Depois do período de festas de fim de ano é preciso pensar em uma nova etapa importante para o varejo: as liquidações. No Brasil, o mês de janeiro já se tornou característico. Para os lojistas, é a melhor hora para promover a queima de estoque de produtos com baixa procura. Além disso, renovar o mix.

O período de promoções engloba todos os setores do comércio, desde alimentos a equipamentos eletrônicos. Há redes varejistas que conseguem promover descontos de até 80% em determinados produtos.

A oportunidade para alavancar as vendas no ano é ainda maior quando os consumidores também ficam atentos às promoções. Muitos poupam o dinheiro no final do ano para esperar pelo mês de liquidações.

Planejar é essencial

O lojista precisa ficar atento a algumas questões para saber aproveitar muito bem o momento sem acarretar prejuízos. Para isso, ter planejamento é essencial, a começar pela seleção dos produtos que devem entrar em promoção. Sendo assim, o varejista deve optar principalmente pelos itens que não tiveram boa saída para dar giro ao estoque.

A exposição das promoções deve ser levada em consideração para atrair os consumidores na loja. Dessa forma, em caso de haver vitrines, é válido destacar os itens mais afetados pela promoção com etiquetas de valores com o “de/por”. Também é válido utilizar o percentual de desconto em evidência.

Como a concorrência é pesada nesse período de liquidações, fazer a divulgação das ofertas em veículos de comunicação ou até mesmo nas redes sociais e aplicativos de mensagens pode ser um grande diferencial.

Outra sugestão é traçar uma meta, projetando as vendas com base no preço ajustado e considerando o volume do estoque a ser comercializado durante o período da ação.

O Flix do Varejo traz um e-book sobre o tema com muitas dicas para quem quer aprender a liquidar da maneira correta. Seja um assinante e tenha acesso ao e-book e diversos outros conteúdos exclusivos para auxiliar no desenvolvimento do varejo. Acesse agora mesmo a plataforma.

Conteúdo Relacionado

TEI

Cresce utilização de TVs para acesso à internet, aponta IBGE

10.janeiro

Mais de 7 milhões de novos usuários passaram a usar TVs para o acesso à internet em 2017. O dado representa um crescimento de 16,3% em relação ao ano anterior.

TEI

Estimativa é que R$ 53,5 bilhões sejam injetados na economia neste Natal

27.novembro

O mercado varejista já começa a se preparar para a principal época de compras do ano. Lojas decoradas, planejamento de estoque, contratações temporárias e mix temático em evidência já podem ser vistos no comércio. O intuito é estimular as vendas de fim de ano e a previsão é que o Natal movimente cerca de R$ 53,5 […]

TEI

Desempenho do varejo manifesta crescimento, aponta índices

01.outubro

As atividades no setor varejista demonstraram melhora, ainda que pequena, no início deste semestre e indicam um desempenho em crescimento do comércio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *