Essa pergunta precisa ser feita com pelo menos 15 dias de antecedência à data. Mas se ainda não pensou nas ações para atrair a clientela, calma que ainda está em tempo. O Dia das Mães é uma das principais datas para o comércio brasileiro e deve ser planejada com sucesso para que os resultados sejam alcançados.

Neste ano, o dia é celebrado em 12 de maio, no segundo domingo do mês como de costume. O ideal é que a decoração para a data já esteja montada na loja, despertando o interesse dos consumidores.

O varejista também precisa estar atento ao estoque para incrementar o mix com os produtos sazonais que vão de encontro com o público-alvo do Dia das Mães. Entre eles estão caixas de chocolate, eletrodomésticos portáteis, itens de cuidados pessoais e utilidades domésticas.

Já no segmento Farma, destaque para os produtos para banho, perfumes, kits e itens voltados às gestantes e mamães de primeira viagem, além de protetores solares e hidratantes para o corpo.

Após a data, os lojistas já podem desfazer a decoração e começar a pensar nas estratégias para as festas juninas e julinas.

Comportamento do consumidor para a data

A empresa Criteo filtrou o comportamento dos consumidores para o Dia das Mães, cujas informações podem auxiliar ainda mais os varejistas na hora de se preparar para as vendas e assim impulsioná-las. O estudo vale principalmente ao e-commerce que também passou a ser fundamental no faturamento do varejo.

A categoria de produtos para a casa apresentou forte relevância e as vendas tiveram aumento de 50% no ano passado, em comparação com a média de abril. O tráfego aumentou 21% cinco dias antes do Dia das Mães e acima da média mensal de abril nas duas semanas que antecederam a data celebrativa.

As taxas  de conversão também devem subir nas duas semanas anteriores ao Dia das Mães consecutivamente. No comparativo com a média de abril, os atacadistas e varejistas de casa e vestuários deverão ter altas de 11% a 27%. Por isso, há a necessidade de se planejar com antecedência porque muitos consumidores já vão as compras nos dias anteriores à data.

LINKS

Como alavancar o consumo de produtos de giro rápido em sua loja?

Você conhece seu público? 96% dos responsáveis pelas compras são mulheres

Conteúdo Relacionado

crédito
News

Lojistas têm dificuldades em contratar crédito no Brasil, diz pesquisa

31.julho

A contratação de crédito por parte dos pequenos varejistas é uma realidade que, em muitas situações, precisa ser considerada para investir nos negócios. Contudo, o período econômico que ainda segue em recuperação lenta se torna um grande entrave. Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito […]

neoempreendedorismo
News

Neoempreendedorismo: como melhorar a experiência de compra do seu cliente?

29.julho

Já ouviu falar em neoempreendedorismo? É dentro deste conceito que parte um dos principais mecanismos para garantir uma experiência incrível de compra e a consequente fidelização do cliente à loja. Nos tempos atuais, os lojistas precisam se reinventar e inovar o tempo todo para acompanhar o ritmo dos consumidores, que digerem quase que em tempo […]

negócio
varejo

Planejamento do meu negócio: como crescer na correria do dia-a-dia?

23.julho

Como, em meio a tanto trabalho, posso criar um ritmo sustentável de crescimento para minha loja? Essa é uma dúvida muito comum entre empresários. Alguns buscam ajuda de consultores para encontrar respostas, o que também é muito efetivo, mas muitos podem encontrar várias respostas dentro da própria empresa. A resposta mais comum chama-se Planejamento Estratégico. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *