
Uma novidade anunciada pelo Banco Central no início do mês vai beneficiar o varejo nacional nos próximos meses. A entidade anunciou a liberação de pagamentos no WhatsApp por meio de cartões de crédito, débito e pré-pago. A princípio, a autorização foi dada às bandeiras Visa e Mastercard e deve entrar em vigor somente a partir de abril, quando vencer o prazo de 30 dias para o início da operação.
Com o fim das restrições, o comércio poderá receber pagamentos no WhatsApp ainda no 1º semestre. Até então, transações do tipo são possíveis apenas por meio de um link com o valor da compra, que leva o consumidor para forma do aplicativo de bate-papo. Assim, o cliente precisa abrir uma página no navegador de internet e informar dados do cartão ou Pix para só então concluir a aquisição de produto ou serviço.
A partir da liberação, isso não será mais necessário. Todas as transações de compra e venda vão ser efetuadas dentro do mensageiro, facilitando e agilizando o processo.
Pagamentos no WhatsAp
Conforme pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, 60% dos brasileiros já encomendaram produtos ou serviços por meio de WhatsApp e o aplicativo é um dos dez mais usados pelos consumidores para compras. Os dados foram divulgados em setembro de 2022.
Operando no Brasil desde maio de 2021, o WhatsApp Pay foi liberado, inicialmente, para pagamentos no WhatsApp entre pessoas físicas. No entanto, perdeu espaço logo no primeiro ano para o Pix, preferido por 80% dos usuários do aplicativo.
Uma pesquisa divulgada em janeiro do ano passado aponta que 17% desconhecem a ferramenta da Meta e 30% desconfiam da segurança do recurso. Além disso, uma parcela do público não possuía o cartão em função débito ou pré-pago, conforme exigência da plataforma.
Todavia, o mensageiro tem um grande potencial de mercado no país. Segundo a Opinion Box, 99% dos smartphones possuem o programa instalado e 85% dos usuários o abrem diariamente. Levantamento da Panorama Mensageria aponta que 59% dos consumidores usam a plataforma para comprar produtos e serviços.
Leia também:
Marcas próprias do varejo conquistam cada vez mais espaço entre consumidores
Análise de DRE: como os demonstrativos de uma loja ajudam no faturamento
Conteúdo Relacionado

Novos recursos do WhatsApp Business para o varejo aproveitar
01.agosto
O aplicativo WhatsApp Business foi atualizado e agora passa a contar com novos recursos para facilitar ainda mais a experiência do varejo com as vendas pelo aplicativo. De acordo com uma pesquisa da consultoria de marketing RD Station, 8 em cada 10 lojistas usam o WhatsApp para vendas. A maior parte deles (78%) utiliza o […]

Pesquisa mostra que 8 em cada 10 empresas usam WhatsApp para vendas
25.abril
O uso do WhatsApp já é consolidado no varejo nacional. Conforme pesquisa da especialista em marketing RD Station, 8 em cada 10 empresas utilizam o WhatsApp para vendas. Em 78%, a versão profissional, WhatsApp Business, é a que prevalece. Para o resultado foram ouvidas 1,7 empresas de diferentes segmentos e portes de todo o Brasil, […]

Saiba como usar comunidades do WhatsApp a favor da sua loja
17.março
O recurso ainda é novidade no Brasil. Desde janeiro, o WhatsApp oferece a oportunidade de reunir grupos em um mesmo ambiente dentro do aplicativo. São as comunidades do WhatsApp de bate-papo, que prometem escalar o alcance das comunicações. Para o micro e pequeno varejista, acabou a via-sacra das mensagens em lista. “Quem empreende na área […]