Rapidez e independência na hora de ir às compras. O perfil do consumidor brasileiro mudou especialmente nos dois últimos anos e o mercado de autoatendimento se tornou uma solução importante na competição entre comércio físico e digital. Há pelo menos dois anos, grandes redes aderiram à inovação.

Em 2020, a empresa de pesquisa Global Market Insights já apontava que o mercado de autoatendimento seria responsável por R$ 3 bilhões de dólares em transações até 2027. O estudo ainda estimou um ritmo de crescimento em cerca de 11% ao ano.

Iniciativas de sucesso x autoatendimento

Em março de 2021, a Amazon inaugurou sua primeira loja sem caixa fora dos Estados Unidos. Desde então, basta o cliente aproximar da porta o celular com o aplicativo da empresa para entrar e fazer as compras. Os itens são tirados da prateleira são adicionados ao carrinho virtual após a identificação ser feita por sensores de câmera da empresa. O pagamento também é feito pelo aplicativo.

No Brasil, C&A, Leroy Merlin, Le Biscuit e a Rede Smart Supermercados contam com iniciativas de self-checkout, que é o nome dado a esse modelo de negócio. Entretanto, no geral, as iniciativas envolvem um sistema híbrido, onde o autoatendimento é uma opção dentro da loja.

No caso da Rede Smart Supermercados, uma nova marca foi desenvolvida exclusivamente para o varejo de autoatendimento. Trata-se do Smart Toda Hora., cuja primeira unidade foi inaugurada em outubro de 2022 no Maranhão.

Praticidade e tecnologia

O Smart Toda Hora nasceu da parceria entre a Rede Smart e o Sistema Martins para ser uma solução de atendimento autônomo por meio de aplicativo. Cada projeto ocupa uma área média de 15 a 20 metros quadrados, onde está disposto um mix de produtos de mercearia e perecíveis. Do acesso à loja até o pagamento da compra, tudo é controlado virtualmente.

Para comprar em uma loja Smart Toda Hora, o cliente precisa baixar o aplicativo (app) da unidade e se cadastrar. Como não há funcionários na loja, o acesso é autorizado mediante QR Code na porta de entrada. Uma vez dentro da estrutura, o próprio consumidor escaneia o código de barras dos itens de interesse e efetua o pagamento diretamente no aplicativo (self checkout).

O filiado Smart que adere à inovação conta com sistema para controle de estoque, gestão financeira e emissão de notas fiscais. Além disso, o lojista tem acesso a software para gestão do relacionamento com o cliente (CRM), o que permite a geração de ofertas exclusivas conforme o perfil de cada consumidor.

Outro benefício oferecido pela Smart Toda Hora está na parceria que a Rede Smart tem com as principais indústrias, ações de trade marketing e fidelização do consumidor. Tudo isso com a experiência em varejo de quase 70 anos do Grupo Martins e a tradição de mais de 20 anos da marca Smart Supermercados.

Com a criação do Smart Toda Hora, a Rede Smart Supermercados amplia o portfólio de atendimento aos varejistas, uma vez que os modelos tradicionais de loja seguem importantes para o setor. Contudo, o aumento da demanda de compras por conveniência viabiliza o self-checkout como grande aposta de negócios.

Gostou do conteúdo? Assine também a nossa newsletter para receber conteúdos como este gratuitamente e em primeira mão!

Leia também:

Programa de Desenvolvimento Rede Smart ganha novo formato
Filas em lojas atrapalham experiência de compra dos consumidores

Conteúdo Relacionado

Smart Toda Hora
Varejo Alimentar

Smart Toda Hora: Smart Supermercados lança modelo de negócio de loja autônoma

29.dezembro

Os mercados autônomos são a grande tendência no varejo. Mais tecnológico, de fácil instalação e manutenção e menos dispendioso do que os estabelecimentos tradicionais, esse modelo de negócio tem conquistado o consumidor. Atenta à demanda do setor, a Smart Supermercados acaba de criar a sua marca de loja autônoma, a Smart Toda Hora. A primeira […]

smart-day-2022
News

Smart Day 2022: mega encontro de varejistas filiados está de volta

16.agosto

Filiados da Rede Smart Supermercados terão um grande encontro na próxima semana. Após duas edições virtuais de um dos maiores eventos do ramo varejista, o Smart Day está de volta e acontecerá nos dias 23 e 24 de agosto. Com o tema “Conexão com o futuro”, o evento será presencial em um resort na Costa […]

higiene-pessoal
Varejo Alimentar

Varejo tem no setor de higiene pessoal um aliado para alavancar as vendas

21.julho

As vendas de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos estão cada vez mais aquecidas. Conforme a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o setor cresceu 6,5% apenas no primeiro trimestre de 2022 e mostra fôlego para fazer a diferença no caixa do varejo até o fim do ano. A […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *