Mais de 60% dos consumidores brasileiros já compraram algum produto no Facebook. Foi o que revelou uma pesquisa recente da Opinion Box sobre a quarta maior rede social do mundo.  

No ranking das redes com maior número de usuários atualmente, o Facebook fica atrás do WhatsApp (169 mi), YouTube (142 mi), Instagram (113 mi) com o total de 109 milhões de usuários. No fim do ano passado, a plataforma chegou a 2 bilhões de usuários ativos diariamente.  

Mas embora muitos ainda deixem a rede de Mark Zuckerberg de escanteio nas estratégias de marketing digital, por acreditar que seja arcaica demais para o negócio, a pesquisa demonstra o contrário. O Facebook ainda é muito expressivo para o varejo brasileiro. 

Comportamento dos usuários X Facebook

Quase metade dos entrevistados (49%) disse que gastam muito tempo do dia navegando no Facebook, sendo que 18% deles acessam pelo menos uma vez por dia a rede social.   

Além disso, 58% dos usuários informaram acompanhar e interagir com as fotos dos amigos, enquanto 46% preferem interagir nos grupos que interessam. Ainda 44% publicam fotos frequentemente e 42% interagem nas publicações que aparecem no feed.   

Outro dado que chama bastante atenção no estudo é a percepção que os consumidores têm sobre as lojas na rede. Quase 80% deles afirmaram que seguem o perfil de alguma marca ou empresa pela plataforma.   

Além disso, 59% concordam que as empresas devem estar presentes nas redes sociais para interagir com os consumidores, sendo que 63% concordaram que a plataforma tem o poder de aproximar pessoas e marcas.  

Influência no consumo X Facebook

É estatístico! O Facebook é também uma plataforma de visibilidade de marca e impulsionando nas vendas.  

De acordo com a pesquisa, 62% dos usuários disseram que já compraram através da plataforma. Sendo que, 57% deles foram influenciados a comprar por indicações de amigos pelo Facebook.  

Em relação aos anúncios pagos, 49% disseram que os anúncios que chegam a eles por meio da página do Facebook de fato têm a ver com eles. Mas para 38% raramente clicam em anúncios das lojas. Além disso, 43% afirmaram já terem comprado algo a partir de um anúncio que clicou. 

Os dados demonstram a relevância e o poder de marketing de influência que o Facebook ainda detém. A ferramenta é uma boa alternativa para melhorar o relacionamento com os clientes e fortalecer a marca no ambiente digital.  

Leia também:

Varejo já representa 26,4% do PIB nacional
Novas regras de parcelamento no FGTS beneficiam pequenos varejistas

Conteúdo Relacionado

Young woman using and looking at smartphone with feeling happy
News

Novos recursos do WhatsApp Business para o varejo aproveitar

01.agosto

O aplicativo WhatsApp Business foi atualizado e agora passa a contar com novos recursos para facilitar ainda mais a experiência do varejo com as vendas pelo aplicativo. De acordo com uma pesquisa da consultoria de marketing RD Station, 8 em cada 10 lojistas usam o WhatsApp para vendas. A maior parte deles (78%) utiliza o […]

compras-online
News

Compras online caem no gosto dos consumidores, aponta pesquisa

29.junho

O que vem aquecendo a economia durante toda a pandemia são as compras online, impulsionadas pelas facilidades oferecidas pelas plataformas virtuais e propostas mercadológicas das redes sociais. De acordo com dados divulgados pela pesquisa Social Commerce, publicada pela All iN/Social Miner em parceria com a Etus e a Opinion Box, as compras online viraram realidade […]

Shoploop
News

Shoploop: nova plataforma do Google para estimular compras através de vídeos

31.julho

Aproveitando o momento em que a internet pulveriza a interação social por vídeos, o Google lançou o Shoploop. A plataforma vai unir o recurso com uma melhor vivência de compra aos consumidores. A plataforma de e-commerce permite às marcas e influencer digitais gravarem vídeos para disseminar informações e experimentação dos produtos disponíveis. A partir disso, […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *