Uma novidade anunciada pelo Banco Central no início do mês vai beneficiar o varejo nacional nos próximos meses. A entidade anunciou a liberação de pagamentos no WhatsApp por meio de cartões de crédito, débito e pré-pago. A princípio, a autorização foi dada às bandeiras Visa e Mastercard e deve entrar em vigor somente a partir de abril, quando vencer o prazo de 30 dias para o início da operação.

Com o fim das restrições, o comércio poderá receber pagamentos no WhatsApp ainda no 1º semestre. Até então, transações do tipo são possíveis apenas por meio de um link com o valor da compra, que leva o consumidor para forma do aplicativo de bate-papo. Assim, o cliente precisa abrir uma página no navegador de internet e informar dados do cartão ou Pix para só então concluir a aquisição de produto ou serviço.

A partir da liberação, isso não será mais necessário. Todas as transações de compra e venda vão ser efetuadas dentro do mensageiro, facilitando e agilizando o processo.

Pagamentos no WhatsAp

Conforme pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, 60% dos brasileiros já encomendaram produtos ou serviços por meio de WhatsApp e o aplicativo é um dos dez mais usados pelos consumidores para compras. Os dados foram divulgados em setembro de 2022.

Operando no Brasil desde maio de 2021, o WhatsApp Pay foi liberado, inicialmente, para pagamentos no WhatsApp entre pessoas físicas. No entanto, perdeu espaço logo no primeiro ano para o Pix, preferido por 80% dos usuários do aplicativo.

Uma pesquisa divulgada em janeiro do ano passado aponta que 17% desconhecem a ferramenta da Meta e 30% desconfiam da segurança do recurso. Além disso, uma parcela do público não possuía o cartão em função débito ou pré-pago, conforme exigência da plataforma.

Todavia, o mensageiro tem um grande potencial de mercado no país. Segundo a Opinion Box, 99% dos smartphones possuem o programa instalado e 85% dos usuários o abrem diariamente. Levantamento da Panorama Mensageria aponta que 59% dos consumidores usam a plataforma para comprar produtos e serviços.

Leia também:

Marcas próprias do varejo conquistam cada vez mais espaço entre consumidores
Análise de DRE: como os demonstrativos de uma loja ajudam no faturamento

 

Conteúdo Relacionado

comunidades-do-whatsapp
News

Saiba como usar comunidades do WhatsApp a favor da sua loja

17.março

O recurso ainda é novidade no Brasil. Desde janeiro, o WhatsApp oferece a oportunidade de reunir grupos em um mesmo ambiente dentro do aplicativo. São as comunidades do WhatsApp de bate-papo, que prometem escalar o alcance das comunicações. Para o micro e pequeno varejista, acabou a via-sacra das mensagens em lista. “Quem empreende na área […]

uso-whatsapp
News

Pesquisa mostra relação entre consumidores e publicidade no WhatsApp

22.setembro

Para 55% dos brasileiros, publicidade no WhatsApp é bem-vinda, desde que o número tenha sido fornecido à empresa. É o que mostra a mais recente pesquisa sobre mercado online da Opinion Box, que buscou atualizar as informações sobre os hábitos do consumidor no app. Divulgado na última semana, o resultado que fala sobre a publicidade […]

Woman paying with NFC technology on mobile phone, in supermarket
News

Pagamentos digitais: varejo deve ficar atento a 5 tendências para 2022

30.dezembro

Os pagamentos digitais devem dobrar na América Latina nos próximos oito anos. A estimativa é da consultoria PwC. Com foco nesse cenário, a empresa divulgou, neste mês, cinco tendências de pagamentos sem dinheiro em espécie. Para o varejo, estar atento a essas inovações pode ser um diferencial para aumentar o sucesso nas vendas. Atualmente, os […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *