
Nos últimos anos, os supermercados têm expandido sua função entre os consumidores. Hoje, são verdadeiros ambientes de conveniência, onde o cliente pode encontrar um pouco de quase tudo. Portanto, não é de se surpreender que estejam ganhando público no segmento de food service.
Se até bem pouco tempo atrás, a alimentação fora de casa era comum em bares, restaurantes, food trucks e padarias, agora estamos na era do food service no supermercado. Quem já acumula experiência de décadas sabe o quanto esse tipo de negócio é promissor. Afinal, a estratégia funciona porque facilita a vida dos consumidores.
Food servisse facilitando a vida do consumidor
Nos supermercados da rede paranaense Festival, os clientes contam com bufê para almoço e cafeteria há cerca de dez anos. Conforme levantamento do S.A. Varejo, 5% dos clientes das unidades consomem nas áreas de food service.
A estimativa se repete na rede carioca Zona Sul, que adota food service no supermercado há 20 anos. Atualmente, 5% dos consumidores diários frequentam o setor, que oferece massas, saladas, carne grelhada e comida japonesa.
Na rede paulistana TriMais, os consumidores têm opções de bufê e à la carte, além de lanches e porções. Cenários semelhantes podem ser conferidos no Carrefour e nas redes mineiras Supermaxi e Smart (essa do Sistema Martins), que também adotam modelos de food service no supermercado.
O que as redes varejistas ensinam
A Rede Smart, inclusive, possui uma página com dicas de receitas em seu portal oficial. Batizada de “Receitas dos Chefe”, ela apresenta conteúdos como guia de drinks para a Copa do Mundo, lista de compras e até ensina a fazer ovos mexidos.
A iniciativa vai de encontro com uma tendência que já é sucesso entre consumidores de lojas físicas de países europeus. De acordo com a analista de alimentos e nutrição da Euromonitor, Caroline Kurzwell o food service no supermercado europeu inclui sugestão de receitas nas gôndolas, com a oferta de itens nas medidas certas.
“Reduz de 30 minutos para apenas cinco minutos a ida às compras”, afirma a analista em reportagem publicada no site Sua Franquia.
O food service no supermercado ainda impulsiona outro tipo de negócio no varejo alimentar supermercadista: o e-commerce. De acordo com a Forbes, de 20% a 30% do comércio em supermercados se voltou para o online no auge da pandemia de Covid-19 e isso se reflete na oferta de refeições no pós-pandemia.
Portanto, as empresas que conseguirem digitalizar o food service tendem a conquistar ainda mais clientes. Outra forte tendência é a personalização apontada pelo Euromonitor, com o fornecimento de itens cada vez menos industrializados, mais naturais e vegetarianos.
Gostou do conteúdo? Assine também a nossa newsletter para receber conteúdos como este gratuitamente e em primeira mão!
Leia também:
Black Friday 2022 pode bater recorde histórico em vendas, diz CNC
Programa de Desenvolvimento Smart é reestruturado e ganha formato híbrido
Conteúdo Relacionado

Marcas próprias do varejo conquistam cada vez mais espaço entre consumidores
10.março
Conforme a empresa de pesquisa de mercado NielsenIQ, um em cada três lares brasileiros possuem produtos de marcas próprias de varejistas e atacadistas. Apenas no primeiro quadrimestre do ano passado, os consumidores investiram quase 8% a mais nesse segmento do que no mesmo período de 2021. A Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (ABMAPRO) […]

Mercado de indulgentes cresce no varejo com versões mais saudáveis e reduzidas
22.novembro
O mercado de indulgentes está em alta. De acordo com pesquisa realizada neste ano pela multinacional de alimentos Archer Daniels Midland Company (ADM), 56% dos consumidores latino-americanos acreditam que apreciar guloseimas faz parte de uma dieta saudável. O estudo também mostra que, se esse produto trouxer algum benefício para a saúde, seu poder de atração […]

Calendário Varejo 2022: como se preparar para cada data sazonal
12.janeiro
Trabalhar as datas comemorativas para incrementar e alavancar as vendas da sua loja não é novidade para você. Assim como se planejar para executar as ações do ano todo. Para te apoiar nessa caminhada, está no ar o Calendário Varejo 2022, exclusivo para cada segmento e com informações detalhadas das principais sazões. O calendário, que […]