Um levantamento demonstrou certo otimismo por parte dos varejistas com as vendas online para o segundo semestre deste ano. É o que aponta a agência de marketing digital Adtail Newblue, junto à E-commerce Brasil.

As expectativas da maioria dos entrevistados (72%), segundo a pesquisa, são de que haverá crescimento para o setor em relação aos seis primeiros meses de 2020. Apenas 12,6% dos varejistas sinalizaram que não devem conseguir superar a receita acumulada até julho.

Investimento em estoque

No caso daqueles varejistas que estão mais otimistas para o período, para alcançar esses resultados eles responderam que pretendem aumentar o estoque visando as operações online.

58% dos varejistas disseram que têm planos de expansão de estoques moderado para o segundo semestre. Outros 24,5% informaram apostar em planos mais arrojados para incrementar o mix.

Investimento em marketing

As vendas online, ainda mais impulsionadas pela pandemia do novo coronavírus, também motivaram o setor a investir em ações de marketing. Com isso, fidelizar a clientela e atrair novos consumidores para a marca.

A pesquisa mostrou que 53,1% dos entrevistados pretendem superar os valores planejados antes da pandemia. Já 19,6% querem reduzir os gastos com esse tipo de investimento. Por fim, apenas 7,7% dos lojistas responderam que não pretendem migrar verba offline para as vendas nos canais virtuais.

O investimento maior no marketing está de acordo com as expectativas de vendas. 39,9% esperam superar a meta do período. Enquanto 35,7% acredita que, afetados pela crise, não vão conseguir atingir a meta avaliada no início do ano. 24,5% indicaram que pretendem atingir a meta do período definida anteriormente à pandemia.

Estudo e-commerce

A pesquisa Perspectivas do Segundo Semestre foi feita diretamente com 143 varejistas online de ramos variados como Moda, Automotivos, Casa e Decoração, Alimentos, Construção, CMB, Informática, Eletrônicos, Saúde, Educação, entre outros.

Segundo as idealizadoras, a sondagem reflete uma tendência dos varejistas em apostar no marketing como meio de alavancar as vendas a partir do mês de agosto.

É importante ressaltar que, para o e-commerce brasileiro, o segundo semestre é ainda mais lucrativo em razão da Semana do Brasil, que já estamos vivenciando, a Black Friday em novembro e as compras de Natal.

…E por falar em marketing

Lidar com o termo marketing pode ser a fobia de muitos lojistas. Mas na prática não é tão difícil quanto possa parecer. O varejo possibilita uma série de estratégias de marketing que ajudam a alcançar grande parte dos objetivos estimados pela loja.

Os benefícios do investimento em marketing, e esse investimento nem sempre precisa ser financeiro, são inumeráveis. É possível aumentar as vendas, captar novos clientes e outros públicos que talvez não eram alcançados pelo estabelecimento.

Estratégias de marketing ajudam ainda a consolidar a marca da loja e associá-la a uma imagem positiva perante os consumidores. Além disso, promover a fidelização do cliente. Confira aqui as 4 que o Portal Vitrine do Varejo preparou sobre o marketing no varejo.

Veja também:

Preço psicológico como estratégia de vendas
Omnichannel consolidado em tempos de pandemia

Conteúdo Relacionado

Christmas gift box and supermarket cart
News

Índice aponta crescimento de 8,8% nas vendas de Natal em lojas físicas

07.janeiro

Mesmo com as dificuldades enfrentadas pelo varejo em 2021, o Natal trouxe incremento nas vendas. De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), as lojas físicas tiveram um crescimento de 8,8%. O ICVA concluiu o relatório com base em dados de 1,3 milhão de varejistas credenciados pela Cielo no país. Esse público está […]

Fundo de telefones móveis
News

Smartphones seguem em alta em 2020

18.março

O varejo de smartphones no Brasil tem bastante para comemorar. O setor apresentou alta nas vendas no ano passado e, ao que tudo indica, vai fechar 2020 em crescimento novamente mesmo diante das incertezas da economia. Pelo menos é o que aponta o estudo da IDC Brasil divulgado nesta semana. O levantamento IDC Brazil Mobile […]

reclame aqui 2022
News

Martins é finalista em duas categorias do Prêmio Reclame Aqui 2022

07.setembro

Prestes a completar 69 anos de história, o Sistema Martins acaba de ser indicado para uma das mais importantes premiações do país sobre relacionamento com o cliente. O maior atacado brasileiro é finalista em duas categorias do Prêmio Reclame Aqui 2022, que avalia a reputação e eficiência no atendimento de empresas nacionais. Com o Martins […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *