Investir em tecnologia e inovação é uma das grandes apostas do varejo, em suas várias modalidades, para poder crescer ainda mais em resultados e faturamento.  O estudo Liga Insights Retail, realizado pela Liga Ventures, mostrou que existem 293 startups com soluções para o varejo no Brasil atualmente.

As empresas são divididas em 13 categorias, sendo que 14,4% delas atuam no segmento de Sistema de Gestão de Lojas e Estoque, seguido por Fintechs no Varejo (13,7%), Marketing e CRM (12,4%) e soluções de Fidelização, Recomendação e Cashback (12%).

O levantamento destacou como as tecnologias vêm contribuindo para a modernização do setor, facilitando a gestão dos varejistas e propiciando melhores experiências aos consumidores.

Varejo físico e online

A preferência pela compra em lojas físicas ainda é nitidamente sentida conforme as pesquisas com o segmento. Mas de acordo com o startup hunter da Liga Ventures, Raphael Augusto, a parcela de compradores que usam a internet também vem ficando expressiva, já que nove em cada 10 consumidores pesquisam valores e produtos pela internet antes de ir ao ponto de venda.

“O comportamento do consumidor vem mudando consideravelmente na última década e está seguindo os passos da revolução digital. A necessidade de inovação se faz necessária e, como em diversos setores, o varejo também precisa se adequar às novas necessidades dos consumidores”.

Ferramentas

Algumas tecnologias já são primordiais para facilitar o bom andamento das lojas. Entre elas se destacam a geolocalização, que permite que as lojas sejam mais eficientes e assertivas, inclusive nas campanhas mobile para atrair o cliente.

O Marketing Omnichannel também é uma ferramenta poderosa para aproximar varejo e consumidor. Por meio dessas soluções, as empresas podem explorar os dados de localização gerados por usuários de aplicativos e transformá-los em estratégias eficientes para comunicação, vendas, marketing e expansão do negócio.

Além disso, os hotspots e chatbots também são inovações que fazem a diferença na hora de atrair os clientes. Segundo previsões do Gartner, em 2020 os chatbots serão usados em 25% das operações voltadas para o atendimento consumidor.

O Flix do Varejo também traz inúmeros recursos para auxiliar o varejista no desenvolvimento do negócio. São conteúdos e ferramentas exclusivas para o fomento do mercado. Seja assinante e agregue mais experiência e aprendizado ao gerenciamento da loja.

Conteúdo Relacionado

News

Por que é um desafio investir em inovação no Varejo?

13.fevereiro

Um estudo desenvolvido com varejistas pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Laboratório de Inovação do Varejo (ProVA) apresentou a percepção de que os empresários reconhecem a importância de inserir inovação no negócio, mas que os desafios ainda são muitos.

News

Velocidade e conveniência estão entre as prioridades para o consumidor, sua loja está pronta?

08.fevereiro

Preço, qualidade, atendimento e praticidade são alguns dos fatores que estimulam o consumidor a comprar. Mas será que é o que realmente importa para os clientes do varejo? A PwC trouxe mais uma edição da Pesquisa Global Consumer Insights e assinalou que também destacam entre as preferências do shopper: velocidade e conveniência.

News

Diferencial na sua loja: como oferecer serviços dos Correios no seu varejo

07.fevereiro

Uma nova modalidade de negócio está sendo proposta pelos Correios ao varejo brasileiro. Por meio de processo seletivo, com edital aberto até o próximo dia 8 de março, as lojas interessadas poderão aderir ao canal de atendimento Correios Aqui. Com ele, os clientes poderão realizar pagamentos à vista ou a faturar dentro da própria loja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *