Um levantamento demonstrou certo otimismo por parte dos varejistas com as vendas online para o segundo semestre deste ano. É o que aponta a agência de marketing digital Adtail Newblue, junto à E-commerce Brasil.

As expectativas da maioria dos entrevistados (72%), segundo a pesquisa, são de que haverá crescimento para o setor em relação aos seis primeiros meses de 2020. Apenas 12,6% dos varejistas sinalizaram que não devem conseguir superar a receita acumulada até julho.

Investimento em estoque

No caso daqueles varejistas que estão mais otimistas para o período, para alcançar esses resultados eles responderam que pretendem aumentar o estoque visando as operações online.

58% dos varejistas disseram que têm planos de expansão de estoques moderado para o segundo semestre. Outros 24,5% informaram apostar em planos mais arrojados para incrementar o mix.

Investimento em marketing

As vendas online, ainda mais impulsionadas pela pandemia do novo coronavírus, também motivaram o setor a investir em ações de marketing. Com isso, fidelizar a clientela e atrair novos consumidores para a marca.

A pesquisa mostrou que 53,1% dos entrevistados pretendem superar os valores planejados antes da pandemia. Já 19,6% querem reduzir os gastos com esse tipo de investimento. Por fim, apenas 7,7% dos lojistas responderam que não pretendem migrar verba offline para as vendas nos canais virtuais.

O investimento maior no marketing está de acordo com as expectativas de vendas. 39,9% esperam superar a meta do período. Enquanto 35,7% acredita que, afetados pela crise, não vão conseguir atingir a meta avaliada no início do ano. 24,5% indicaram que pretendem atingir a meta do período definida anteriormente à pandemia.

Estudo e-commerce

A pesquisa Perspectivas do Segundo Semestre foi feita diretamente com 143 varejistas online de ramos variados como Moda, Automotivos, Casa e Decoração, Alimentos, Construção, CMB, Informática, Eletrônicos, Saúde, Educação, entre outros.

Segundo as idealizadoras, a sondagem reflete uma tendência dos varejistas em apostar no marketing como meio de alavancar as vendas a partir do mês de agosto.

É importante ressaltar que, para o e-commerce brasileiro, o segundo semestre é ainda mais lucrativo em razão da Semana do Brasil, que já estamos vivenciando, a Black Friday em novembro e as compras de Natal.

…E por falar em marketing

Lidar com o termo marketing pode ser a fobia de muitos lojistas. Mas na prática não é tão difícil quanto possa parecer. O varejo possibilita uma série de estratégias de marketing que ajudam a alcançar grande parte dos objetivos estimados pela loja.

Os benefícios do investimento em marketing, e esse investimento nem sempre precisa ser financeiro, são inumeráveis. É possível aumentar as vendas, captar novos clientes e outros públicos que talvez não eram alcançados pelo estabelecimento.

Estratégias de marketing ajudam ainda a consolidar a marca da loja e associá-la a uma imagem positiva perante os consumidores. Além disso, promover a fidelização do cliente. Confira aqui as 4 que o Portal Vitrine do Varejo preparou sobre o marketing no varejo.

Veja também:

Preço psicológico como estratégia de vendas
Omnichannel consolidado em tempos de pandemia

Conteúdo Relacionado

varejo
Varejo Alimentar

Varejo: como direcionar as estratégias para a reta final do ano

15.dezembro

É normal que você, do varejo, ainda esteja fazendo as contas para saber como as finanças da loja fecharão neste ano atípico de crise causada pela pandemia. Ao mesmo tempo que já começa a ficar aflito desde já pelas incertezas do ano que está por vir. Ter um ponto de partida é a primeira coisa […]

Smartphone Black Friday
Varejo Alimentar

Black Friday: smartphone é o produto mais procurado para a data

10.novembro

A última sexta-feira de novembro será marcada pelo fenômeno que já tomou conta do Brasil: a Black Friday. Neste ano a data será celebrada no dia 27 de novembro e as expectativas do varejo para as vendas seguem a todo vapor para tentar recuperar as perdas de 2020 por causa da pandemia da Covid-19. Ainda […]

webinar black friday
Varejo Alimentar

Black Friday: UMV e Sebrae se unem para preparar varejista para a data

02.novembro

O mercado tem sinalizado um crescimento nas vendas do comércio varejista em novembro, em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com pesquisas, essa alta será puxada pela Black Friday, e principalmente em supermercados e materiais de construção. A Black Friday acontece no próximo dia 27, última sexta-feira do mês. E neste […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *