
Mesmo com as dificuldades enfrentadas pelo varejo em 2021, o Natal trouxe incremento nas vendas. De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), as lojas físicas tiveram um crescimento de 8,8%.
O ICVA concluiu o relatório com base em dados de 1,3 milhão de varejistas credenciados pela Cielo no país. Esse público está distribuído em 18 setores da economia. O período avaliado foi de 19 a 25 de dezembro.
Considerando o crescimento global, o incremento de caixa no varejo brasileiro foi 11,1%. O percentual é ligeiramente superior aos 9,8% estimados no início de dezembro pela Confederação Nacional do Comércio (CNC). Porém, está abaixo da média de 22% registrada no período nos últimos dez anos.
No on-line
Já o e-commerce teve um desempenho 38,6% superior ao registrado no Natal de 2020. De acordo com o diretor de inteligência da Cielo, Pedro Lippi, um único setor puxou as vendas no on-line.
“Turismo e Transporte. Sem esse setor, o e-commerce teria um crescimento de 23,2%”, avaliou Lippi.
Natal x setores em destaque
Conforme o ICVA, o setor de Turismo e Transporte teve um aumento de 73% na receita. Em segundo lugar, com alta de 15,9%, está o de Livrarias, Papelarias e afins. Também se destacaram os setores de vestuário, artigos de esporte e joalherias.
Ainda de acordo com a pesquisa de Natal, o menor índice de vendas contemplou o chamado varejo alimentício especializado, que engloba chocolates, bebidas e doces. Nesse segmento, o crescimento foi de 1,9%.
Saldão de verão
De olho na possibilidade de ampliar a recuperação de caixa, os varejistas agora apostam nas tradicionais promoções janeiro. No blog FalaMart tem um texto com estratégias para o saldão de verão. O momento é super oportuno para queimar o que restou do Natal.
Gostou desse conteúdo? Se inscreva na nossa newsletter e receba conteúdos como este gratuitamente e em primeira mão!
Leia também:
Confira dez tendências de consumo no varejo em 2022
Pagamentos digitais: varejo deve ficar atento a 5 tendências para 2022
Conteúdo Relacionado

Dia das Mães 2023 marca a recuperação do varejo
23.maio
As expectativas do varejo para o Dia das Mães 2023 se superaram e atingiram bons índices para o segundo período comercial mais vantajoso em volume de vendas. A intenção de compra já havia atingido o maior nível desde 2014 e se concretizou. O índice FGV IBRE, da Fundação Getúlio Vargas, foi divulgado no fim de […]

Estratégias para o Natal: varejo deve rever ações para garantir vendas
08.dezembro
Considerada uma das melhores datas para o varejo, o Natal deste ano chega com um alerta. Se até novembro a previsão era de que as vendas fossem ao menos 2,1% maiores, a perspectiva mudou após a Black Friday. Para atrair o consumidor, será necessário repensar as estratégias para o Natal. Há um mês, a Confederação […]

E-commerce deve movimentar R$ 6,05 bilhões na Black Friday 2022
13.outubro
Falta pouco mais de um mês para a edição da Black Friday 2022. Neste ano, a data coincide que a Copa do Mundo e um período de retomada mais forte da economia. Segundo a Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (ABComm), a sazão deve movimentar R$ 6,05 milhões apenas no e-commerce nacional. A estimativa da entidade […]