O que antes era visto como tendência, agora é realidade necessária. O serviço de delivery no varejo passou a ser essencial na rotina do comércio e não apenas de alimentos, mas em todos os segmentos.

A pandemia transformou o consumo mundial. Muita gente só teve as entregas em domicílio para recorrer durante os períodos de restrição de funcionamento das atividades econômicas e quarentena. De acordo com o site Statista, o Brasil foi um dos grandes destaques no segmento.

Considerando os países da América Latina, o território brasileiro representou quase metade do mercado em 2020, com 48,77% do faturamento com delivery. À frente de países como o México e Argentina, que apresentaram 27,07% e 11,85% do mercado, respectivamente.

Consumidor quer agilidade

Podemos esperar bons números para 2021 também, mas em contrapartida um consumidor ainda mais exigente. Segundo os dados apresentados na feira NRF 2021, ele quer entrega rápida. Não mais no dia seguinte, e sim no prazo de até duas horas após a compra.

As entregas “same day” normalmente são feitas por motocicletas ou caminhões de menor porte para transportar os produtos de estoques de pronta entrega para a loja. Importante a loja ter os próprios entregadores para fazer as entregas de forma coordenada e agendada, mas caso não seja possível, os aplicativos têm preenchido muito bem essa lacuna.

Das inúmeras vantagens

Depois que as redes sociais e até o WhatsApp se tornaram bons aliados nas vendas, impossível não contar com o serviço de entrega para garantir que todo o processo de compra seja feito com praticidade, sem o deslocamento ao ponto de venda.

Por isso, o varejista precisa considerar essas condições na hora de terceirizar o serviço ou contratar os entregadores próprios da loja. Para que tudo ocorra bem.

As vantagens com o incremento do serviço à loja são inúmeras. Podemos citar o aumento das vendas, a fidelização dos clientes e baixo custo porque não será necessário operacionalizar todo um e-commerce para concluir as vendas. Por essas e muitas outras, o delivery no varejo não é mais apenas tendência, é uma necessidade.

Delivery no supermercado e na farmácia

Mesmo na era pós-pandemia, ainda vamos ver o delivery entre os serviços mais solicitados no mercado varejista. Nos supermercados, especialmente. A comodidade de escolher os produtos de casa e esperar a entrega atrai muitos consumidores a cada dia.

Para isso, a loja vai precisar contar com um gerenciamento de estoque diferenciado. E uma boa logística, mesmo que opte pelos serviços de aplicativo. O mesmo ocorre com o delivery na farmácia, que há alguns anos já seguia como pioneira no setor.

A questão é que agora, com a alta demanda, alguns processos precisaram ser repensados. Os idosos, que representam a maior parte dos consumidores do canal, já estão digitalizados e aprenderam a pesquisar os produtos pelo smartphone e o computador.

Eles também já fazem os próprios pedidos pelos canais digitais. Ou seja, as possibilidades para vender mais oferecendo delivery são enormes! Se você não disponibiliza o serviço de entrega, pode perder a venda para o concorrente do lado.

Gostou do conteúdo? Tem muito mais na série de artigos do FalaMart para você aprender como montar delivery para o seu negócio. Não perca!

E aproveite para se inscrever na nossa newsletter e receber conteúdos como este gratuitamente e em primeira mão!

Leia também:

Banco Central anuncia novas regras do Pix
Pesquisa aponta que loja física continua na preferência do consumidor

 

Conteúdo Relacionado

Serviço de entrega
News

Competitividade: esteja pronto após a crise

06.abril

O momento é de cautela, mas também de repensar nos negócios. Ainda que estejamos diante de um futuro incerto por conta da pandemia do novo coronavírus, o varejo brasileiro já pode se preparar para uma mudança de rotinas no setor pós-crise. O que se espera do mercado é que a competitividade vai ser um ponto alto […]

consumidor dc
News

Consumidor DC, eis aqui o seu novo cliente!

27.abril

Consumidor DC, o que é isso? Estamos diante de um cenário incerto em todos os seus aspectos, especialmente os econômicos. Talvez ainda seja muito preliminar traçar o futuro daqui para frente. No entanto, algo é inegável: o mundo mudou e o comportamento do consumidor também. O comércio precisa entender que essa transformação pode impactar o mercado […]

Marketplace martins capa
News

Marketplace Martins é solução para o varejo nesta crise

27.março

Marketplace, já ouviu falar sobre isso? Calma, antes de entrarmos de fato neste tema, vamos refletir. Quem diria que um dia poderíamos comprar tudo em um único local, sem sair de casa e com poucos cliques? Quem diria que em uma espécie de shopping virtual pudéssemos ter acesso a milhares de marcas do nosso interesse […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *