Entender como o mercado vem evoluindo e os reflexos que as transformações digitais têm sobre o varejo brasileiro exige mais do que o interesse em se informar. Também é importante buscar o conhecimento por meio de atividades de capacitação.

O desenvolvimento do negócio demanda que o varejista invista na profissionalização da loja envolvendo todos os processos de gestão, bem como o passo a passo das tarefas de cada um da equipe. E como é possível alcançar esses objetivos?

Se capacitando e procurando conhecimento onde há atualização sobre as tendências, o direcionamento do mercado para, de forma didática e prática, esse conteúdo ser absorvido e aplicado na rotina da loja.

Diversos segmentos do varejo vêm sendo impactados diretamente pela pandemia e se viram obrigados a adaptar rapidamente a novos comportamentos de consumo. A loja precisa ser competitiva para se manter no mercado e atualizada para satisfazer o consumidor, que está cada vez mais exigente.

Por isso, o varejista precisa ter o seu negócio muito bem estruturado para saber responder a esse mercado, além de oferecer as melhores experiências ao público. Só assim, os resultados vêm.

Programa Avance

Pensando nessa realidade, a Universidade Martins do Varejo (UMV) está com as inscrições abertas para mais uma turma do Programa Avance, realizado em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC).

Com no máximo 25 clientes por turma e certificado garantido pela FDC, uma das instituições de ensino mais conceituadas do país, o Programa Avance é dividido em seis módulos durante 12 meses de treinamento. A previsão de início das aulas é 22 de abril

Entenda um pouco o direcionamento de cada um deles:

Módulo 1 – Gestão estratégica do varejo

No primeiro momento, a capacitação trabalha o monitoramento constante das análises de performance do varejo como riscos e oportunidades. A falência de muitas empresas é declarada justamente pela incapacidade de avaliar os riscos ou pela perda de oportunidades por não monitorar o que acontece internamente e, assim, o varejista não consegue melhorar os resultados do negócio.

Módulo 2 – Gestão econômico-financeira

Partindo do pressuposto de que grande parte das empresas não fazem análises ou acompanhamentos de entradas e saídas de produtos, atuam sem previsão orçamentária e falta de gestão de custos e despesas, o treinamento vai abordar os fundamentos econômicos e financeiros dos negócios para nortear melhor esse gerenciamento.

Módulo 3 – Gestão de processos e cadeia de suprimentos

A empresa que não possui os processos muito bem definidos, independentemente da área, vai enfrentar bastante dificuldade para definir metas e chegar aos resultados. A estrutura organizacional deve ser acompanhada por um bom gerenciamento, de processos e pessoas, para aplicar as devidas ferramentas e melhorar continuamente o gerenciamento dos processos.

Módulo 4 – Governança em empresas familiares

O módulo 4 vai abordar a dinâmica das empresas familiares e todos os conceitos e fundamentos da governança corporativa. Um dos principais problemas é que, muitas vezes, o pequeno varejo não sabe como definir seus sucessores. Essa é uma das partes do programa mais esperadas pelos inscritos.

Módulo 5 – Gestão de pessoas e liderança

Em seguida é a vez de entender todo o processo de gestão de pessoas, como captar, avaliar, desenvolver, motivar e reconhecer os funcionários. No setor supermercadista, principalmente, muitas lojas sofrem com rodízio de pessoas e, com isso, aumentam os gastos com rescisões. O Avance vai direcionar os alunos às melhores práticas para evitar esse tipo de situação.

Módulo 6 – Gestão da inovação, tecnologia digital e marketing no varejo

No último momento do programa, serão abordados todos os avanços relacionados à digitalização dos negócios, além de abordagens de venda, relacionamento com o cliente e pós-venda. O objetivo é fazer com que a loja esteja imersa ao mundo digital, para que possa se adaptar e sobreviver ao atual cenário.

Mas essa é apenas uma amostra do que o Avance proporciona aos gestores do varejo. Os encontros são 100% online e vão ajudar os varejistas a definir e implementar metas para a evolução do varejo.

Inscrições

Para participar é muito prático. Basta acessar o link para as inscrições e preencher os dados solicitados no formulário e aguardar o contato da UMV. Mais informações por meio dos canais:

E-mail: ana.carol@martins.com.br
Telefones: (34) 99138-7138 | (34) 3218-1338
Se inscreva e melhore os resultados!
Acesse o site da UMV!

Leia também:

Pandemia faz venda de alimentos saudáveis bater recorde em 2020
Páscoa à vista e boas oportunidades de venda

Conteúdo Relacionado

FDC em BH
News

FDC entre as 10 melhores escolas de negócios do mundo

20.maio

Parceira da Universidade Martins do Varejo (UMV), a Fundação Dom Cabral (FDC) segue se destacando no cenário internacional de ensino voltado para o desenvolvimento de negócios. O jornal Financial Times divulgou o novo ranking “Financial Times Executive Education 2020” e revelou que a instituição está entre as 10 melhores escolas de negócios do mundo. De […]

whatsapp-nos-negocios
News

Comprar e comunicar, as vantagens do Whatsapp nos negócios

08.julho

Usar o Whatsapp nos negócios está entre as estratégias adotadas por empresas para alcançar um número maior de clientes durante essa pandemia. O aplicativo de mensagens se tornou corriqueiro no dia a dia das pessoas. E passou a ser o aliado do comércio varejista brasileiro, que foi atingido em cheio pelas restrições sanitárias por causa […]

programas-de-fidelidade
News

Programas de fidelidade seguem em alta no varejo mesmo na pandemia

01.julho

Uma boa maneira de chamar a atenção dos consumidores e, consequentemente, aumentar a receita é oferecer vantagens para esse público. Além das promoções e ações sazonais, vale a pena investir em programas de fidelidade. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), houve um significativo aumento de 10 pontos percentuais […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *