para alavancar as vendas. Por meio delas, varejistas encontram uma referência de planejamento para desenvolver campanhas. Nesse desafio, a Universidade Martins do Varejo (UMV) e o Martins.com.br disponibilizam o Calendário do Varejo 2022 para cinco segmentos. De acordo com o especialista em gestão de varejo […]

smart-campo-e-construcao
Material de Construção

Smart Campo & Construção é a nova aposta setorial do Sistema Martins

22.março

O Sistema Martins está investindo pesado para oferecer suporte técnico e logístico nos segmentos de materiais para construção e agroveterinário. Com as boas perspectivas de expansão desses mercados, a gigante do varejo criou a marca Smart Campo & Construção. Pelo menos 20 lojas, em dez estados, aderiram ao modelo até março, das quais 15 estão […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *