O Instagram está com novidades que podem ser grandes aliadas dos varejistas. Entre os destaques estão as postagens pelo computador e o link nos Stories. Foram liberadas ainda as colaborações entre perfis. Além disso, a função de vídeo Reels está otimizada.

Todos esses recursos prometem aumentar a visibilidade de conteúdos. E essa é a principal sacada para quem busca atrair consumidores por meio das redes sociais.

Segundo a Pesquisa Retomada do Consumo 2021, 30% dos consumidores iniciaram ou aumentaram as compras online durante a pandemia. Desses, 80% comprou por meio de novos canais de venda, como o WhatsApp ou a própria rede social da loja.

A seguir, confira como aproveitar as mudanças para divulgar seus produtos e serviços no Instagram.

O famoso ‘Arrasta para cima’

Compartilhar páginas externas por meio de links nos Stories do Instagram agora está ao alcance de todas as contas. Essa foi a primeira mudança anunciada pela plataforma, no final de outubro.

Até então, apenas perfis com mais de 10 mil seguidores tinham esse privilégio. No entanto, o famoso “Arrasta para cima” foi substituído por uma figurinha (sticker). Mesmo em formato diferente, a ferramenta tem tudo para dar aquele gás nas divulgações dos seus produtos.

Veja como adicionar links aos stories:

1- Adicione uma foto ou vídeo ao Story;
2- Ao editar, selecione a opção de figurinhas (imagem de um adesivo sorrindo) no canto superior direito;
3- Busque pela opção “Link” e clique nela;
4- Digite o link e clique em “Concluir”;
5- Pronto! Você já pode colocar o adesivo em qualquer lugar da foto ou vídeo da sua loja. Ainda é possível trocar o sticker de cor tocando sobre ele.

Postando pelo computador

Depois de muitos pedidos dos usuários, a plataforma passou a permitir postagens de fotos e vídeos pelo computador. A função desktop do Insta não está disponível para Stories ou Reels. Porém, o recurso permite edição e uso de filtros na foto ou vídeo para o feed.

Para ter acesso à ferramenta, a versão web está disponível em instagram.com. Na sequência, clique no símbolo +, disposto no canto superior direito da tela e selecionar a imagem que será publicada.

Facilitando parcerias

O “Collabs” é outro recurso que pode fortalecer o perfil ao permitir que duas contas compartilhem a mesma postagem. Com o post colaborativo do Instagram, todo o engajamento de uma conta também pertence à outra e vice-versa.

Portanto, estão inclusos curtidas, compartilhamentos, salvamentos e comentários. Na prática, a conta de uma loja pode crescer muito mais rapidamente com as postagens feitas em colaboração.

Para usar do “Collabs”, abra sua conta no Insta e faça o passo a passo de uma postagem comum no feed. Abra a galeria e escolha a imagem. Em seguida, marque o perfil com quem você quer fazer a colaboração.

Feita a marcação, clique em “Convidar um colaborador”. O botão está ao lado do “Marcar pessoas”. Depois, é só escrever a legenda e publicar.

Mas atenção: a colaboração só vai aparecer se o outro perfil aceitar o convite. Sendo assim, o convidado deve acessar a página de atividades do perfil, tocar no alerta e pressionar o botão “Analisar”. Então, finalmente, aparecem as opções “Aceitar e “Recusar”.

Reels mais criativos

Na concorrência com o TikTok, o Instagram tem aprimorado o Reels. A mais recente atualização aumentou os recursos para combinar música e imagens com mais diversão e facilidade. Pelo menos é o que promete o aplicativo.

Por exemplo, a ferramenta conta com efeitos bi e tridimensionais para compartilhar a letra de música no post. São o “2D” e “3D lyrics effects”. Já o “Superbeat” ajuda a criar edições visuais ao ritmo de uma música. Desse modo, o recurso combina som e realidade aumentada.

Todas as novidades do Reels estão na ferramenta “Efeitos”. Ela é simbolizada pelo sinal de brilho que fica no menu do lado esquerdo da tela. Basta clicar nesse símbolo e testar mais esses novos recursos do Instagram.

Gostou desse conteúdo? Se inscreva na nossa newsletter e receba conteúdos como este gratuitamente e em primeira mão!

Leia também:

Vestuário e celular lideram tendência de compras na Black Friday 2021
Marketplace do Sistema Martins é integrado ao aplicativo Apporteira

Conteúdo Relacionado

Woman using her mobile phone , city skyline night light  backgro
News

WhatsApp: consumidores recorrem ao aplicativo para pesquisar e comprar

05.novembro

Quem diria que um aplicativo de mensagens instantâneas mais do que representaria um meio de socialização virtual. O WhatsApp conta com cerca de 160 milhões de usuários brasileiros e ultrapassou as barreiras do varejo e hoje, inclusive com a sua versão Business, vem se consolidando como uma das principais ferramentas para estreitar a relação entre […]

Woman Typing Phone Message On Social Network At Night
News

Uso do Whatsapp: nova funcionalidade é anunciada

14.setembro

Como está o uso do Whatsapp na rotina do seu negócio? O aplicativo passou a ser fundamental não só para se comunicar com os clientes, mas também como importante canal de vendas. Quem usa a versão Business do app, por exemplo, conta com recursos exclusivos para quem está no meio corporativo. E mais uma funcionalidade […]

whatsapp-nos-negocios
News

Comprar e comunicar, as vantagens do Whatsapp nos negócios

08.julho

Usar o Whatsapp nos negócios está entre as estratégias adotadas por empresas para alcançar um número maior de clientes durante essa pandemia. O aplicativo de mensagens se tornou corriqueiro no dia a dia das pessoas. E passou a ser o aliado do comércio varejista brasileiro, que foi atingido em cheio pelas restrições sanitárias por causa […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *