O Dia dos Namorados 2023 é uma data muito especial para o comércio brasileiro. Só o e-commerce faturou mais de R$ 6,5 bilhões no ano passado. Ou seja, é uma data impossível de ignorar. 

A data neste ano cairá numa segunda-feira. O ideal é que o varejista comece a planejar a campanha de Dia dos Namorados 2023 com antecedência para focar nas vendas no dia 9 e 10 de junho. 

O varejo precisa considerar que muitos casais devem antecipar as comemorações por ser mais fácil e menos corrido durante o fim de semana. Por isso, muitos presentes serão comprados nesses dias. 

Mais vendidos do Dia dos Namorados

A expectativa dos apaixonados em ganhar algum mimo na data dedicada a eles é enorme. O varejo pode dar um empurrãozinho na escolha dos presentes. Alguns segmentos merecem maior destaque no Dia dos Namorados 2023.  

De acordo com um levantamento feito pela Fecomércio-MG, entre as categorias que mais vendem para o Dia dos Namorados se destacam: livros e papelaria, artigos de uso pessoal, supermercados, móveis e eletroeletrônicos.  

Em outra pesquisa, agora da All in, as categorias mais vendidas por região geográfica foram: 

  1. Farmácia (sudeste) 
  2. Eletrodomésticos e eletroportáteis (centro-oeste) 
  3. Beleza (norte e nordeste) 
  4. Casa e construção (sul) 

Interessante como os perfis de consumam mudam a partir de cada região, não é mesmo? Mas isso nos mostra que há oportunidade de venda para todos os segmentos de varejo, basta o lojista se planejar e aproveitar. 

Produtos para vender no Dia dos Namorados

Os supermercados que pretendem faturar com a data podem explorar o mix de alimentos e bebidas para atender bares e restaurantes e os casais que vão preparar algo em casa. Mas também devem oportunizar itens presenteáveis.  

Alguns exemplos de presentes para se vender no supermercado são vinhos, cervejas especiais, queijos, castanhas, caixas de bombons, chocolates, doces em geral e produtos gourmet.  

Já as farmácias podem incrementar o mix de perfumaria, cosméticos e produtos de cuidados diários com a pele, além de preservativos.

No canal eletro, as sugestões são: smartphones, tablets, fones de ouvido, barbeadores e depiladores elétricos, secador e chapinha. 

As lojas que vendem material de construção estão no auge das vendas sazonais para o Dia dos Namorados. Dá para apostar num mix com parafusadeira, furadeira e kits de ferramentas.  

Leia também:

ChatGPT? O que é isso e como o varejo pode aproveitar dessa tecnologia
Pronampe: Lojistas têm 6 anos para quitar empréstimo

Conteúdo Relacionado

dia-dos-namorados-2022
News

Dia dos Namorados 2022: consumidores pretendem antecipar a compra de presentes

12.maio

A um mês do Dia dos Namorados, o varejo nacional está no período inicial para a conquista de clientes. De acordo com pesquisa da plataforma MindMiners, encomendada pelo Grupo Globo, 59% dos consumidores pretendem antecipar a compra de presentes para o Dia dos Namorados 2022. Isso deve acontecer entre 15 e 30 dias antes de […]

dia-dos-namorados-2021
News

Como vender mais no Dia dos Namorados durante a pandemia

01.junho

O Dia dos Namorados, 12 de junho, está próximo e com ele talvez venha a incerteza de vendas com o cenário da pandemia. Porém, diferentemente do ano passado, as expectativas devem ser boas para o varejo na data de 2021 ainda que as comemorações estejam concentradas em casa. De acordo com a Fecomércio no Distrito […]

festa junina 2023
News

Festa junina 2023: vai começar o arraial de vendas!

30.maio

Uma dos períodos mais deliciosos do ano está ON! É época da festa junina 2023 e o momento para colocar em prática as ações de vendas para o período de comidas e bebidas típicas da cultura caipira.  A novidade deste ano é que, por lei, a celebração das festas juninas passou a ser reconhecida como […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *