Uma dos períodos mais deliciosos do ano está ON! É época da festa junina 2023 e o momento para colocar em prática as ações de vendas para o período de comidas e bebidas típicas da cultura caipira. 

A novidade deste ano é que, por lei, a celebração das festas juninas passou a ser reconhecida como manifestação da cultura nacional. Isso quer dizer que, conforme a legislação sancionada no dia 26 de abril pelo presidente da República, as festas juninas são oficialmente parte da nossa cultura. 

Por isso a festa junina 2023 chega com um gostinho ainda mais especial neste ano. Além dessas novidades, é definitivamente o ano em que as festas estão sendo retomadas em integralidade em todo país. A Organização Mundial de Saúde declarou, no mês passado, o fim da Emergência de Saúde Pública Global da Covid-19. 

Circuito festa junina 2023

Ainda falando em políticas públicas com foco na festa junina 2023, uma iniciativa inédita do governo de Minas Gerais promove um intenso circuito das festas no estado.  

De acordo com o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas, Leônidas Oliveira, o programa Minas Junina busca fortalecer a festividade em todo o território mineiro.  

Já existem no nosso estado alguns eventos tradicionais. Lançar um novo olhar para essas celebrações é o objetivo do Minas Junina, que reconhece a importância delas para as comunidades, para a geração de emprego e renda, e do legado cultural que elas preservam”, comentou o secretário. 

No ano passado, cerca de 3 milhões de pessoas celebraram as festas juninas de Minas e, para a Fecomércio MG, 51% das empresas do varejo alimentar foram afetadas positivamente pelas festas. 

Além disso, o Ministério do Turismo estima que a festa junina 2023 deve injetar R$ 1 bilhão na economia nacional. Considerando só as tradicionais festas na Bahia, a estimativa é receber cerca de 1,5 milhão de turistas.  

O varejo então precisa se preparar para atender as expectativas de consumo e focar no mix sazonal de festa junina. O grande destaque é o sortimento do varejo alimentar, mas itens de decoração e papelarias também têm grande apelo para o período. 

Mix x Festa Junina 2023

Não há que se falar em festa junina sem comida típica. Então, aposte no mix de pipoca, milho de canjica, amendoim, coco ralado, paçoca, fubá, farinha de milho etc.  

O mix junino perfeito é aquele que contempla ao menos os itens necessários para as receitas básicas de festa junina como bolo de milho, pamonha, cocada, canjica, arroz-doce, maria-mole curau de milho, quentão, pé-de-moleque, caldo, entre outras. 

Faz muita diferença montar uma exposição diferenciada (e com a decoração caprichada) com esse mix para chamar a atenção dos consumidores para o período junino.  

Leia também:

Observatório do Comércio Eletrônico: Plataforma faz panorama do varejo online
Dia das Mães 2023 marca a recuperação do varejo

Conteúdo Relacionado

Beautiful family standing at the cash counter
News

Varejo já representa 26,4% do PIB nacional

22.agosto

O varejo ampliado, que inclui as categorias de automóveis e materiais de construção, apresentou movimentou R$ 2,61 trilhões no ano passado. O setor corresponde a 26,4% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Os dados são conforme a 10ª edição do estudo “O Papel do Varejo na Economia Brasileira”, feito anualmente pela Sociedade Brasileira de Varejo […]

segundo semestre
News

Boa notícia! Consumo tende a aumentar no segundo semestre

13.julho

O segundo semestre do ano começa a todo vapor e com muitas datas comerciais a serem bem exploradas pelo varejo. Além disso, os indicadores que medem a confiança de consumo têm sido otimistas.  De acordo com um levantamento recente feito pela empresa Trigg, essa realidade reflete as tendências de consumo para os próximos meses. O […]

dia das maes 2023
News

Dia das Mães 2023 marca a recuperação do varejo

23.maio

As expectativas do varejo para o Dia das Mães 2023 se superaram e atingiram bons índices para o segundo período comercial mais vantajoso em volume de vendas. A intenção de compra já havia atingido o maior nível desde 2014 e se concretizou.   O índice FGV IBRE, da Fundação Getúlio Vargas, foi divulgado no fim de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *