Soltar ofertas e promoções de loja ou uma campanha promocional é, sobretudo, uma grande oportunidade para poder aumentar o volume de vendas de determinados produtos ou categorias e dar fluxo ao estoque de itens encalhados.

É ainda uma opção para dar maior visibilidade para a marca e atrair consumidores ao ponto de venda.

Só que é preciso um planejamento prévio a fim de evitar alguns fatores que podem comprometer o sucesso da campanha. Por exemplo: muitas regras para participar – que acabam desmotivando o consumidor -, falha na comunicação, duração longa, falta de confiabilidade naquilo que está se ofertando e pouca criatividade.

O Portal Vitrine do Varejo separou algumas noções básicas e dicas infalíveis para o lojista “pensar fora da caixa” e conseguir concluir as ações promocionais da loja de forma satisfatória, tanto para o varejo, quanto para o cliente.

Definindo a melhor técnica

É importante definir e alinhar todas as ideias antes de concretizar as ações e, para isso, definir qual tipo de promoção é mais viável naquele momento. Ofertas como “pague 1, leve 2”, geralmente muito utilizadas no setor supermercadista, são funcionais para dar rotatividade aos produtos com prazos de validade mais apertados.

Descontos para as próximas compras levam o cliente a ter interesse em voltar à loja e ajuda a fidelizar o público-alvo. Se esse for o objetivo da loja, é uma das ações mais efetivas, desde que o benefício também tenha um prazo limitado para ser concedido para que o cliente não demore a voltar.

Oportunidade

Datas comemorativas são muito usadas para divulgar ofertas de produtos sazonais. Ajudam na saída dos produtos que não podem ficar encalhados após o período e atrai mais gente para comprar na loja. Mas mais do que focar em datas tradicionais como Dia das Crianças, Natal, Black Friday, entre outras, o varejista precisa ser criativo e pensar antes da concorrência em explorar outras datas ao longo do ano.

A Universidade Martins do Varejo (UMV) pode te ajudar no melhor direcionamento para as promoções por meio de consultorias e treinamentos que ajudarão nos desafios e na elaboração de estratégias de sucesso para a loja.

Criatividade em jogo

Depois de planejar e escolher qual tipo de ação, o lojista deve se preocupar em ser criativo e, se possível, contar com a ajuda de um profissional de marketing para direcionar melhor as ações.

Não há muitas regras nesse quesito porque cada loja pode personalizar suas próprias ações. Mas a comunicação visual, seja ela física ou virtual, deve ser bem alinhada para divulgação das promoções.

Use cartazes com cores que chamam a atenção, mas sem parecer muito poluído. Tenha as redes sociais como ótimas aliadas e uso frases e peças publicitárias criativas para chamar a atenção e até a ajudar a aumentar o número de seguidores da página. Muitos varejistas têm aproveitado a onda de “memes/virais da internet” para atrair o cliente.

A criatividade funciona muito para promoções de aniversário da loja ou até mesmo do cliente cadastrado. Ofereça a ele bons descontos no mês de aniversário, por exemplo. Envie um convite de felicitações e conceda esse presente para que ele possa usufruir na loja. Esse é um dos motivos que o banco de dados deve estar sempre atualizado com as informações da clientela.

Conteúdo Relacionado

datas-comemorativas
Varejo Alimentar

Datas comemorativas ajudam a alavancar vendas no varejo

11.abril

Estar por dentro das datas comemorativas é uma importante estratégia para alavancar as vendas. Por meio delas, varejistas encontram uma referência de planejamento para desenvolver campanhas. Nesse desafio, a Universidade Martins do Varejo (UMV) e o Martins.com.br disponibilizam o Calendário do Varejo 2022 para cinco segmentos. De acordo com o especialista em gestão de varejo […]

google
Varejo Alimentar

Google e suas ferramentas gratuitas que ajudam os pequenos negócios

13.outubro

As micro e pequenas empresas são as mais afetadas durante o período crítico da economia com a pandemia da Covid-19. Por isso, o setor carece de atenção e incentivos que ajudem os empreendedores a contornar essa situação. O Google conta com ferramentas de utilização gratuita voltadas para essa categoria. O apoio é pautado na ideia […]

Semana do Brasil
Varejo Alimentar

Semana do Brasil: se prepare para vender mais!

18.agosto

Falta menos de um mês para a Semana do Brasil, que acontecerá entre os dias 3 e 13 de setembro. É um convite para o varejo brasileiro impulsionar as vendas oferecendo descontos ao consumidor. Com isso, minimizar os impactos negativos causados pela crise da pandemia do novo coronavírus. Criado pelo governo federal, a Semana do […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *