Falta pouco mais de um mês para a edição da Black Friday 2022. Neste ano, a data coincide que a Copa do Mundo e um período de retomada mais forte da economia. Segundo a Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (ABComm), a sazão deve movimentar R$ 6,05 milhões apenas no e-commerce nacional.

A estimativa da entidade supera em 3,5% em relação ao desempenho da Black em 2021. Além disso, projeta-se que o número de pedidos chegue a 8,3 milhões.

Telefonia, eletrônicos, informática, eletrodomésticos e eletroportáteis, moda, beleza e saúde lideram a preferência do consumidor. A pesquisa da ABComm indica que a oferta de frete grátis pode influenciar em até 90% a decisão de compra dos consumidores.

Mais pessoas comprando

Já uma pesquisa da Globo/Behup mostra que um número maior de pessoas planeja participar da Black Friday 2022.  Divulgado em julho, o levantamento apurou que metade dos consumidores brasileiros estão decididos a participar da edição deste ano.

O desempenho é 3% superior ao de 2021. Na classe A, o percentual de interesse está em 65%.

Copa do Mundo

Um importante evento que pode impactar significativamente os resultados da Black Friday 2022 é a realização da Copa do Mundo. Quando a Black chegar, em 25 de novembro, os olhares do mundo todo já estarão voltados para o Catar, país sede da competição que vai de 20 de novembro a 18 de dezembro.

Durante a XP Fashion Conference, que reuniu empresas como Marisa, Alpargatas e Lojas Renner no início de outubro, a XP Investimentos alertou para o risco que a Copa pode representar para o sucesso da Black. Parte do mercado teme que o evento tire a atenção do varejo no período.

Contudo, algumas pesquisas dão indícios de que o cenário será totalmente o oposto. Por meio da pesquisa “Black Friday & Impacto Copa”, o Google mostra que não há indícios de que a Copa vá tirar o foco da Black Friday 2022. O relatório reforça, inclusive, que a competição mobiliza o consumidor apenas por determinados períodos e pode até estimulá-lo aproveitar o saldão.

Conforme a pesquisa UOL/Mindminers, 62% dos entrevistados acreditam que vão comprar mais justamente por causa do mundial. No entanto, o comportamento esperado é que os clientes fiquem mais tempo em smartphones, o que deve valorizar as compras online, mas sem esquecer o ambiente físico.

Garantindo boas vendas

Apesar de haver boas perspectivas para uma Black em meio à Copa do Mundo, os varejistas participantes da XP Fashion Conference definiram quatro estratégias para garantir as vendas da Black Friday 2022:

  • antecipação da Black Friday;
  • uso de cashback para estimular novas compras;
  • pagamentos pelo telefone diretamente com vendedores em loja e um reforço de estoques para a demanda do Natal;
  • uma sólida estratégia multicanal, trabalhando a conveniência.

No blog Fala Mart, também há conteúdo exclusivo sobre planejamento para a Black Friday.

Gostou do conteúdo? Assine também a nossa newsletter para receber conteúdos como este gratuitamente e em primeira mão!

Leia também:

Varejo inicia temporada de contratações para o fim de ano
Tendências para 2023 apontam para fortalecimento da omnicalidade no varejo

Conteúdo Relacionado

black-friday-2022
News

Black Friday 2022: Pesquisas confirmam tendência de alta nas vendas

13.setembro

Considerada uma das melhores datas para o varejo nacional, a Black Friday 2022 deve reforçar o caixa no segundo semestre. De acordo com pesquisas realizadas por UOL, Globo e Google, há forte tendência de alta nas vendas para a data, mesmo com as dificuldades econômicas enfrentadas pelos consumidores. A Black Friday é realizada sempre na […]

Christmas gift box and supermarket cart
News

Índice aponta crescimento de 8,8% nas vendas de Natal em lojas físicas

07.janeiro

Mesmo com as dificuldades enfrentadas pelo varejo em 2021, o Natal trouxe incremento nas vendas. De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), as lojas físicas tiveram um crescimento de 8,8%. O ICVA concluiu o relatório com base em dados de 1,3 milhão de varejistas credenciados pela Cielo no país. Esse público está […]

ecommerce-varejo-2021
News

Online: varejo em alerta para o e-commerce em 2021

11.janeiro

Foi no momento de extrema necessidade que muitos consumidores passaram a entender que comprar pela internet não é nenhum bicho de sete cabeças. Seja no marketplace, site ou pelas redes sociais da loja, o shopper percebeu a facilidade de recorrer às compras online. E demandou do varejo ficar em alerta para 2021 e priorizar algumas […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *