Acompanhar o ritmo do consumidor, sempre muito atento às novas tecnologias e em busca de facilidades, não é fácil. O perfil de consumo muda o tempo todo e com isso o mercado também. Mas, uma forma fundamental de fidelizar o cliente e atrair novos públicos até a loja é marcar presença nas redes sociais, a começar pelo Facebook.

A rede social foi pioneira em oferecer contas comerciais e vem se profissionalizando ano a ano para atender as necessidades do varejo. Ao lado do Instagram, a plataforma lidera a mídia digital e móvel ainda mais com os mecanismos de publicidade que já oferece.

Contudo, antes de criar anúncio e posts patrocinados no Facebook, é preciso entender algumas noções básicas e que podem ser feitas de forma simples para aproveitar muito bem a rede social e tornar a loja mais vista, sem gastar nada. O Portal Vitrine do Varejo levantou oito dicas para ajudar os varejistas a “bombarem” suas marcas no Facebook e assim converterem os seguidores e/ou curtidas em bons resultados de vendas para os negócios.

 

Influência das redes sociais pode ser peça-chave para o varejo

Internet está presente em 74,9% dos domicílios brasileiros

 

1 – Opte pela página

O primeiro passo é criar a página da loja para poder ter acesso a todos os benefícios do “Facebook para empresas”, ao invés de um perfil pessoal. Além de dar um ar mais profissional ao negócio, as métricas da plataforma serão melhor direcionadas para você filtrar o público-alvo.

 

2 – Mais imagem, menos texto

É perceptível que grande parte dos usuários na web querem mais ver, que ler. Então, textões na página nem
pensar. Pense sempre eu colocar imagens atrativas, que vão despertar a atenção do cliente. Há estudos que
indicam que o uso de imagens torna as publicações mais engajadas. O uso de emojis na descrição do post
também pode ser interessante, dependendo de qual for o público.

 

3 – Mais imagens, de novo

Por falar em imagens, vídeos costumam dar muitas visualizações e prendem a atenção do usuário por mais tempo. Os usuários se sentem mais estimulados em assistir a um vídeo que esteja incorporado à timeline. A propósito, não é erro publicar o link do site ou plataforma de vídeo no feed, porém o algoritmo do Facebook dá prioridade aos arquivos incorporados diretamente na rede social e isso estimula mais as visualizações.

 

4 – Promoções e concursos

Tem muita validade realizar promoções, sorteios e concursos com premiação na página. Muitas lojas adotam essas ações para conquistar novos seguidores e curtidas para a página de forma orgânica. Realmente os resultados são imediatos! Mas, nem sempre isso vai atrair clientes e pessoas que tenham o perfil de interesse da loja, já que muitos só passam a curtir a página para participar de sorteios. Cuidado! Para se fazer essas ações é preciso estar em consonância com a legislação federal 5.768, caso contrário, há riscos de ser penalizado e até perder a página no Facebook, além de pagar multa.

 

5 – Horários dos posts no Facebook

Para melhorar o engajamento da página, pode ser interessante observar os horários em que os consumidores estão mais online e dispostos a interagir com as publicações, especialmente nos finais de semana. Por meio do Facebook Insights, o administrador da página consegue visualizar quais os horários de pico dos leitores e, assim, direcionar suas ações para este horário.

 

6 – Antes qualidade que quantidade

Muita gente acredita que quanto mais se postar na página, quanto maior o número de conteúdos, maior a interação com os consumidores. Mas, a proposta não é bem essa. O ideal é ter conteúdos com maior qualidade, porque é ela que vai atrair mais clientes. Os algoritmos no Facebook são criados para filtrar os posts sem muita relevância. É por isso que às vezes algumas publicações não têm sequer curtida ou compartilhamentos, bem como um alcance mínimo de pessoas.

 

7 – Esteja presente

O administrador ou editor da página tem ainda mais resultados quando interage com os leitores. Responder comentários e mensagens no inbox são formas eficientes de personalizar os atendimentos com os potenciais consumidores. Também é preciso responder a todas as perguntas, especialmente as críticas. Isso dá ainda mais relevância a sua marca e cria uma relação de confiança com os seguidores.

 

8 – Botão ativado

No caso de ter um site, blog ou loja virtual, deixe ativado o botão do Facebook para que as pessoas cliquem no ícone e sejam redirecionadas à página da rede social, bem como a opção de compartilhamentos dos posts ou produtos nas próprias redes. Isso expande o alcance das publicações e ainda divulga seu conteúdo, produto ou promoções.

Conteúdo Relacionado

crédito
News

Lojistas têm dificuldades em contratar crédito no Brasil, diz pesquisa

31.julho

A contratação de crédito por parte dos pequenos varejistas é uma realidade que, em muitas situações, precisa ser considerada para investir nos negócios. Contudo, o período econômico que ainda segue em recuperação lenta se torna um grande entrave. Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito […]

neoempreendedorismo
News

Neoempreendedorismo: como melhorar a experiência de compra do seu cliente?

29.julho

Já ouviu falar em neoempreendedorismo? É dentro deste conceito que parte um dos principais mecanismos para garantir uma experiência incrível de compra e a consequente fidelização do cliente à loja. Nos tempos atuais, os lojistas precisam se reinventar e inovar o tempo todo para acompanhar o ritmo dos consumidores, que digerem quase que em tempo […]

negócio
varejo

Planejamento do meu negócio: como crescer na correria do dia-a-dia?

23.julho

Como, em meio a tanto trabalho, posso criar um ritmo sustentável de crescimento para minha loja? Essa é uma dúvida muito comum entre empresários. Alguns buscam ajuda de consultores para encontrar respostas, o que também é muito efetivo, mas muitos podem encontrar várias respostas dentro da própria empresa. A resposta mais comum chama-se Planejamento Estratégico. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *