Existe sensação melhor que a de esperar pelas vendas de uma data importante com sua loja totalmente preparada? O mês de outubro já bate à porta e com ele chega o Dia das Crianças, uma das datas sazonais mais expressivas para as vendas durante o segundo semestre. Mas se você ainda não está em dia, sem desespero! Trouxemos algumas dicas para te ajudar.

Que tal conhecer um pouco do público primeiro?

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae mostrou que não são apenas os pais que compram presentes para agradar as crianças na data. Além dos filhos (52%), 47% dos entrevistados informaram que compram para sobrinhos e 27% para outras crianças.

A época também motiva inúmeras ações solidárias e doação de brinquedos e alimentos para crianças em situação de vulnerabilidade social. Diversas ONGs e entidades promovem campanhas em regiões periféricas do Brasil o que acaba estimulando ainda mais a aquisição dos itens sazonais.

O mesmo levantamento do Sebrae detectou as principais influências na hora de escolher e comprar o presente para a criança. Em primeiro lugar prevaleceu o pedido do presenteado (27%), em seguida o bom atendimento da loja (16%), ineditismo do produto no mercado (4%) e a propaganda (4%).

 

 

1 – SAIBA SE PLANEJAR

O Portal Vitrine do Varejo separou algumas dicas para organizar a loja com antecedência e se preparar para alavancar as vendas no período, que é o terceiro maior em volume de vendas no setor varejista brasileiro. Confira:

O Dia das Crianças é celebrado em 12 de outubro e, neste ano, o feriado também do Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, cairá no segundo sábado do mês. O ideal é que as compras tenham sido feitas no fim de agosto, dia 30, por exemplo, mas se ainda não fez, ainda dá tempo!

Lembre-se de checar os estoques e comparar com o ano anterior quais produtos tiveram maior procura e se, na ocasião, a loja registrou falta de algum item. Perder vendas está fora de cogitação.

 

2 – MIX DIFERENCIADO

Entre os principais produtos sazonais para o período estão brinquedos e doces em geral como bombons, bolachas e até aqueles ingredientes para os pais agradarem o paladar da criançada: mistura para bolos, achocolatados, cereais, gelatina, batata palha, leite condensado e etc.

O mix também pode ser incrementado com diversos produtos de alimentação infantil como papinha, salgadinhos, ketchup, mostarda, queijos, salsicha, refrigerantes, refrescos, entre outros.

 

3 – DECORAÇÃO TEMÁTICA

A decoração temática é importante para atrair a clientela infantil e, consequentemente, despertar o desejo de compra nos pais. A montagem da decoração pode começar no dia 28 de setembro e o desmonte na mesma semana após
data, no dia 19 de outubro.

Tente optar por uma decoração colorida ou com personagens conhecidos do público infantil e que vai chamar a atenção para o período. A decoração também deve ser pensada com a disposição de alguns produtos sazonais em evidência. Coloque-os nas vitrines e também em ilhas pelos corredores da loja.

 

4 – COMO NÃO PERDER NENHUMA DATA IMPORTANTE?

 

Às vezes a correria do dia-a-dia nos faz esquecer datas estratégicas do varejo, como a compra para datas sazonais, decoração de loja e até mesmo alguns itens que não podem faltar na loja. Para isso a UMV oferece, pelo Flix do Varejo, o calendário promocional anual! Quer ter acesso a todo o calendário promocional anual e saber como se preparar e ainda alavancar as vendas? A Universidade Martins do Varejo (UMV) o disponibiliza no Flix do Varejo, além de capacitação de lojistas e toda a cadeia varejista. Clique no link e saiba mais.

Conteúdo Relacionado

Cropped Image Of Woman Pushing Shopping Cart In Store
Varejo Alimentar

Varejos de bairro crescem durante a pandemia

07.julho

As atenções mundiais se voltam para o País com o alerta para os impactos da pandemia causada pela Covid-19. Do outro lado o varejo, um dos setores econômicos mais afetados pela crise, vem se transformando diariamente, incluindo os varejos de bairro, para atender aos novos perfis de consumo. Muitos brasileiros passaram a se conscientizar mais […]

compras online
Varejo Alimentar

Loja virtual: Brasil abre mais de uma por minuto

04.julho

Desde o início do isolamento social, o Brasil abriu mais de uma loja virtual por minuto. Segundo levantamento feito pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), entre 23 de março e 31 de maio, foram 107 mil novos estabelecimentos criados na internet para a venda dos mais diferentes produtos, como alimentos, bebidas, roupas, calçados e […]

Delivery Man Giving Grocery Box To Woman
Varejo Alimentar

Compra online de alimentos desponta no Brasil

12.maio

Já é possível perceber o que a pandemia do novo coronavírus vem trazendo de reflexos para o comércio físico, positivo e negativo. Também há novos horizontes quando falamos em compra online no varejo. As vendas na internet têm aumentado diariamente em razão das medidas de distanciamento social e atendendo à nova necessidade dos consumidores, que […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *