Combater a alta rotatividade de funcionários, fenômeno chamado de turnover, é um dos grandes desafios da empresa. Segundo estudo da consultoria Gartner, há 12 motivos mais comuns para pedidos de demissão no país. Entre os principais estão insatisfação com o chefe (30%) e falta de oportunidades de crescimento dentro da empresa (41%).

O estudo ainda aponta que falta de reconhecimento, valores pessoais não alinhados com os da empresa, falta de autonomia e flexibilidade e não considerar o ambiente de trabalho saudável são outras causas. Os brasileiros também pedem demissão pela busca de um novo estilo de vida, estabilidade financeira e desenvolvimento social.

Há ainda causas associadas ao mercado de trabalho, como o atrativo de algumas marcas empregadoras, a oportunidade desenvolvimento mais rápido e a remuneração mais atraente.

Para 21% dos ouvidos pela Gartner, parte do aumento da rotatividade neste ano está relacionado à pandemia. Os executivos acreditam que havia uma demanda reprimida de pedidos de demissão devido ao cenário instável gerado pela pandemia de Covid-19.

Conforme investigado, 85% dos empregados participantes da pesquisa afirmam ter vivido episódios de esgotamento mental durante a pandemia e 40% alegam terem sentido uma piora do equilíbrio mental. Além do mais, 67% aumentaram a expectativa por um ambiente de trabalho mais flexível após as experiências de home office e sistema híbrido.

O resultado corrobora com as previsões de outra consultoria, a Robert Half. Em janeiro, 69% dos executivos entrevistados esperavam que em 2022 o mercado seria mais desafiador para atrair e reter profissionais.

Capacitação é o caminho

Ouvida pelo Flix Entrevista, a psicóloga e consultora de Recursos Humanos Cleuza Medeiros ressalta a importância da capacitação nesse cenário. O Flix Entrevista é um programa do canal da Universidade Martins de Varejo (UMV) no Youtube. Por lá, há conteúdo com orientações e tendências do varejo.

“As equipes estão sendo desafiadas a fazer mais com menos e a capacitação contribui. Ela evita retrabalho, gera engajamento. Inclusive pesquisas apontam que a capacitação é vista pelos colaboradores como benefício e é um fator de retenção. As pessoas ficam nas organizações que investem na sua capacitação, no seu desenvolvimento. Afinal, conhecimento é aquilo que é nosso”, destaca.

Gostou do conteúdo? Assine também a nossa newsletter para receber conteúdos como este gratuitamente e em primeira mão!

Leia também:

E-commerce deve movimentar R$ 6,05 bilhões na Black Friday 2022
Varejo inicia temporada de contratações para o fim de ano

Conteúdo Relacionado

13-salario
News

Varejo deve reforçar estratégias para capitalizar chegada do 13º salário

24.novembro

Ao menos 36% dos trabalhadores pretendem usar o 13º salário para as compras de Natal. Outros 22% planejam empregar o dinheiro extra com as celebrações natalinas ou de Ano Novo. E 21% querem comprar algo para si mesmos. Os dados fazem parte da pesquisa realizada pela Câmara Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) junto ao Serviço […]

Vector,Realistic,Isolated,Neon,Sign,Of,Cyber,Monday,Lettering,For
News

Cyber Monday favorece fortalecimento de canais virtuais do varejo

17.novembro

A primeira segunda-feira após a Black Friday pode ser o cenário perfeito para as lojas físicas fortalecerem sua marca no ambiente virtual. Batizada de Cyber Monday, a “Segunda-feira Cibernética” tem se popularizado cada vez mais no país. Mais do que extensão de uma das maiores sazões brasileiras, a data conquistou características próprias. Criada em 2005 […]

Black Friday tag icon isolated 3d render illustration
News

Black Friday 2022 pode bater recorde histórico em vendas, diz CNC

10.novembro

As expectativas para a edição 2022 da Black Friday Brasil seguem altas. Conforme levantamento divulgado nesta quarta-feira (9) pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), as vendas no varejo físico devem chegar a R$ 4,2 bilhões. O resultado será o maior desde que a sazão entrou para o calendário nacional, em 2010. A previsão veio depois […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *