Com mais de 200 milhões de cabeças, o rebanho bovino brasileiro é o maior do mundo. Além disso, o setor movimenta uma imensa cadeia produtiva para se manter. Logo, boas oportunidades de negócios não faltam ao varejo agroveterinário. E mais: o resultado pode ser ampliado com a chegada do Dia do Boi, celebrado em 24 de abril.

As datas sazonais são consideradas uma excelente estratégia para aumentar as vendas e fortalecer o relacionamento com o cliente. Além de movimentar o PDV, seja físico ou online, esses períodos aproximam loja e cliente por meio de campanhas direcionadas.

No caso do Dia da Boi, o diferencial está na conexão com um nicho específico. Esse aspecto reduz a concorrência com outros segmentos, como ocorre com Natal e Dia das Mães, por exemplo.

Dia do Boi: uma sazão diferente

Quem acompanha o Calendário Varejo 2022 voltado para o setor agroveterinário já está por dentro do Dia do Boi. No material, disponibilizado gratuitamente pela Universidade Martins do Varejo (UMV) e Martins.com.br, o lojista encontra suporte para organizar sazões, incluindo mix de produtos setoriais.

O carro-chefe do Dia do Boi está na nos preparativos para a campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa. Neste ano, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) inverteu o cronograma em 11 estados. Entre eles estão Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Goiás.

Conforme o cronograma, esses estados vão focar a primeira etapa em búfalos e bovinos com até 24 meses de vida. A campanha começa em maio. Nos demais estados, permanece a orientação para vacinar animais de todas as idades na primeira etapa.

No Amazonas e Pará, essa fase da campanha começou em março e segue até maio. Em Roraima, o calendário teve início em abril.

Além disso, há outras vacinas importantes para o segmento e é preciso atenção com o calendário de cada estado. A vacinação contra a brucelose, por exemplo, começou em fevereiro em Minas Gerais e segue até 30 de junho. No Acre, a imunização foi iniciada em 1º de abril.

A imunização contra a raiva e o carbúnculo são outros principais enfoques quando se trata de evitar doenças. No Dia do Boi ou na semana comemorativa dessa data, pode-se ajudar o cliente com informações sobre prevenção e saúde animal.

Outros temas

Insumos para cultivo e manutenção de pastagens, higienização e nutrição são outros pontos de interesse do cliente do setor agroveterinário. Ainda é possível incluir nessa lista os próprios equipamentos de proteção individual do produtor para a lida com o boi.

Tudo isso acompanhado da equipe sempre preparada para auxiliar e orientar o cliente. Algumas questões podem parecer óbvias, mas nem sempre o produtor domina todos os aspectos produtivos ou está atualizado sobre as técnicas de manejo.

É nessa hora que o PDV mostra seu diferencial, conquistando e retendo o consumidor. Entre os insumos para o cultivo e manutenção de pastagens estão as sementes e os fertilizantes. Há ainda produtos para manutenção de currais, limpeza de materiais e do próprio gado. Isso sem falar nos preparativos para cuidar dos animais na temporada mais fria e seca.

Estratégias Dia do Boi

A campanha de marketing em torno do Dia do Boi pode contar com um layout personalizado na loja e promoções especiais. É possível criar ilhas com produtos estratégicos para o período, além de lançar mão de totens e gôndolas, entre outros recursos sensoriais.

Nas redes sociais da loja, vale também reforçar essa comunicação, divulgando não apenas as ofertas, mas também compartilhando dicas e experiências. Se o lojista costuma manter contato com os clientes por outros canais, como e-mail ou aplicativos de bate-papo, pequenos informativos ou lembretes podem ser enviados.

No FalaMart, há um conteúdo específico sobre planejamento de campanhas para períodos sazonais. Nele, é apresentado um passo a passo para que a loja se organize melhor.

Citamos aqui três dicas principais a serem seguidas: envolva a equipe, mapeie os recursos necessários e disponíveis e busque parcerias.

Gostou desse conteúdo? Se inscreva na nossa newsletter e receba conteúdos como este gratuitamente e em primeira mão!

Leia também:

Datas comemorativas ajudam a alavancar vendas no varejo
Práticas ESG podem garantir o futuro das empresas

 

Conteúdo Relacionado

datas-comemorativas
Varejo Alimentar

Datas comemorativas ajudam a alavancar vendas no varejo

11.abril

Estar por dentro das datas comemorativas é uma importante estratégia para alavancar as vendas. Por meio delas, varejistas encontram uma referência de planejamento para desenvolver campanhas. Nesse desafio, a Universidade Martins do Varejo (UMV) e o Martins.com.br disponibilizam o Calendário do Varejo 2022 para cinco segmentos. De acordo com o especialista em gestão de varejo […]

programa-de-desenvolvimento-smart
Varejo Alimentar

Programa de Desenvolvimento Smart: UMV promove capacitação para filiados da Rede

06.abril

Atenta à necessidade de aprimoramento constante dos filiados, a Rede Smart promove há anos capacitação para os seus clientes. Estamos falando do Programa de Desenvolvimento Smart (PDS), que é gratuito e com a pandemia mudou o formato de presencial para online. O Programa de Desenvolvimento Smart atende filiados dos ramos de varejo alimentar, construção e […]

smart-campo-e-construcao
Material de Construção

Smart Campo & Construção é a nova aposta setorial do Sistema Martins

22.março

O Sistema Martins está investindo pesado para oferecer suporte técnico e logístico nos segmentos de materiais para construção e agroveterinário. Com as boas perspectivas de expansão desses mercados, a gigante do varejo criou a marca Smart Campo & Construção. Pelo menos 20 lojas, em dez estados, aderiram ao modelo até março, das quais 15 estão […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *