
Para muita gente o Dia das Mães é considerada a data celebrativa mais importante. De acordo com a pesquisa feita pela Globo, 73% dos consumidores veem a data como a mais especial do ano, até mesmo mais do que o Natal.
Em termos de volume de vendas, já sabemos que para o comércio o Dia das Mães é segunda principal data do ano, mas a pesquisa destaca o potencial no período para os lares brasileiros e a tendência para o mercado neste ano.
Em 2023, 81% das pessoas pretendem comemorar a data neste ano, ante 76% que celebraram no ano passado. A pesquisa do Dia das Mães releva ainda que cerca de 30% vão aproveitar para fazer uma comemoração intimista em casa.
Por isso, alguns itens deverão receber a atenção especial dos lojistas do varejo alimentar. Segundo os respondentes, os ingredientes que eles mais pretendem comprar para preparar as refeições para o dia 14 de maio, segundo domingo do mês, são:
- Massas (51%)
- Carnes congeladas (49%)
- Sorvetes (42%)
- Chocolates (40%)
- Aves congeladas (33%)
- Queijos (27%)
- Frutos do mar (25%)
- Bolachas (13%)
O principal canal de vendas para as compras de Dia das Mães continua sendo o PDV. 59% dos consumidores pretendem compras os ingredientes em supermercados (59%) e 37% dos atacaremos. Apenas 20% recorrerão às lojas online e outros 14% aos aplicativos de entrega.
Principais intenções de compras X Dia das Mães
Uma curiosidade demonstrada no relatório é que a intenção de presentes para ganhar na data muda de acordo com a faixa etária dos filhos.
As mamães de crianças de até 12 anos querem ganhar roupas, enquanto as mães de adolescentes de 13 até jovens de 19 anos, preferem perfumes ou celular. As mães dos adultos têm como principal preferência ganhar viagens no dia delas.
Importante ressaltar que, de uma forma em geral, aumentou bastante o percentual de consumidores que pretendem presentear a mãe com eletroportáteis e eletrônicos. Os itens da categoria com maior intenção de compras são:
- Air fryer
- SmarTV
- Máquina de lavar roupa
- Computador ou notebook
- Liquidificador
- Geladeira
- Micro-ondas
- Fogão
- Smartwatch
- Carregador portátil
Os filhos, em sua maioria (37%), vão comprar o presente com antecedência. Outros 20% pretendem comprar na semana do Dia das Mães. Daí a necessidade de antecipar as campanhas para atender esse público que não gosta de deixar nada para a última hora.
Atributos para conversão das vendas
A pesquisa ainda destacou quais são os principais atributos na hora de o cliente escolher a loja para comprar o presente de Dia das Mães. O preço (32%) sai em disparada como fator decisivo de compra. Mas também se destacam variedade dos itens (23%), confiança na loja (23%), facilidade na hora de comprar (22%) e qualidade dos produtos (18%).
Aparecem também entre os principais atributos as formas de pagamento, atendimento da loja e prazo de entrega.
Homenagear àquelas que nos deram à vida ou nos criaram para enfrentá-la é sem dúvida um momento muito especial. O Dia das Mães é um dia para agradecer, para confraternizar e resgatar memórias afetivas.
Os insights trazidos pela pesquisa são um bom direcionamento para o comércio promover esse momento entre mães e filhos, os ajudando a se decidirem como vão celebrar essa data mais do que especial.
Leia também:
Experiência ruim faz 65% dos consumidores desistirem das compras
Pesquisa mostra que 8 em cada 10 empresas usam WhatsApp para vendas
Conteúdo Relacionado

Dia das Mães 2023 marca a recuperação do varejo
23.maio
As expectativas do varejo para o Dia das Mães 2023 se superaram e atingiram bons índices para o segundo período comercial mais vantajoso em volume de vendas. A intenção de compra já havia atingido o maior nível desde 2014 e se concretizou. O índice FGV IBRE, da Fundação Getúlio Vargas, foi divulgado no fim de […]

Dia das Mães 2023: data é a preferida do consumidor no 1º semestre de 2023
11.abril
Falta pouco mais de um mês para o Dia das Mães 2023 e a expectativa para o varejo nacional já está alta. Conforme levantamento da fintech Trigg, a data concentra o maior pico de consumo para o brasileiro no 1º semestre de 2023. Das 4 mil pessoas entrevistadas entre 7 e 14 de fevereiro, a […]

Dia das Mães 2022: lojas físicas lideram preferência de compra
18.abril
O percentual de pessoas que pretendem celebrar o Dia das Mães 2022 cresceu em relação a 2021. Conforme relatório da consultoria Behup, 71% dos consumidores afirmaram que vão comemorar a data, que será em 8 de maio. No ano passado, o interesse se concentrou em 65% das respostas. As lojas físicas lideram a preferência de […]