O Programa de Desenvolvimento Smart (PDS) está em processo de reestruturação. A capacitação oferecida gratuitamente aos filiados Rede Smart, do Sistema Martins, estará em formato híbrido a partir de janeiro de 2023.

Dessa forma, o aperfeiçoamento em gestão junto aos filiados passará a ser promovido de forma presencial e virtual por meio da Universidade Martins do Varejo (UMV).

De acordo com a analista de Marketing da UMV Franciele Pinheiro de Magalhães, a novidade é um avanço no acompanhamento dado aos varejistas.

Criado inicialmente no modelo presencial, o PDS se tornou online a partir de 2020 devido à pandemia de Covid-19. Com a versão híbrida, o Programa de Desenvolvimento Smart vai reunir as vantagens de cada recurso, com aulas virtuais, masterclass, materiais de apoio e suporte presencial.

“O varejista terá acesso ao conteúdo online, com consultores UMV e material de apoio, mas também contará com suporte técnico dos consultores Smart. Esses consultores irão até a loja para auxiliar o filiado durante o período de treinamento”, explica a analista.

Capacitação em séries: nova apresentação de conteúdo

Além do formato híbrido, o PDS deixa de ser apresentado em módulos. Para tornar o conteúdo mais atraente e acessível, as aulas estão divididas em séries e episódios. Toda a capacitação estará na nova plataforma do Flix do Varejo, que também será relançada em breve.

O treinamento vai atuar em duas frentes. Na primeira etapa, os episódios ajudarão os lojistas a identificarem os problemas operacionais. Tanto que as séries previstas para início de janeiro têm como foco administração e gestão financeira.

Na segunda frente, o conteúdo é voltado para resolver e mensurar problemas operacionais. Nessa fase, o filiado Smart terá acesso a séries com temas como gestão operacional, perdas, gestão de estoque, inventário, gestão de categoria e atendimento.

Os materiais de apoio terão o formato de planilha e o suporte não está restrito a visitas presenciais de consultores Smart. Ao término de cada episódio das séries, haverá uma masterclass online com consultores UMV para esclarecimento de dúvidas.

Aprimoramento impacta em resultados

Apostar no aprimoramento dos filiados Smart está entre as frentes do Sistema Martins ao apoiar o fortalecimento do varejo. “A capacitação é uma prática que permite o desenvolvimento contínuo dos colaboradores das lojas Smart, impactando diretamente a qualidade e eficiência dos processos e a relação com clientes e lucratividade”, avalia a analista de marketing da UMV.

A falta de capacitação empresarial é considerada uma das causas do fechamento de empreendimentos no Brasil. Conforme pesquisa do Sebrae, 29% dos microempreendedores individuais encerram as atividades em até cinco anos. Entre as microempresas, a taxa de mortalidade no mesmo período é de 21,6%. Nas de pequeno porte, 17% também fecham em até cinco anos.

Na análise setorial, a pesquisa também mostra a maior taxa de mortalidade no prazo de cinco anos está no comércio. A parcela que não resiste aos desafios iniciais de ter um CNPJ é de 30,2%. Indústria da transformação e serviços aparecem na sequência, com taxas de 27,3% e 26,6% respectivamente.

Gostou do conteúdo? Assine também a nossa newsletter para receber conteúdos como este gratuitamente e em primeira mão!

Leia também:

Varejo muda estratégia e panetones ganham versões menores para atrair consumidor
Varejo em novembro: mês decisivo para o comércio

Conteúdo Relacionado

programa-de-desenvolvimento-smart
Varejo Alimentar

Programa de Desenvolvimento Smart: UMV promove capacitação para filiados da Rede

06.abril

Atenta à necessidade de aprimoramento constante dos filiados, a Rede Smart promove há anos capacitação para os seus clientes. Estamos falando do Programa de Desenvolvimento Smart (PDS), que é gratuito e com a pandemia mudou o formato de presencial para online. O Programa de Desenvolvimento Smart atende filiados dos ramos de varejo alimentar, construção e […]

programa avance
News

Acompanhar as mudanças do varejo exige capacitação; inscrições abertas para o Programa Avance

30.março

Entender como o mercado vem evoluindo e os reflexos que as transformações digitais têm sobre o varejo brasileiro exige mais do que o interesse em se informar. Também é importante buscar o conhecimento por meio de atividades de capacitação. O desenvolvimento do negócio demanda que o varejista invista na profissionalização da loja envolvendo todos os […]

13-salario
News

Varejo deve reforçar estratégias para capitalizar chegada do 13º salário

24.novembro

Ao menos 36% dos trabalhadores pretendem usar o 13º salário para as compras de Natal. Outros 22% planejam empregar o dinheiro extra com as celebrações natalinas ou de Ano Novo. E 21% querem comprar algo para si mesmos. Os dados fazem parte da pesquisa realizada pela Câmara Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) junto ao Serviço […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *