As vendas de material de construção no mês de junho apresentaram desempenho estável em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda segundo as estimativas da Pesquisa Tracking Mensal da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), houve crescimento de 2% no acumulado do ano e de 3% nos últimos 12 meses.

E no cenário geral?

Na comparação com o mês passado o setor teve queda de 6% no mês, impactada pela diminuição da confiança do consumidor. O Índice Nacional da Expectativa do Consumidor (Inec), medido pela Confederação Nacional da Indústria, registrou segunda queda consecutiva, apontando uma piora na percepção dos brasileiros sobre o emprego e o aumento do endividamento das famílias.

“Toda vez que a confiança do consumidor é abalada, mesmo que minimamente, ele deixa de investir em reformas e construção. Nosso setor depende de planejamento, o nosso cliente não faz compras por impulso. Ele precisa se sentir confiante de que vai conseguir não só começar, mas terminar a obra”, comentou o presidente da Anamaco, Cláudio Conz.

Por região, como ficou?

A região que mais sofreu a retração foi o Centro-Oeste, com 17% de queda. A pesquisa ainda mostrou decréscimo expressivo nas vendas da região Nordeste (15%), no Norte e Sudeste, com 7% ambas. O Sul do País foi o único com patamar positivo e registrou aumento de 10% entre maio e junho.

As categorias que se destacaram no período foram telhas de fibrocimento e tintas, que cresceram 2%. Em compensação, as vendas de revestimentos cerâmicos caíram em 3%.

O otimismo em relação ao Governo Federal nos próximos 12 meses retraiu 8% no período. O levantamento também mostrou que 47% dos entrevistados pretendem realizar investimentos em 2019. Já cerca de 16% dos entrevistados declararam que têm a intenção de contratar novos funcionários em julho.

 

Sugestão de leitura:

Autosserviço em lojas de materiais de construção já é realidade no mercado

Marketing digital: Tendências para acertar nas campanhas

Conteúdo Relacionado

Closeup of calendar page
Varejo Alimentar

Baixe de graça o calendário sazonal e se prepare para as datas mais importantes do ano

19.fevereiro

Estimular as vendas em plena pandemia com impactos claros à economia não parece ser uma tarefa fácil para o varejo. Mas algumas alternativas podem ser aproveitadas para reverter isso. Uma delas é, sem dúvidas, recorrer ao calendário sazonal. A sazonalidade é a oportunidade ideal para incrementar o mix, fazer ações promocionais temáticas e ajudar a […]

Two salesmen are discussing equipment selection near woodworking machine in power tools store.
Material de Construção

Mercado de construção: tendências e perspectivas para 2021

12.fevereiro

Ao que tudo indica, ou melhor, ao que os indicadores mostram, o setor da construção civil não se abalou tanto com a crise gerada pela pandemia do coronavírus. Bom para o varejo de material de construção, que também é visto com boas perspectivas para 2021. A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) […]

materiais-de-construcao-no-supermercado
Material de Construção

Já pensou em um cantinho de materiais de construção no supermercado?

29.janeiro

O movimento faça você mesmo é estimulado no mundo inteiro e atrai uma multidão de consumidores. É aquela satisfação pessoal de montar a própria decoração em casa, conseguir fazer pequenos reparos e reformas sem precisar gastar muito. Um cantinho exclusivo de produtos de materiais de construção no supermercado é ideal para atender as necessidades desse […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *