Com a estimativa de faturamento superior a R$ 200 bilhões em 2022, o setor de franquias chega a 2023 com perfil diferenciado. Conforme levantamento feito pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, novos formatos, canais alternativos e recursos para expansão devem estar na mente do varejista que pretende apostar suas fichas nesse tipo de empreendimento.

Para o CEO e fundador da Praxis Business, Adir Ribeiro, o grande desafio está na integração das mudanças que surgiram no pós pandemia. “As franqueadoras precisarão ser mais rápidas e os franqueados mais compreensivos para entender essas mudanças”, afirmou em entrevista.

Principais tendências setor de franquias

Mas quais são essas mudanças transformadas em tendência em 2023? É a primeira delas, lógico, se relaciona com a volta dos atendimentos presenciais. Desse modo, as franquias, que conseguiram grande avanços ao se viabilizarem remotamente, precisam proporcionar momentos de conexão física.

Ao mesmo tempo, modelos de negócio que favorecem o home office, delivery e o atendimento em cidades pequenas devem seguir avançando. O perfil de multifranqueado (empresário que possui várias franquias da mesma marca ou de marcas diferentes) deve se tornar cada vez mais importante nesse cenário.

Além disso,  o mercado vê a necessidade de que as redes de franquias gerem mais valor para o franqueado. É necessário ainda apostar em marcas que fortaleçam a comunicação digital das franquias, fornecendo regras de padronização da marca e ajudando na implementação de boas práticas de governança.

Os setores mais fortes

Para quem procura investir em uma boa franquia, os setores considerados mais fortes para o próximo ano são o de alimentação, saúde, beleza e bem-estar e seguros. Essas áreas ainda se recuperam dos impactos da pandemia, mas se mostraram em 2022 com grande potencial de crescimento.

O que especialistas apontam é que franqueados devem procurar segmentos que apresentam alto grau de inovação, demanda ou margem de lucro. Dessa forma, os setores em destaque atendem em algum nível essas características.

Franquias de educação e turismo

As franquias nos setores de educação e turismo também são promissoras para 2023. Na retomada econômica pós crise sanitária provocada pela pandemia de Covid-19, as franquias de educação tiveram o quarto melhor desempenho no 3º trimestre de 2022, pois cresceram 22,9%. Em quinto lugar, com faturamento 17,3%, estão as franquias de turismo.

Gostou do conteúdo? Assine também a nossa newsletter para receber conteúdos como este gratuitamente e em primeira mão!

Leia também:

Começou o verão: confira como o varejo pode lucrar mais no período
Mais saúde e praticidade: o que esperar do varejo alimentar para 2023

Conteúdo Relacionado

carnaval 2023
News

Chegada do Carnaval 2023 movimenta varejo

31.janeiro

O Carnaval 2023 está cada vez mais perto e gera boas oportunidades para o varejo. Com a perspectiva de feriado prolongado e o turismo aquecido, uma das maiores festas nacionais deve gerar um faturamento 27% maior do que em 2022, especialmente para o setor de turismo. Conforme a Confederação Nacional do Comércio (CNC), estima-se que […]

canais-digitais
News

Parte dos pequenos negócios ainda atua fora dos canais digitais

20.janeiro

Quase 30% das empresas brasileiras de micro e pequeno porte não possuem canais digitais. É o que mostra a mais recente pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Conforme o levantamento, são 5,3 milhões de pequenos negócios que deixam de vender para consumidores que compram por meio de sites, aplicativos […]

Smart Toda Hora
Varejo Alimentar

Smart Toda Hora: Smart Supermercados lança modelo de negócio de loja autônoma

29.dezembro

Os mercados autônomos são a grande tendência no varejo. Mais tecnológico, de fácil instalação e manutenção e menos dispendioso do que os estabelecimentos tradicionais, esse modelo de negócio tem conquistado o consumidor. Atenta à demanda do setor, a Smart Supermercados acaba de criar a sua marca de loja autônoma, a Smart Toda Hora. A primeira […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *