O ano está só começando e com ele iniciam os indicadores que devem dar uma ideia de como será o ano para os variados segmentos do varejo. No mercado de Tecnologia da Informação e Telecomunicações (TIC), por exemplo, deverá haver crescimento de 4,9% nas vendas deste ano. A previsão é da consultoria IDC Brasil que destacou a alta de dispositivos inteligentes.

De acordo com o gerente de consultoria e pesquisa em Consumer Devices da IDC Brasil, Reinaldo Sakis, o mercado de caixas de som inteligentes (smart speakers) apresenta novos dispositivos e versões atualizadas como a capacidade de entender comandos no idioma em português do Brasil. Embaladas por esses dispositivos, a estimativa das vendas é de crescimento de aproximadamente 50% em unidades, além de 40% em valor.

Leia também:

Cadastro Positivo: confira entrevista com a Quod

Tecnologias de mãos dadas com as vendas

Os dispositivos wearables – acessórios eletrônicos que podem ser compostos como parte do vestuário do consumidor – devem impulsionar aumento de 62% nas unidades vendidas, com 498 milhões peças, e 71% em valor monetário. O varejista pode impulsionar ainda mais as vendas do segmento oferecendo mais ofertas desses produtos especialmente ao usuário de médio poder aquisitivo.

“A expectativa também é de entrada desses produtos no segmento corporativo, algo que até então não vimos no Brasil. Alguns exemplos são wearables sendo usados na indústria ou na área da saúde”, comentou Sakis.

O gerente ainda pontuou sobre os dispositivos domésticos conectáveis, os smart home, que também tendem a crescer com ofertas de segurança e vigilância para a casa. Essas unidades podem apresentar alta de 55% no número de itens vendidos e a 40% em valor diante da redução de alguns preços e maior competição.

Investimentos de empresas vão estimular mercado

O mercado brasileiro de TI deve se manter com a alta já estimada pela IDC de 5,8% por conta do crescimento do mercado de nuvem e da aceleração no mercado de software. O mercado de telecomunicações terá crescimento discreto de 0,7%, impulsionado pelos serviços de dados, e no mercado corporativo a TI crescerá 7,6% em 2020.

O mercado deverá ser estimulado também pelos investimentos no setor corporativo, com tendência para aquisição de mais de R$ 2 bilhões em dispositivos.

“Atualmente, as pequenas e médias empresas são o motor de crescimento deste tipo de oferta. Quando o mercado entra em um nível de maturidade e apresenta baixos índices de crescimento, todos procuram alternativas e essa parece ser uma boa oportunidade. O cliente fica com a melhor máquina disponível no mercado e paga uma mensalidade para uso, manutenção e atualização”, afirmou Sakis.

Conteúdo Relacionado

mercado-de-tecnologia-2021
Eletro

Mercado de tecnologia deve crescer este ano; 5G está entre as principais tendências

10.fevereiro

As previsões são boas para o mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Isso graças à popularização da tecnologia 5G e a alta procura por produtos inteligentes. De acordo com estimativas da IDC Brasil, o setor deve crescer 7% neste ano. Se considerado apenas o mercado de TI, o avanço será de 11%. Com […]

eletronicos-pandemia
Eletro

Eletrônicos: de olho nos itens mais procurados na pandemia

20.janeiro

O isolamento social causado pela pandemia da Covid-19 mudou o dia a dia de muitas famílias. E, consequentemente, as atividades que aconteciam fora de casa, como trabalho, exercícios físicos e alimentação passaram a ser realizadas em casa. Com essa alteração no comportamento do consumidor, o chamado de “novo normal”, houve um aumento no consumo de […]

vendas online
Varejo Alimentar

Vendas online devem crescer o superior a 25% em 2021; oportunidade para o seu negócio

29.dezembro

Se houve um segmento que se beneficiou bastante em tempos críticos foi o varejo online, as vendas online. A pandemia acabou impulsionando hábitos de consumo que já eram uma tendência para o setor. Mas que se consolidou também entre públicos que antes não tinham tanta aptidão para fazer as compras virtualmente. Neste cenário, a expectativa […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *