Um levantamento demonstrou certo otimismo por parte dos varejistas com as vendas online para o segundo semestre deste ano. É o que aponta a agência de marketing digital Adtail Newblue, junto à E-commerce Brasil.

As expectativas da maioria dos entrevistados (72%), segundo a pesquisa, são de que haverá crescimento para o setor em relação aos seis primeiros meses de 2020. Apenas 12,6% dos varejistas sinalizaram que não devem conseguir superar a receita acumulada até julho.

Investimento em estoque

No caso daqueles varejistas que estão mais otimistas para o período, para alcançar esses resultados eles responderam que pretendem aumentar o estoque visando as operações online.

58% dos varejistas disseram que têm planos de expansão de estoques moderado para o segundo semestre. Outros 24,5% informaram apostar em planos mais arrojados para incrementar o mix.

Investimento em marketing

As vendas online, ainda mais impulsionadas pela pandemia do novo coronavírus, também motivaram o setor a investir em ações de marketing. Com isso, fidelizar a clientela e atrair novos consumidores para a marca.

A pesquisa mostrou que 53,1% dos entrevistados pretendem superar os valores planejados antes da pandemia. Já 19,6% querem reduzir os gastos com esse tipo de investimento. Por fim, apenas 7,7% dos lojistas responderam que não pretendem migrar verba offline para as vendas nos canais virtuais.

O investimento maior no marketing está de acordo com as expectativas de vendas. 39,9% esperam superar a meta do período. Enquanto 35,7% acredita que, afetados pela crise, não vão conseguir atingir a meta avaliada no início do ano. 24,5% indicaram que pretendem atingir a meta do período definida anteriormente à pandemia.

Estudo e-commerce

A pesquisa Perspectivas do Segundo Semestre foi feita diretamente com 143 varejistas online de ramos variados como Moda, Automotivos, Casa e Decoração, Alimentos, Construção, CMB, Informática, Eletrônicos, Saúde, Educação, entre outros.

Segundo as idealizadoras, a sondagem reflete uma tendência dos varejistas em apostar no marketing como meio de alavancar as vendas a partir do mês de agosto.

É importante ressaltar que, para o e-commerce brasileiro, o segundo semestre é ainda mais lucrativo em razão da Semana do Brasil, que já estamos vivenciando, a Black Friday em novembro e as compras de Natal.

…E por falar em marketing

Lidar com o termo marketing pode ser a fobia de muitos lojistas. Mas na prática não é tão difícil quanto possa parecer. O varejo possibilita uma série de estratégias de marketing que ajudam a alcançar grande parte dos objetivos estimados pela loja.

Os benefícios do investimento em marketing, e esse investimento nem sempre precisa ser financeiro, são inumeráveis. É possível aumentar as vendas, captar novos clientes e outros públicos que talvez não eram alcançados pelo estabelecimento.

Estratégias de marketing ajudam ainda a consolidar a marca da loja e associá-la a uma imagem positiva perante os consumidores. Além disso, promover a fidelização do cliente. Confira aqui as 4 que o Portal Vitrine do Varejo preparou sobre o marketing no varejo.

Veja também:

Preço psicológico como estratégia de vendas
Omnichannel consolidado em tempos de pandemia

Conteúdo Relacionado

Hand touching five star symbol to increase rating
Varejo Alimentar

Novo Varejo como modelo mundial de varejo a ser seguido

15.setembro

A China é uma das maiores potências mundiais não à toa. Pioneira em diversos mercados, no varejo se destaca pela inovação e se consolida como o mais dinâmico de todo o mundo. Dona do maior segmento de e-commerce entre as nações, os chineses servem de modelo para negócios inovadores e inspiram as tendências de varejo […]

Semana do Brasil
Varejo Alimentar

Semana do Brasil: se prepare para vender mais!

18.agosto

Falta menos de um mês para a Semana do Brasil, que acontecerá entre os dias 3 e 13 de setembro. É um convite para o varejo brasileiro impulsionar as vendas oferecendo descontos ao consumidor. Com isso, minimizar os impactos negativos causados pela crise da pandemia do novo coronavírus. Criado pelo governo federal, a Semana do […]

Retail marketing channels E-commerce Shopping automation concept on blurred supermarket background
Varejo Alimentar

Estratégias de marketing ajudam a fortalecer a credibilidade da marca

13.agosto

Lidar com o termo marketing pode ser a fobia de muitos lojistas. Mas na prática não é tão difícil quanto possa parecer. O varejo possibilita uma série de estratégias de marketing que ajudam a alcançar grande parte dos objetivos estimados pela loja. Os benefícios do investimento em marketing, e esse investimento nem sempre precisa ser […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *