Investir em tecnologia e inovação é uma das grandes apostas do varejo, em suas várias modalidades, para poder crescer ainda mais em resultados e faturamento.  O estudo Liga Insights Retail, realizado pela Liga Ventures, mostrou que existem 293 startups com soluções para o varejo no Brasil atualmente.

As empresas são divididas em 13 categorias, sendo que 14,4% delas atuam no segmento de Sistema de Gestão de Lojas e Estoque, seguido por Fintechs no Varejo (13,7%), Marketing e CRM (12,4%) e soluções de Fidelização, Recomendação e Cashback (12%).

O levantamento destacou como as tecnologias vêm contribuindo para a modernização do setor, facilitando a gestão dos varejistas e propiciando melhores experiências aos consumidores.

Varejo físico e online

A preferência pela compra em lojas físicas ainda é nitidamente sentida conforme as pesquisas com o segmento. Mas de acordo com o startup hunter da Liga Ventures, Raphael Augusto, a parcela de compradores que usam a internet também vem ficando expressiva, já que nove em cada 10 consumidores pesquisam valores e produtos pela internet antes de ir ao ponto de venda.

“O comportamento do consumidor vem mudando consideravelmente na última década e está seguindo os passos da revolução digital. A necessidade de inovação se faz necessária e, como em diversos setores, o varejo também precisa se adequar às novas necessidades dos consumidores”.

Ferramentas

Algumas tecnologias já são primordiais para facilitar o bom andamento das lojas. Entre elas se destacam a geolocalização, que permite que as lojas sejam mais eficientes e assertivas, inclusive nas campanhas mobile para atrair o cliente.

O Marketing Omnichannel também é uma ferramenta poderosa para aproximar varejo e consumidor. Por meio dessas soluções, as empresas podem explorar os dados de localização gerados por usuários de aplicativos e transformá-los em estratégias eficientes para comunicação, vendas, marketing e expansão do negócio.

Além disso, os hotspots e chatbots também são inovações que fazem a diferença na hora de atrair os clientes. Segundo previsões do Gartner, em 2020 os chatbots serão usados em 25% das operações voltadas para o atendimento consumidor.

O Flix do Varejo também traz inúmeros recursos para auxiliar o varejista no desenvolvimento do negócio. São conteúdos e ferramentas exclusivas para o fomento do mercado. Seja assinante e agregue mais experiência e aprendizado ao gerenciamento da loja.

Conteúdo Relacionado

News

Como alavancar o consumo de produtos de giro rápido em sua loja?

09.abril

Ainda que o cenário não tenha sido dos mais favoráveis em 2018, os setores supermercadista, farma e atacarejo se destacaram no período.

News

A maioria da população consumidora não se prepara para aposentar, saiba o porquê.

05.abril

O orçamento enxuto é o principal motivo que leva grande parcela da população brasileira a não se aposentar. A pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil, em parceria com o Banco Central, mostra que cerca de 60% dos consumidores não estão preparados para a aposentadoria.

News

Você conhece seu público? 96% dos responsáveis pelas compras são mulheres

03.abril

No mês dedicado à mulher, a Nielsen divulgou informações sobre o panorama da mulher brasileira no mercado varejista e comprovou que elas são maioria nas lojas. Com base na pesquisa “Estilos de Vida 2018”, 96% dos responsáveis pelas compras são mulheres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *