O aplicativo WhatsApp Business foi atualizado e agora passa a contar com novos recursos para facilitar ainda mais a experiência do varejo com as vendas pelo aplicativo.

De acordo com uma pesquisa da consultoria de marketing RD Station, 8 em cada 10 lojistas usam o WhatsApp para vendas. A maior parte deles (78%) utiliza o WhatsApp Business. Os percentuais demonstram a relevância da plataforma para os negócios.

De olho na potencialidade do comércio por meio do aplicativo que já conta com mais de 200 milhões de usuários, a empresa que controla o conglomerado de redes WhatsApp, Facebook, Messenger e Instagram, passou a fazer melhorias na ferramenta.

A nova atualização contempla a criação de um link para anúncios no Facebook compartilhados para o Whats, além de mudanças na linha de transmissão. A seguir, vamos entender melhor o que são as novas funcionalidades.

Anúncios integrados ao Whats

Esse é um recurso para beneficiar o lojista que tem dificuldade de estar em várias plataformas ao mesmo tempo. O Facebook continua tendo sua grande relevância comercial.  

Então, agora, é possível publicar um anúncio no Facebook com um botão no próprio conteúdo. Quando o consumidor clica no anúncio, ele imediatamente é direcionado para uma conversa no WhatsApp. 

Pela conversa criada automaticamente a partir do anúncio no Facebook, o lojista vai iniciar o atendimento do cliente e concluir toda a etapa da venda pela conversa. O canal também pode ser um tira-dúvidas para o cliente. 

Com a mudança, os lojistas não precisam mais ter a obrigatoriedade de ter uma conta no Facebook só para negociar pelo canal de mensagens. O próprio WhatsApp passa a se integrar à plataforma e permite a divulgação de forma clara, simples e rápida. 

Listas de transmissões 

Já está em fase de testes a função de listas de transmissão personalizadas. As lojas poderão criar lembretes automáticos, informar os consumidores sobre as ações promocionais e até parabenizar por datas especiais os clientes. Tudo isso de forma personalizada. 

A nova função vai contar com inclusão de botões “call to action”. Isso quer dizer aquelas mensagens automáticas dentro da conversa em forma de notificação, de forma que o cliente possa ir para o site da loja ou algum outro endereço eletrônico secundário. 

Um exemplo de call to action seria: “Tem campanha nova no ar! Acesse o site (só clicar no botão abaixo) e veja as ofertas.”

Também vai ser possível agendar os disparos das mensagens ou enviar instantaneamente para a lista de transmissão personalizada. Lembrando que essas funções serão liberadas apenas para a versão Business. 

O varejista precisa baixar gratuitamente o app WhatsApp Business na loja de aplicativos do celular, confirmar o número de telefone e criar um perfil comercial da empresa na plataforma.  

 Leia também:

Eletroeletrônicos crescem 13% nos primeiros seis meses do ano
Setor cervejeiro cresce quase 12%, aponta Anuário da Cerveja

 

Conteúdo Relacionado

compra-pelo-whatsapp
News

Pesquisa mostra que 8 em cada 10 empresas usam WhatsApp para vendas

25.abril

O uso do WhatsApp já é consolidado no varejo nacional. Conforme pesquisa da especialista em marketing RD Station, 8 em cada 10 empresas utilizam o WhatsApp para vendas. Em 78%, a versão profissional, WhatsApp Business, é a que prevalece. Para o resultado foram ouvidas 1,7 empresas de diferentes segmentos e portes de todo o Brasil, […]

whatsapp-nos-negocios
News

Comprar e comunicar, as vantagens do Whatsapp nos negócios

08.julho

Usar o Whatsapp nos negócios está entre as estratégias adotadas por empresas para alcançar um número maior de clientes durante essa pandemia. O aplicativo de mensagens se tornou corriqueiro no dia a dia das pessoas. E passou a ser o aliado do comércio varejista brasileiro, que foi atingido em cheio pelas restrições sanitárias por causa […]

compras-online
News

Compras online caem no gosto dos consumidores, aponta pesquisa

29.junho

O que vem aquecendo a economia durante toda a pandemia são as compras online, impulsionadas pelas facilidades oferecidas pelas plataformas virtuais e propostas mercadológicas das redes sociais. De acordo com dados divulgados pela pesquisa Social Commerce, publicada pela All iN/Social Miner em parceria com a Etus e a Opinion Box, as compras online viraram realidade […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *