A iluminação é uma função tão básica da loja que a maior parte dos lojistas não se preocupa em projetar suas lâmpadas para trabalhar em prol do aumento de suas vendas. Aliás, você sabia que a iluminação de loja é um dos principais motivos pelo qual o cliente entra da sua loja?

A disposição correta das lâmpadas ajuda a atrair a atenção dos consumidores. Para isso, o ponto de partida no projeto de iluminação é priorizar a fachada da loja, especialmente se há concorrentes por perto ou se o empreendimento está em um setor comercial com várias lojas. Opte sempre por vitrines amplas e dê a devida visibilidade para aqueles produtos que precisam ter maior saída.

 

 

No interior da loja, a combinação de iluminação permite que o cliente se sinta confortável e, dependendo do ambiente, em um local intimista e agradável. Isso fará com que ele permaneça por mais tempo no ponto de venda, estendendo a jornada de compra. É possível ainda realçar com jogo de luzes as gôndolas e ilhas de produtos sazonais ou em oferta.

O uso de luminárias pelos corredores ou lâmpadas ao longo dos displays de produtos também ajudam a nortear o shopper pela loja e impulsionar a jornada dele. Uma pesquisa desenvolvida pela empresa do setor Zumtobel, em 2010, apontou várias maneiras de melhorar as vendas a partir do investimento com iluminação.

 

#1 Contraste

Segundo o estudo, a iluminação de varejo deve ser de alto contraste, facilitando a percepção e aumentando os níveis de atenção dos consumidores. É importante ainda distribuir a luz certa para dar uma sensação subjetiva de bem-estar. Além disso, a iluminação vertical facilita a orientação e deixa o cliente mais à vontade para percorrer por quase todos os ambientes, senão todos.

 

#2 Temperaturas

As temperaturas de cor frias parecem mais espaçosas, enquanto as temperaturas de  cores quentes criam uma impressão de familiaridade. No caso de supermercados, vale enfatizar o sistema de iluminação geral nas seções de produtos perecíveis como hortifrúti e frios, mas sempre tomando cuidado com a temperatura projetada sobre os produtos que são sensíveis ao calor. Os departamentos especializados como açougue e panificadora carecem também de uma iluminação destacável para direcionar o consumidor para esses locais.

 

#3 Foco

Outra impressão destacada pela pesquisa é de que a iluminação direcionada ou dinâmica nas prateleiras, realçando os produtos, faz com que os clientes demorem mais no estabelecimento. A iluminação integrada na prateleira é recomendada em todos os níveis e ajudará a alavancar as vendas.

A iluminação faz a loja ter um diferencial na hora de motivar os clientes a gastarem mais. É o momento de aproveitar para destacar determinados produtos, categorias, valorizar o mix da loja, o ambiente e a marca.

Como está a iluminação de sua loja? Se você tem interesse em montar um projeto de iluminação para economizar na conta de luz e melhorar a percepção do cliente, entre em contato pelo e-mail umv@martins.com.br, ou acesse nossa página para ler mais sobre o assunto.

Conteúdo Relacionado

crédito
News

Lojistas têm dificuldades em contratar crédito no Brasil, diz pesquisa

31.julho

A contratação de crédito por parte dos pequenos varejistas é uma realidade que, em muitas situações, precisa ser considerada para investir nos negócios. Contudo, o período econômico que ainda segue em recuperação lenta se torna um grande entrave. Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito […]

neoempreendedorismo
News

Neoempreendedorismo: como melhorar a experiência de compra do seu cliente?

29.julho

Já ouviu falar em neoempreendedorismo? É dentro deste conceito que parte um dos principais mecanismos para garantir uma experiência incrível de compra e a consequente fidelização do cliente à loja. Nos tempos atuais, os lojistas precisam se reinventar e inovar o tempo todo para acompanhar o ritmo dos consumidores, que digerem quase que em tempo […]

negócio
varejo

Planejamento do meu negócio: como crescer na correria do dia-a-dia?

23.julho

Como, em meio a tanto trabalho, posso criar um ritmo sustentável de crescimento para minha loja? Essa é uma dúvida muito comum entre empresários. Alguns buscam ajuda de consultores para encontrar respostas, o que também é muito efetivo, mas muitos podem encontrar várias respostas dentro da própria empresa. A resposta mais comum chama-se Planejamento Estratégico. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *