A venda de eletroeletrônicos no Brasil teve um acréscimo de 13% no primeiro semestre. Os dados são de acordo com a Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros).

Foram comercializados no período aproximadamente 44 milhões de produtos eletroeletrônicos de janeiro a junho deste ano. No mesmo período de 2022, o setor vendeu pouco mais de 39 milhões de produtos.

A alta interrompeu um dos ciclos econômicos mais negativos do setor, que há 18 meses vinha registrando quedas consecutivas. Para o presidente executivo da Eletros, Jorge Nascimento, a expectativa é de um fechamento de ano promissor ao setor.

“Se o segundo semestre se mantiver dentro da média histórica de desempenho do segmento, podemos prever um crescimento anual entre 4% e 6% em relação a 2022”, disse o presidente da entidade.

Mais vendidos

O produto que mais se destacou nas vendas do primeiro semestre foi a fritadeira a ar (air fryer). O item deteve a comercialização de 85% a mais do que foi registrado em igual período do ano passado.

Em seguida, representam o crescimento potencial do setor as televisões, que tiveram alta de 19% ante o período anterior. Os aparelhos de ar condicionado cresceram 16%.

A linha branca, por sua vez, – geladeiras, fogões e máquinas de lavar roupas – teve um crescimento de 4% nas vendas semestrais.

O principal entrave na venda da categoria pode ser justificado pela alta dos juros. A taxa básica Selic continua estabilizada em 13,75% ao ano e impacta diretamente na venda desses produtos de maior porte, que costumam ser vendidos de forma parcelada e com incidência dos juros.

“Com maior estabilidade na inflação, nos custos das matérias-primas e do frete, reduzir os juros passa a ser uma prioridade para todo o setor produtivo. As dificuldades no acesso e o custo do crédito prejudicam a indústria e o varejo”, informou Nascimento à Agência Brasil.

Leia também:

Setor cervejeiro cresce quase 12%, aponta Anuário da Cerveja
Reforma Tributária e os impactos para os pequenos negócios

Conteúdo Relacionado

lixo eletronico capa
News

Já pensou em ser um ponto de coleta de lixo eletrônico?

11.agosto

Segundo os últimos dados publicados pela Organização das Nações Unidas (ONU), no relatório The Global E-waste Monitor 2020, o Brasil produziu mais de 2 milhões de toneladas de lixo eletrônico em 2019. O país está atrás da China (10,1 mi de toneladas), Estados Unidos (6,9 mi), Índia (3,2 mi) e Japão (2,5 mi). É muito […]

autocuidado masculino
News

Autocuidado masculino deixou de ser tabu e segue como tendência

21.setembro

O autocuidado masculino virou rotina de grande parte dos homens brasileiros, que demonstram estarem cada vez mais suscetíveis a testar novos cuidados com a saúde, a beleza e a higiene. O varejo precisa estar alinhado com as demandas desse público para poder explorar da melhor forma as tendências do mercado em autocuidado masculino. Um dos […]

economia-criativa
News

O que é economia criativa e porque tem se falado tanto sobre ela

19.setembro

Economia criativa tem sido um conceito bastante difundido pelas empresas. Ela foi criada para definir modelos de gestão que se desenvolvem a partir da criatividade ou intelectualidade. O objetivo dessas atividades visa a geração de empregos e renda. A diferença entre a economia criativa e da tradicional é que, enquanto essa última tem o propósito […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *