Importante ingrediente de coquetéis clássicos para os brasileiros, o gim tem ganhado cada vez mais mercado no país. Conforme levantamento do Euromonitor, o volume consumido nacionalmente deve triplicar até 2026, passando dos 13,1 milhões de litros registrados até o final de 2021 para 35,1 milhões de litros.

Em análise feita à Isto é, o empresário Nick Johnston, que atua em São Paulo no segmento de destilados, diz que a versatilidade é o grande atrativo da bebida.

“A mixologia e a coquetelaria cresceram muito nos últimos 10 anos e o gim é um dos principais insumos. O gim pode ser consumido sozinho ou compor coquetéis para todos os paladares”, observa.

Em 2017, quando o mercado de destilados ficou parado no Brasil, o gim foi a única bebida cuja venda cresceu. Naquele ano, o Brasil passou de 27º para 22º lugar entre os maiores mercados consumidores do produto. Em 2022, o país deve chegar a 17º.

Com a expansão do consumo, a concorrência entre marcas também cresceu. Hoje, o consumidor encontra bons rótulos internacionais e nacionais. A produção local, inclusive, já possui marcas premiadas.

Oportunidade para o fim de ano

Mesmo que ainda não seja um dos destilados mais vendidos, o gim oferece excelentes oportunidades para o varejo. Além de ter opções em diferentes faixas de preço, é um produto que pode elevar o ticket médio no PDV ao ser associado com outros itens.

O gim, como se sabe, cai bem puro e misturado, seja com água tônica ou com frutas, especiarias e outras bebidas. Dessa forma, é promessa de boas vendas especialmente para o fim de ano, quando o consumo de alcoólicos costuma ter destaque devido às festividades de Natal e Ano Novo.

Guia de drinks gratuito

Para ajudar os lojistas, a Universidade Martins do Varejo (UMV) preparou um guia prático de drinks. Aproveitando o clima de Copa do Mundo, o material tem sugestões de combinações temáticas, que podem ter o gim incluso. Vale a pena conhecer e se inspirar.

O guia prático de drinks está em formato pdf e pode ser baixado gratuitamente (clique aqui). Além de conhecer alguns preparos, os lojistas ainda têm acesso à página do Martins Atacado Online, que fornece diversos produtos de qualidade e com segurança na entrega.

Gostou do conteúdo? Assine também a nossa newsletter para receber conteúdos como este gratuitamente e em primeira mão!

Leia também:

Serviço de Atendimento ao Consumidor tem novas regras
Estratégias para o Natal: varejo deve rever ações para garantir vendas

Conteúdo Relacionado

copa-do-mundo-no-catar
Varejo Alimentar

Copa do Mundo no Catar movimenta setor de bebidas e alimentos no Brasil

06.dezembro

O setor de alimentos e bebidas está mais aquecido no varejo brasileiro devido à Copa do Mundo no Catar. É o que mostra a pesquisa divulgada na última semana pela NielsenIQ. Só no comércio eletrônico, o segmento cresceu 13,8% durante a Black Friday deste ano no comparativo com 2021. Conforme a pesquisa, os jogos da […]

bottles of champagne
Varejo Alimentar

Espumantes ganham a preferência do consumidor e devem estar no radar do varejo

30.agosto

O consumo de espumantes está em ascensão no Brasil. Tanto que, no último ano, o volume de vendas da bebida superou o de vinhos. Logo, o varejo deve estar atento para aproveitar as oportunidades oferecidas pelo segmento. Conforme pesquisa da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), 40,4 milhões de garrafas de espumantes foram comercializadas no país […]

pascoa-2022
Varejo Alimentar

Com a estratégia certa, Páscoa 2022 pode trazer fôlego ao varejo

22.fevereiro

Na próxima semana, começa o primeiro grande momento do ano para o varejo. É a sazão Páscoa 2022, que chega para movimentar o segmento em meio a um cenário econômico difícil. Contudo, adotar algumas estratégias pode trazer novo fôlego para o setor. Entre os executivos ouvidos pela SA Varejo, a exposição casada de produtos é […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *