Sortimento amplo ou mix de produtos, permite atender mais clientes e reforça a imagem de loja completa.

Basta entrar em uma padaria e perceber que há tempos esse local não vende apenas pão, como antigamente. O mesmo acontece com os postos de combustíveis que faturam bem na oferta de produtos e serviços. Esse é um dos desafios de quem está no mercado: oferecer produtos sortidos para atender e atrair os consumidores. Além de ser uma necessidade de sobrevivência, a diversificação é hoje uma forma de se diferenciar da concorrência e manter-se no ramo, que está cada vez mais disputado.

A escolha de um mix mais amplo permite atender uma gama maior de clientes e reforça a imagem de loja completa. Mesmo não sendo fácil essa escolha dos produtos ofertados, é possível avançar no assunto tomando decisão simples, que você confere a seguir:

1 – Saiba o que é o mix de produtos

Mix tem o significado de mistura, combinação. Quando falamos em mix de produtos, estamos nos referindo à diversidade de produtos existentes em uma loja. Por exemplo: em uma loja de artigos de informática, alguns dos itens mais vendidos com certeza será notebook. Porém, importante o lojista ficar atento às oportunidades em vendas de produtos com sinergia, como roteadores, impressoras, entre outros.

Mix de Produtos
Mix de Produtos

Saber gerenciar esses elementos é fundamental para obter sucesso. A diversificação do mix de produtos deve fazer parte de uma ação estratégica, apresentando ao cliente os diferenciais da sua loja e sua identidade. Assim, é possível atrair mais consumidores, aumentando as chances de vendas.

Outra vantagem é que o aumento do mix de produtos facilita a compra por impulso, pois o cliente vai para comprar determinado item, mas, ao ver outro exposto em conjunto acaba levando os dois. Portanto, diversificar os produtos é essencial para obter melhores resultados.

2 – Considere o seu nicho de mercado

Muito importante ter o mix diversificado na loja, mas é fundamental conhecer o público-alvo. Por isso, ao começar a diversificar os produtos analise o público da sua loja e defina a quantidade de itens oferecidos de acordo com o segmento do varejo em que trabalha.

3 – Faça ajustes de acordo com as necessidades

Fique de olho na sazonalidade, tanto as datas mais importantes como em categorias sazonais. No verão, por exemplo, não deixe faltar climatização em sua loja. Ligue os aparelhos para chamar atenção dos clientes.

4 – Atente-se às despesas

No processo de diversificação é preciso ficar atento ao volume de estoque. Reforce o estoque de alto giro e não deixe faltar produtos que irão aumentar ganho de sua loja.

5 – Treine a equipe de vendedores

De nada adianta ter um mix de produtos diversificado se a equipe de vendedores não está preparada para atender os clientes. Isso ocorre quando os colaboradores não conhecem o perfil da loja e os produtos vendidos. Ofereça treinamentos e capacitações, não somente antes do vendedor iniciar o trabalho, mas quando houver mudanças de linha ou aumento do mix de produtos.

6 – Organize o mix de produtos

Você pode oferecer produtos bem diversificados para atender a um público amplo, mas é importante que eles estejam organizados a fim de garantir uma coerência. Os mesmos devem ser expostos preenchendo todos os espaços da prateleira e os estilos dos produtos oferecidos também devem ser considerados. Aproxime os produtos semelhantes e complementares mantendo um agrupamento de marcas e linhas de produtos, respeitando seu público alvo. Na hora de expor os itens, retire-os das caixas, que inclusive podem ser utilizadas para coloca-los em exposição. Lembrando que escolher o mix não é apenas cor e sim tamanho, marca, entre outros pontos.

7 – Conheça os clientes

Todo lojista deve conhecer seus clientes. Pesquisas ajudam sobre suas reais demandas, necessidades, preferências e desejos. Também é importante verificar se o atendimento oferecido na loja está sendo bem-aceito, quanto tempo, em média, os clientes costumam passar no estabelecimento, entre outros indicadores, que ajudam a definir estratégias e, no caso do aumento do mix de produtos, o lojista consegue visualizar quais produtos serão mais aceitos.

8 – Analise a concorrência antes de diversificar os produtos

Também é necessário conhecer a concorrência. Identificar os produtos mais vendidos e como é feita a oferta de produtos pelo concorrente são formas de verificar se a sua loja está trabalhando conforme a demanda do mercado e se há a necessidade de acrescentar outros produtos ao mix. Dessa forma é possível se diferenciar da concorrência.

Confira algumas dicas para oferecer a solução completa para seus clientes:

Secadores: Chapinha, Modeladores

Notebook: Modem, Roteadores, Estabilizadores, Impressoras e /ou multifuncionais

Cozinha, tenha a solução completa: Refrigerador, Fogão, micro-ondas, freezer, cooktop, Coifa e forno

Smartphone: amplificadores de sinal wifi, acessórios para smartphones.

Ar-Condicionado: Umidificador de Ar

TV: Áudio, DVD.

Impressoras e ou Multifuncionais: Suprimentos (cartuchos, toner e refil)

Lavanderia: Lavadoras e Ferros de Passar (Seco e Vapor)

Eletroportáteis: conheça o perfil de clientes em sua a loja e estejam atentos as novidades no mercado. É uma categoria que tem aumentando a demanda de produtos coloridos. Então, não tenha apenas produtos na cor branca.

 

Patrícia Knippel
Gestão de Categorias – TEI

Conteúdo Relacionado

Fundo de telefones móveis
TEI

Smartphones seguem em alta em 2020

18.março

O varejo de smartphones no Brasil tem bastante para comemorar. O setor apresentou alta nas vendas no ano passado e, ao que tudo indica, vai fechar 2020 em crescimento novamente mesmo diante das incertezas da economia. Pelo menos é o que aponta o estudo da IDC Brasil divulgado nesta semana. O levantamento IDC Brazil Mobile […]

dispositivos wearables
TEI

Dispositivos inteligentes em alta no mercado de TIC

21.fevereiro

O ano está só começando e com ele iniciam os indicadores que devem dar uma ideia de como será o ano para os variados segmentos do varejo. No mercado de Tecnologia da Informação e Telecomunicações (TIC), por exemplo, deverá haver crescimento de 4,9% nas vendas deste ano. A previsão é da consultoria IDC Brasil que […]

Samsung Smartphone
TEI

Linhas A10s, A20s e A30s chegam ao mercado com câmeras aprimoradas

19.dezembro

Alinhar bom custo-benefício com qualidade é algo que a Samsung vem trabalhando há tempos para continuar oferecendo o que há de melhor no mercado de smartphones e se destacando mundialmente com uma das principais marcas do segmento. Nós já mostramos aqui no Portal Vitrine do Varejo a maior autonomia e índice de inovação dos aparelhos […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *