
A Plataforma Think with Google, desenvolvida pelo Google para compartilhar insights, tendências e ideias sobre marketing digital e tecnologia, ranqueou sete melhores datas que devem gerar boas vendas em 2023. A lista é baseada em dados e análises obtidos a partir das ferramentas e serviços do Google, mas também considera outras fontes. Além disso, apresenta estratégias para o varejo, seja físico ou online, aproveitar melhor esses períodos.
Antes de seguir para a lista, vale destacar que a Universidade Martins do Varejo (UMV) disponibiliza gratuitamente o Calendário Varejo 2023. O material está em PDF e oferece conteúdo exclusivo e diversificado para cada segmento varejista.
Nele é possível consultar datas importantes para um público específico e obter dicas de planejamento, campanhas e portfólio para o estoque. Clique aqui e baixe o seu. Com o seu Calendário do Varejo 2023 em mãos, é hora de conhecer os insights que a plataforma Think with Google destaca para o resto do ano.
Dia das Mães
A primeira data é a do Dia das Mães. O Google aponta que as pesquisas em seu buscador com a frase “ideias de presente de Dia das Mães” tiveram um aumento de 330%. Outra frase bem posicionada é “lembrancinha dia das mães”, que registrou crescimento de 110% na procura.
Ou seja: tem muito espaço a ser trabalhado pelo varejo. A Think With Google sugere que os empreendedores se posicionem, desde já, em toda a jornada de compra. Nesse processo, é importante oferecer informações sobre produtos e ofertas, além de investir em conteúdo inspiracional.
Mês do Orgulho LGBTQIAPN+
Junho é o mês do Orgulho LGBTQIAPN+ e o período também visto como uma oportunidade de aproximação do varejista com os consumidores. Segundo o Google, o Brasil ocupa a 5ª posição entre os países com maior número de buscas pelo termo LGBTQIAPN+.
A empresa ainda constatou que caiu o uso de expressões ofensivas e preconceituosas em pesquisas sobre gênero e sexualidade. Em contrapartida, a procura por palavras adequadas aumentou.
Dessa forma, uma empresa que investe em diversidade e inclusão tende a ser melhor vista pelos consumidores. Claro que esse posicionamento não deve se restringir ao mês de junho.
Dia dos Namorados
Na pesquisa sobre Dia dos Namorados, o Google identificou que, desde 2021, estão maiores as buscas pelo termo “não monogâmico”. Nos últimos cinco anos, a alta foi de 250%. Já a busca pela expressão “Dia dos Namorados” está menor. Outro insight da plataforma é que o interesse por presentes na data supero o de buscas pelo termo “jantar no Dia dos Namorados”.
O que o varejo pode tirar de lição é que o formato dos relacionamentos está mudando na sociedade brasileira. Portanto, é preciso que a comunicação do comércio também mude para que se mantenha relevante junto ao consumidor.
Férias escolares
Para 46% dos usuários da plataforma Waze, férias só são consideradas reais quanto incluem viagem. Outros estudos do Google também informam que 72% dos brasileiros afirmam que encaixariam no orçamento qualquer plano de férias. No último ano, a busca por “férias escolares” foi o maior desde junho de 2005.
Portanto, os lojistas devem dar atenção especial a esse período, lembrando que o planejamento de férias pode começar com seis meses de antecedência. Para não ficar de fora, vale promover campanhas de ofertas e produtos que atendam esse público.
O combo de Outubro
Dia das Crianças, dos Professores, de Nossa Senhora Aparecida e de Halloween. As datas se diferem umas das outras, mas estão no foco do brasileiro.
No caso do Dia das Crianças, o interesse é bem grande entre os consumidores. Conforme o Google, as buscas costumam crescer um mês antes, em outubro.
O Halloween, no dia 31, é outra data que caiu no gosto dos brasileiros. O Google aponta que a procura pelo termo é maior do que por “Dia das Bruxas”. O brasileiro ainda busca por fantasias, decoração, personagens e filmes de terror clássicos.
Black Friday
De acordo com relatório conjunto do Google e a consultoria Ipsos, 75% dos consumidores brasileiros planejavam, em 2022, iniciar as compras um mês antes da Black Friday. A consultoria Offerwise também constatou que 85% dos brasileiros estão comprando de forma mais intencional na data comercial.
Leia também:
Mercado de produtos infantis de higiene e beleza segue em alta
Um terço dos consumidores prefere comprar por meio de autosserviço
Conteúdo Relacionado

Festa junina 2023: vai começar o arraial de vendas!
30.maio
Uma dos períodos mais deliciosos do ano está ON! É época da festa junina 2023 e o momento para colocar em prática as ações de vendas para o período de comidas e bebidas típicas da cultura caipira. A novidade deste ano é que, por lei, a celebração das festas juninas passou a ser reconhecida como […]

Observatório do Comércio Eletrônico: Plataforma faz panorama do varejo online
25.maio
Consumidores e varejistas ganharam mais uma ferramenta para mapear o comércio eletrônico no Brasil. Neste mês, o governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, lançou o Observatório do Comércio Eletrônico, plataforma com insights em tempo real do e-commerce. Chamada de Observatório do Comércio Eletrônico, a ferramenta foi desenvolvida em parceria […]

Dia das Mães 2023 marca a recuperação do varejo
23.maio
As expectativas do varejo para o Dia das Mães 2023 se superaram e atingiram bons índices para o segundo período comercial mais vantajoso em volume de vendas. A intenção de compra já havia atingido o maior nível desde 2014 e se concretizou. O índice FGV IBRE, da Fundação Getúlio Vargas, foi divulgado no fim de […]